ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SERTÃO - PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano) - Arquivista - IF-SERTÃO - PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano) - 2016

Informática
1 -

Um usuário deseja criar no Windows 10 as cinco

pastas e subpastas, conforme apresentado a seguir:

C:\Trabalho\Financeiro

C:\Trabalho\ADM

C:\Trabalho\ADM\Almoxarife

C:\Trabalho\ADM\Patrimonio

C:\Trabalho\ADM\Relatorios

Considerando-se que todas as pastas sejam

configuradas para guardar documentos e possuam

permissão de escrita e leitura para todos os usuários da

estação de trabalho, assinale a opção correta.

a)

A quinta estrutura apresentada não poderá ser criada, se as pastas forem criadas na ordem apresentada.

b)

A primeira estrutura apresentada será imune a pragas virtuais, devido ao fato de ser uma pasta raiz.

c)

É possível criar todas as pastas e subpastas apresentadas, mas não será possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem.

d)

É possível criar a estrutura apresentada, mas, caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais.

e)

Não é possível sincronizar essas pastas por meio de cloud storage, visto que armazenamentos na nuvem não suportam estrutura com subpastas.

Arquivologia
2 -

Conforme a Lei nº 8.159 de 08 de Janeiro de 1991,

pode-se definir arquivos como:

a) Conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
b) Conjuntos de documentos colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.
c) Instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças tridimensionais e objetos de valor cultural.
d) Conjunto de documentos produzidos com finalidade administrativa, que não possui caráter orgânico.
e) Instituição que preserva a documentação referente a uma atividade como unidades isoladas, com diversos suportes informacionais.
3 -

A Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, conhecida popularmente como Lei de Acesso à informação, tem como diretrizes os princípios de publicidade máxima da administração pública, sendo o sigilo a exceção. Neste sentido, marque a assertiva INCORRETA.

a) Quando não for autorizado acesso integral à informação, por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.
b) O acesso a informações públicas será assegurado mediante a criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas.
c) Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
d) Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá o documento ser encaminhado para restauração, e em seguida, ser dado o acesso.
e) No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.
4 -

Analise as assertivas abaixo quanto aos instrumentos descritivos da fase permanente.
I – O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos, assim, a ISAD (G ) e a Nobrade surgem como instrumentos para padronizar a descrição.
II – Diferentemente da Nobrade, a ISAD (G ) não apresenta descrição multinível.
III – Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, a Nobrade também pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária. Estão corretas:

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
e) Somente a I
5 -

Acerca da Diplomática é correto afirmar:

a) Diplomática está ligada à questão da falsificação e das dúvidas sobre a jurisprudência de documentos na antiguidade clássica.
b) O objeto dos modernos estudos da Diplomática é a unidade arquivística elementar, analisada enquanto espécie documental, servindo-se dos seus aspectos formais.
c) O documento diplomático é aquele que é testemunho escrito de natureza jurídica, redigido sem observância as formas estabelecidas que se destinam a dar-lhe força probatória.
d) O documento diplomático é o registro, não legitimado, do fato administrativo, consequência, por sua vez, do ato administrativo, porém, analisando a estrutura formal do documento.
e) Enquanto a tipologia documental é o objeto da Diplomática, a espécie Documental, representando melhor uma extensão da Diplomática em direção à Arquivística, tem por objeto a estrutura formal do documento em direção a sua autenticidade.
6 -

O desenvolvimento de ações planejadas facilita o direcionamento de atividades e tarefas e permite delinear a gestão estratégica em unidades de informação. Acerca de Diagnostico de arquivo é INCORRETO afirmar:

a) Diagnóstico de arquivos pode ser entendida como a análise das informações básicas sobre arquivos, a fim de implantar sistemas e estabelecer programas de transferência, recolhimento, microfilmagem, conservação e demais atividades.
b) Diagnóstico de Arquivo é uma constatação dos pontos de atrito, de falhas ou lacunas existentes no complexo administrativo, enfim, das razões que impedem o funcionamento eficiente do arquivo.
c) A Literatura Arquivística não discute amplamente a ação de diagnóstico de arquivo, contudo, essa atividade é essencial para planejar as atividades do arquivo.
d) O diagnóstico na produção documental tem como objetivo conhecer a produção dos documentos visando otimizar a criação de documentos não essenciais, diminuindo assim, o volume a ser manuseado e organizado.
e) Diagnóstico de Arquivo é uma das atividades da Gestão de Documentos, fundamental ao processo de planejamento, conforme afirma a Lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991
7 -

Segundo a UNESCO, a aplicação de um programa de Gestão de Documentos públicos pode ser desenvolvida em quatro níveis. Desse modo, associe corretamente a coluna correspondente a cada nível descrito. (1) Nível mínimo
(2) Nível mínimo ampliado
(3) Nível Intermediário
(4) Nível máximo
( ) Complementa o anterior, somada à adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários e correspondências e à implantação de sistemas de arquivo.
( ) Complementa o anterior, com a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;
( ) Complementa o anterior, somada à gestão de diretrizes administrativas, de telecomunicações e o uso de recursos da automação.
( ) Estabelece que o governo deve contar com programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento à Instituição Arquivística pública, aqueles de valor permanente;

a) 1 – 2 – 3 – 4
b) 3 – 2 – 4 – 1
c) 4 – 1 – 3 – 2
d) 4 – 2 – 3 – 1
e) 2 – 3 – 4 – 1
8 -

São atividades de protocolo, EXCETO:

a)

Recebimento e Classificação

b)

Registro e Autuação

c)

Inspeção e Analise

d)

Expedição/Distribuição

e)

Controle/Movimentação

9 -

A Classificação visa facilitar a recuperação da informação ou do documento com economia de tempo e dinheiro. Acerca da temática marque a alternativa correta.

a) A classificação funcional é a representação lógica das funções, subfunções e atividades do organismo produtor. O seu principal inconveniente é não informar a totalidade das funções e atividades do organismo produtor.
b) A classificação estrutural representa, de acordo com o cronograma, os vários níveis de divisão interna do organismo produtor. É a mais apropriada para os órgãos públicos do poder executivo, por apresentar toda a estrutura do órgão e ser mais estável.
c) O Instrumento proveniente da Classificação é a Tabela de Temporalidade que visa a representação lógica da estrutura e do funcionamento da organização.
d) O processo classificatório divide-se em duas partes: intelectual e física. Sendo a primeira, a classificação propriamente dita, a ordenação e a codificação, e a segunda, representada pelo arquivamento dos documentos.
e) Segundo Schellenberg, os métodos de classificação podem ser divididos em três tipos: funcional, estrutural e por assuntos. Contundo, ele recomenda que os arquivos usem preferencialmente a classificação por assunto (integrada com outro método), para aproximar o usuário dos arquivos.
10 -

A tabela de temporalidade é fundamental para controlar o volume da massa documental nas instituições. Deste modo, marque a alternativa que NÃO representa uma das etapas necessárias na Avaliação de Documentos.

a)

Identificação dos valores dos documentos

b)

Pesquisa da temporalidade considerando a legislação específica e a necessidade administrativa.

c)

Definição dos prazos de guarda dos documentos.

d)

Destinação de cada um das series documentais.

e)

Preenchimento de Tabelas utilizadas para as Pesquisa.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.