ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SERTÃO - PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano) - Administrador - IF-SERTÃO - PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano) - 2016

Informática
1 -

Um usuário deseja criar no Windows 10 as cinco

pastas e subpastas, conforme apresentado a seguir:

C:\Trabalho\Financeiro

C:\Trabalho\ADM

C:\Trabalho\ADM\Almoxarife

C:\Trabalho\ADM\Patrimonio

C:\Trabalho\ADM\Relatorios

Considerando-se que todas as pastas sejam

configuradas para guardar documentos e possuam

permissão de escrita e leitura para todos os usuários da

estação de trabalho, assinale a opção correta.

a)

A quinta estrutura apresentada não poderá ser criada, se as pastas forem criadas na ordem apresentada.

b)

A primeira estrutura apresentada será imune a pragas virtuais, devido ao fato de ser uma pasta raiz.

c)

É possível criar todas as pastas e subpastas apresentadas, mas não será possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem.

d)

É possível criar a estrutura apresentada, mas, caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais.

e)

Não é possível sincronizar essas pastas por meio de cloud storage, visto que armazenamentos na nuvem não suportam estrutura com subpastas.

Administração Geral
2 -

Sobre os diferentes pensadores, escolas ou teorias que influenciaram as abordagens administrativas, considere as seguintes afirmativas:
I. Taylor realizou extensos estudos de todos os componentes da produção. Utilizou a observação e medição mediante experimentos controlados. Sua teoria consistiu em aplicar o método científico à administração.
II. A Teoria Clássica da Administração, a partir dos estudos de Henry Fayol, tinha como maior preocupação a atuação do administrador e cuidou, na sua essência, de organizar as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Por ter dirigido seu foco de estudo para a função do administrador, é conhecida como a Escola de Chefes.
III. Maslow realizou experiências com os trabalhadores da fábrica de Hawthorne e utilizou seus resultados para defender a influência de fatores motivacionais sobre a produtividade no trabalho. Em seguida, propôs a divisão hierárquica em que as necessidades de níveis mais altos devem ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais baixos.
IV. A Teoria Geral de Sistemas, cujo maior expoente foi Ludwig Von Bertalanffy, ressalta a importância da organização ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes interagentes e dependentes, que fazem sentido se tratadas isoladamente.
V. A Teoria das Relações Humanas, a Teoria Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional têm ênfase nas pessoas. Enquanto a Teoria contingencial tem ênfase na estrutura Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
e) As afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
3 -

Em relação a administração estratégica, assinale a alternativa INCORRETA:

a) No processo de diagnóstico estratégico pode ser utilizada a Matriz de SWOT para obter uma análise do ambiente interno e externo da organização.
b) O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão de desempenho desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton. O BSC possui algumas dimensões ou perspectivas, a saber: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
c) A Administração estratégica não lida com as incertezas, já que por meio de seu planejamento, visa criar condições para permanecer no mercado capitalizando oportunidades de negócios.
d) O Planejamento Estratégico refere-se ao plano que a organização pretende aplicar à estratégia para se alcançar os objetivos desejados, que é elaborado a partir da formulação dos objetivos organizacionais, análise interna e externa do ambiente organizacional e da formulação de alternativas estratégicas.
e) O Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização.
4 -

Análise a seguir, o conjunto de características de uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas controla os resultados, deixando as decisões totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões assumem decisivamente, porém sujeitando-se à ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em sistemas de informação, pois são básicos para sua flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos espontâneos permite maior relacionamento entre as pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas formais (como descrições de cargos ou relações formais previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental, considera que a Administração nunca é igual em todas as organizações, e que pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas existentes.
Diante das características delineadas e considerando a classificação de Likert, a organização supracitada apresenta um sistema:

a) Autoritário Coercitivo.
b) Consultivo.
c) Autoritário Benevolente.
d) Participativo Despótico.
e) Participativo.
5 -

As teorias organizacionais têm como objetivo compreender as organizações como um fenômeno social e desenvolver modelos explicativos ou descritivos de práticas organizacionais. Sobre essas teorias, analise as afirmativas, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Movimento da Administração Científica foi a escola pioneira de pensamento administrativo que buscou sintetizar um conjunto de princípios de gestão eficiente dos processos operacionais de trabalho, tendo por base a crença de que existe uma única maneira certa de desempenhar cada tarefa.
( ) Foi a partir da abordagem comportamental que as Organizações passaram a ser vistas como um ambiente aberto. Assim, o ser humano deixou de ser percebido como um homem econômico e passou a ser visto como um homem social.
( ) O Enfoque Contingencial se baseia num conjunto de pesquisas empíricas que buscam identificar as principais contingências, isto é, as características (internas e externas) que podem influenciar a estrutura de uma organização.
A sequência está correta em

a) V, V, V.
b) F, F, V.
c) V, F, V.
d) F, F, F.
e) V,V, F.
6 -

Qual das alternativas abaixo melhor explica as diferenças entre Estratégia e Planejamento Estratégico:

a) A Estratégia tem a análise como essência, enquanto o Planejamento tem a síntese.
b) A Estratégia pode ser elaborada por qualquer colaborador, enquanto o Planejamento deve ser elaborado apenas pelos dirigentes do topo da pirâmide.
c) A fonte da Estratégia é o método, enquanto que a fonte do Planejamento é a criatividade.
d) O resultado do Planejamento é a visão, enquanto que o da Estratégia é o plano.
e) O Planejamento pode ser elaborado a qualquer momento, a estratégia, por sua vez, só pode ser elaborada em momentos definidos e formais.
7 -

O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Assinale (01) nas alternativas referentes ao Planejamento Estratégico; (02) para Planejamento Tático e (03) para Planejamento Operacional. (1,0)
( ) Definição de objetivos que especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos. ( ) Definição dos procedimentos e processos específicos.
( ) Foco na organização como um todo.
( ) Forte orientação externa.
( ) Orientação de longo prazo.
( ) Foco em unidades ou departamentos da organização.
( ) Foco em tarefas rotineiras.
( ) Orientação de médio prazo.
( ) Definição de objetivos gerais e planos genéricos.
( ) Definição das principais ações a empreender para cada unidade.
A sequência está correta em:

a) 3,3,1,1,1,2,3,2,1,2
b) 3,2,2,1,1,2,3,2,1,3
c) 1,3,2,1,1,2,3,2,3,2
d) 2,3,2,3,1,2,1,2,3,1
e) 1,2,2,1,1,2,1,2,3,3
8 -

Paulo é dirigente de uma organização e escolheu como método de departamentalização dessa empresa aquele baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função organizacional. Nesse caso Paulo aderiu ao tipo de departamentalização:

a) Por produto ou serviço.
b) Por cliente.
c) Geográfica.
d) Funcional.
e) Por processo.
9 -

Grande número de pesquisas indica que os tomadores de decisões permitem que erros e vieses sistemáticos atrapalhem seus julgamentos. O viés definido como o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ela foi um erro é:

a) Viés da Escalada do comprometimento.
b) Viés da Aversão ao risco.
c) Viés de disponibilidade.
d) Viés da Evidência confirmadora.
e) Viés da Ancoragem.
10 -

A teoria de motivação que defende que os indivíduos comparam esforços realizados e as recompensas obtidas de seu trabalho com aqueles de outros funcionários e respondem de maneira a eliminar quaisquer injustiças percebidas, é:

a) Teoria X e Teoria Y.
b) Teoria dos dois fatores.
c) Teoria da expectativa.
d) Teoria da equidade.
e) Teoria do reforço.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.