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Informações da Prova Questões por Disciplina TRE - Ceará - Analista Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2012 - Prova Objetiva

Regência Nominal e Verbal

Tempo

O tempo, como o dinheiro, é um recurso escasso. Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo econômico visando o seu melhor proveito. O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relação entre custos e benefícios.

Ocorre que a aplicação do cálculo econômico às decisões sobre o uso do tempo é neutra em relação aos fins, mas exigente no tocante aos meios. Ela cobra uma atenção alerta e um exercício constante de avaliação racional do valor do tempo gasto. O problema é que isso tende a minar uma certa disposição à entrega e ao abandono, os quais são essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. A atenção consciente à passagem das horas e a preocupação com o seu uso racional estimulam a adoção de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo.

Valéry investigou a realidade dessa questão nas condições da vida moderna: “O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, está protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecânico. O nosso ócio interno, todavia, algo muito diferente do lazer cronometrado, está desaparecendo. Estamos perdendo aquela vacuidade benéfica que traz a mente de volta à sua verdadeira liberdade. As demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.”

O paradoxo é claro. Quanto mais calculamos o benefício de uma hora “gasta” desta ou daquela maneira, mais nos afastamos de tudo aquilo que gostaríamos que ela fosse: um momento de entrega, abandono e plenitude na correnteza da vida. Na amizade e no amor; no trabalho criativo e na busca do saber; no esporte e na fruição do belo − as horas mais felizes de nossas vidas são precisamente aquelas em que perdemos a noção da hora.

(Adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanhã. São Paulo, Cia. das Letras, 2005, p.206-209)

1 -

O posicionamento crítico adotado pelo autor em relação ao emprego do cálculo econômico sobre a utilização do tempo está em:

a)

O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia.

b)

Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relação entre custos e benefícios.

c)

A atenção consciente à passagem das horas e a preocupação com o seu uso racional estimulam a adoção de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo.

d)

Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo econômico visando o seu melhor proveito.

e)

O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, está protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecânico.

Língua Portuguesa
2 -

O paradoxo a que o autor se refere está corretamente resumido em:

a)

O tempo despendido na busca de conhecimento é recompensado pelo saber.

b)

Os momentos de relaxamento pleno advêm do bom planejamento do uso do tempo.

c)

A criatividade confere maior qualidade ao tempo despendido com o trabalho.

d)

O controle do uso do tempo compromete o seu aproveitamento prazeroso.

e)

As horas de maior prazer são aquelas empregadas em atividades bem planejadas.

Interpretação de Textos
3 -

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. O problema é que isso tende a minar... (2.º parágrafo) O pronome grifado se refere a decisões sobre o uso do tempo.

II. ... os quais são essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. (2.º parágrafo) O segmento grifado na frase acima se refere aos termos a entrega e o abandono.

III. Os segmentos vacuidade benéfica (3.º parágrafo) e fruição do belo (4.º parágrafo) estão corretamente traduzidos, respectivamente, por esmorecimento revigorante e deleite venturoso.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)

II.

b)

I e III.

c)

I.

d)

II e III.

e)

I e II.

Compreensão e Interpretação de Textos

tempo2

   O tempo, como o dinheiro, é um recurso escasso. Isso
poderia sugerir que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo
econômico visando o seu melhor proveito. O uso racional
do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora
do dia. Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa
delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a
melhor relação entre custos e benefícios.
        Ocorre que a aplicação do cálculo econômico às decisões
sobre o uso do tempo é neutra em relação aos fins, mas
exigente no tocante aos meios. Ela cobra uma atenção alerta e
um exercício constante de avaliação racional do valor do tempo
gasto. O problema é que isso tende a minar uma certa disposição
à entrega e ao abandono, os quais são essenciais nas atividades
que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas.
A atenção consciente à passagem das horas e a preocupação
com o seu uso racional estimulam a adoção de uma
atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo.
        Valéry investigou a realidade dessa questão nas condições
da vida moderna: “O lazer aparente ainda permanece conosco
e, de fato, está protegido e propagado por medidas legais
e pelo progresso mecânico. O nosso ócio interno, todavia, algo
muito diferente do lazer cronometrado, está desaparecendo. Estamos
perdendo aquela vacuidade benéfica que traz a mente de
volta à sua verdadeira liberdade. As demandas, a tensão, a
pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.”
        O paradoxo é claro. Quanto mais calculamos o benefício
de uma hora “gasta” desta ou daquela maneira, mais nos
afastamos de tudo aquilo que gostaríamos que ela fosse: um
momento de entrega, abandono e plenitude na correnteza da
vida. Na amizade e no amor; no trabalho criativo e na busca do
saber; no esporte e na fruição do belo − as horas mais felizes
de nossas vidas são precisamente aquelas em que perdemos a
noção da hora.
(Adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanhã. São
Paulo, Cia. das Letras, 2005, p.206-209)

4 -

O nosso ócio interno, todavia, algo muito diferente do lazer cronometrado, está desaparecendo. [...] As demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso. (3º parágrafo)

Uma redação alternativa para as frases acima, em que estas se articulam com correção e lógica, está em:

a)

Contudo, algo muito diferente do lazer cronometrado: o nosso ócio interno, está desaparecendo, pois, as demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.

b)

Entretanto, o nosso ócio interno, algo muito diferente do lazer cronometrado, está desaparecendo, na medida em que as demandas, a tensão e a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.

c)

Porém, algo muito diferente do lazer cronometrado, está desaparecendo: o nosso ócio interno; porquanto, as demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.

d)

O nosso ócio interno, algo muito diferente do lazer cronometrado, contudo, está desaparecendo, embora as demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.

e)

No entanto, está desaparecendo algo muito diferente do lazer cronometrado: o nosso ócio interno, ainda que as demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.

5 -

... aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. (1º parágrafo)

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento do verbo grifado acima está em:

a)

... aquela que lhe proporciona a melhor relação entre custos e benefícios.

b)

... a adoção de uma atitude que nos impede de...

c)

Valéry investigou a realidade dessa questão nas condições da vida moderna...

d)

Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa delibera...

e)

... que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo econômico...

Vozes do Verbo
6 -

As demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

a)

tem sido perturbado.

b)

são perturbadas.

c)

perturbam-no.

d)

perturbam-se.

e)

é perturbado.

Emprego dos tempos e modos verbais
7 -

Das decisões cotidianas relacionadas ...... distrações e dietas ...... escolhas profissionais e afetivas de longo prazo, o modo como usamos o tempo influencia todos os setores da vida e acarreta algum tipo de ônus ...... ser pago futuramente.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

a)

a - às - à

b)

à - as - à

c)

à - às - a

d)

à - as - a

e)

a - às - a

Compreensão e Interpretação de Textos

Scoop

Setembro de 2005

Woody Allen acabou de montar Scoop − O grande furo. Agora vai tentar elaborar seu próximo filme, mas não sabe onde ele será feito. Londres foi um prazer inesperado, e ele pretendia fazer o terceiro filme seguido lá, mas o sucesso crítico e financeiro de Match Point deu origem a outras possibilidades.

− Vou esperar até ver Scoop para perguntar mais, mas você gostaria de fazer alguma observação?

− Tenho um papel no filme porque é uma comédia, automaticamente mais leve. Houve um tempo em que eu, mais jovem, estava ligado em comédia e pensava: Ah, isto é engraçado.

Mas não sinto mais a mesma coisa. Foi divertido fazer Match Point e fiquei muito envolvido como espectador enquanto fazia o filme. Adorei o fato de não atuar nele, adorei o fato dele ser sério, e, quando foi lançado, me deu uma sensação boa, fiquei orgulhoso. Já por uma comédia, em especial uma comédia em que atuo, dificilmente eu me interesso.

(Adaptado de Eric Lax. Conversas com Woody Allen. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo, Cosac Naify, 2009, p.69)

8 -

... e ele pretendia fazer o terceiro filme seguido lá...

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

a)

Houve um tempo em que eu...

b)

... o sucesso crítico e financeiro de Match Point deu origem a outras possibilidades.

c)

... mas você gostaria de fazer alguma observação?

d)

... estava ligado em comédia...

e)

Mas não sinto mais a mesma coisa.

Interpretação de Textos
9 -

... em especial uma comédia em que atuo...

O segmento grifado acima preenche corretamente a lacuna da frase:

a)

A trilha sonora ...... Philip Glass compôs para o filme Sonho de Cassandra é carregada de tensão.

b)

O estúdio musical ...... as trilhas sonoras de Woody Allen são gravadas já abrigou uma galeria de arte.

c)

A crítica ...... os cineastas deparam a cada filme costuma ser inócua para suas obras.

d)

Um filme ...... Woody Allen deve se orgulhar é Match Point.

e)

Diane Keaton é uma atriz ...... Woody Allen pôde contar diversas vezes.

Lei n.º 11.416-2006 - Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União
10 -

O livre comentário sobre o filme Match Point que foi redigido com clareza, correção e lógica está em:

a)

Com o grande sucesso de crítica e público alcançados quando foi exibido em Cannes, Match Point, a despeito de outros projetos realizados pelo cineasta, à medida em que obteve considerável retorno financeiro, configura-se, assim, como um dos filmes mais sombrios feito por Woody Allen.

b)

Match Point, um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, cujo grande sucesso de crítica e público foram alcançados quando exibido em Cannes, a despeito de outros projetos realizados pelo cineasta, obteve considerável retorno financeiro.

c)

Um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, Match Point, cujo o grande sucesso de crítica e público seriam alcançados em sua exibição em Cannes, difere de outros projetos realizados pelo cineasta, conquanto obteve considerável retorno financeiro.

d)

Match Point, um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, alcançou grande sucesso de crítica e público quando foi exibido em Cannes e, ao contrário de outros projetos realizados pelo cineasta, obteve considerável retorno financeiro.

e)

A despeito de ser um dos filmes mais sombrios feitos por Woody Allen, quando foi exibido em Cannes Match Point, diferentemente de outros projetos realizados pelo cineasta, que obteve considerável retorno financeiro, alcança grande sucesso de crítica e público.

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