ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFPB (Universidade Federal da Paraíba) - Psicólogo - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2016

Raciocínio Lógico
1 -

Se Edivaldo pratica algum esporte radical, então Alberto e Bruno também praticam. Por sua vez, Carlos somente pratica algum esporte radical se Bruno também praticar. Entretanto, Alberto pratica algum esporte radical se, e somente se, Débora, sua esposa, não lhe causar problemas por causa disso. Todavia, ou Débora causa a Alberto problemas por praticar algum esporte radical, ou, então, vai “fazer unha” nos respectivos horários. De toda forma, sabe-se que Edivaldo pratica, sim, algum esporte radical. Logo, considerando verdadeiras as proposições compostas supracitadas, pode-se concluir que, EXCETO:

a) Bruno pratica algum esporte radical.
b) Alberto pratica algum esporte radical.
c) Débora não causa problemas a Alberto.
d) Carlos não pratica algum esporte radical.
2 -

Três números naturais a, b e c formam, nessa ordem, uma progressão aritmética de razão r, com r ∈ R. Sabe-se que

o quádruplo de a é igual ao triplo de b. Assim, a razão entre b e c é:

a)

1/2.

b)

3/4.

c)

4/3.

d)

4/5.

3 -

Três formigas, das quais duas carregam folhas, andam formando uma fila. Sabe-se que a que carrega folha verde sempre diz a verdade; a que carrega folha amarelada às vezes diz a verdade; e a que não carrega qualquer folha sempre mente. A que está na frente diz “a formiga que carrega folha verde está no meio”. A que está no meio diz “eu carrego a folha amarelada”. A que está atrás diz “a formiga que está no meio não carrega folha alguma”. Logo, pode-se concluir que a formiga que

a) está atrás é a que sempre mente.
b) carrega a folha amarelada está no meio.
c) carrega folha verde está atrás das outras duas.
d) sempre mente está à frente daquela que carrega a folha amarelada.
4 -

Considere a sequência numérica a seguir: 3, 6, 3, 3, 2, 5/3, 11/9. . .
Sabendo-se que essa sequência obedece uma regra de formação a partir do terceiro termo, então o denominador do próximo termo da sequência é:

a) 9.
b) 11.
c) 26.
d) 27.
5 -

Em uma escola, uma comissão é formada por dois professores, dois técnicos administrativos e dois alunos. Candidataram-se quatro professores, cinco técnicos administrativos e sete alunos. Logo, o número de maneiras distintas para a eleição dos membros dessa comissão é:

a) 210.
b) 810.
c) 1.090.
d) 1.260.
6 -

É comum ouvir nos noticiários a estimativa do número de pessoas presentes em atos públicos, tais como passeatas, comícios e shows. Para tal, considera-se, em geral, que, quando lotados, dois metros quadrados são ocupados por nove pessoas. Dessa forma, a estimativa do número de pessoas presentes em um show musical ocorrido num parque de 9.500 m2 totalmente lotado é:

a) 39.250.
b) 42.750.
c) 45.500.
d) 54.750.
7 -

Um grupo de alunos é formado por 11 meninos e 14 meninas. Sabe-se que metade das meninas são loiras, ao passo que apenas três meninos são loiros. Dessa forma, ao selecionar-se ao acaso um aluno, a probabilidade de que seja um menino loiro é:

a) 0,12.
b) 0,15.
c) 0,22.
d) 0,25.
8 -

Júlia fez aniversário no dia 07/12/2015. Pablo, seu irmão, faz aniversário exatamente doze semanas e três dias após Júlia. Logo, em qual dia do mês de março de 2016 será o aniversário de Pablo?

a) 02.
b) 03.
c) 09.
d) 10
Matemática
9 -

Considere a equação a seguir:

4 + 7 + 10 + ... + x = 424

Sabendo-se que os termos do primeiro membro dessa equação formam uma progressão aritmética, então o valor de

x é:

a)

37.

b)

49.

c)

57.

d)

61.

Conhecimentos Gerais
10 -

Em maio de 2015, a Agência Brasil (EBC) divulgou um levantamento da Organização Não-Governamental (ONG) Safernet, que há alguns anos tem um serviço de denúncias online, que aponta que, em 2014, foram registrados 224 casos de sexting – um aumento de 120% em relação a 2013 – quando foram registrados 101 casos. A instituição tem realizado várias campanhas de alerta com depoimentos de jovens que foram vítimas de sexting. Os relatos, em geral, envolvem ameaças, sofrimento e o medo da reação de outras pessoas. Esta prática consiste na

a) utilização de perfis fictícios (fake) para denegrir, criticar, atacar ou acusar outra pessoa nas redes sociais.
b) quebra do sigilo de outras pessoas nas redes sociais seguida de furto e divulgação de documentos pessoais da vítima.
c) promoção da pornografia infantil com o comércio de fotos e vídeos de menores nus, em atos sexuais ou se prostituindo.
d) divulgação de mensagens, fotos ou gravações de conteúdo erótico ou sensual por meio eletrônico, principalmente, celulares.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.