ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Pernambuco) - Enfermeiro - IF-PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

Leia o TEXTO 04 para responder à questão 10.

TEXTO 04

POR QUE AS PALAVRAS MUDAM DE SENTIDO NO CORRER DO TEMPO?

No seu percurso histórico, as palavras adquirem novos sentidos e estabelecem novas

relações semânticas umas com as outras, e essas alterações decorrem de múltiplos fatores.

Vejam-se, nesse breve texto, a ampliação ou mudança de sentido da palavra ?fortuna", que

evoluiu de sentido no curso do tempo.

A palavra ?fortuna", vem do Latim fortuna, de ?fors", ?possibilidade, força". Na origem,

designava a ?sorte (boa ou má)". O dicionário de Língua Portuguesa Aurélio registra diversas

acepções de ?fortuna", como casualidade, destino, ventura. No entanto, ainda em latim, ela

perdeu a conotação negativa e se especializou apenas como ?boa sorte", por exemplo, nas

cartas de Cícero. Com o tempo, acabou ganhando mais um significado, que, hoje em dia, é o

mais conhecido: ?riqueza".

(Fonte: . Acesso em:

03/02/16. Adaptado.)

1 -

Na frase “No entanto, ainda em latim, ela perdeu a conotação negativa..." (2° parágrafo). Os

termos destacados, no contexto supracitado, têm o sentido de

a)

causa.

b)

consequência.

c)

adversidade.

d)

explicação.

e)

concessão

Enfermagem
2 -

No posto de saúde de assistência estudantil, comparece um aluno relatando que estava passando por um descampado para chegar à escola e foi vítima de acidente ofídico há, pelo menos, uma hora, e a cobra tinha desenhos semelhantes a um gancho característico e cauda lisa. A enfermeira observou que na região calcânea direita, local da picada, apareciam sinais de inflamação com eritema local. Levado imediatamente ao hospital mais próximo, realizou os exames laboratoriais e um deles mostrava que o tempo de coagulação estava aumentado. Ficando em observação no setor da emergência, apresentou hemorragia com sinais de choque, mas foi revertido pela ação da equipe; e, após 12 horas, apresentou bolhas, equimose e oligúria. Conforme descrição do caso, qual o tipo de acidente ofídico que acometeu o discente. Assinale a alternativa CORRETA.

a) Elapídico.
b) Crotálico.
c) Laquético.
d) Botrópico.
e) Latrodectus.
3 -

De acordo com Ladeira (2015), a abordagem inicial ao paciente acometido de uma parada cardiorrespiratória - PCR - através da ressuscitação cardiopulmonar - RCP -, está expressa na alternativa

a) A sequência de atendimento durante o suporte avançado na fibrilação ventricular - FV - /taquicardia ventricular - TV - sem pulso, deve obedecer a seguinte ordem: RCP, por dois minutos - choque - checagem de ritmo - novo choque, se indicado - choque - RCP.
b) Quando a RCP é realizada pelos profissionais de saúde, recomenda-se fazer ciclos de 30 (trint(A) compressões torácicas, seguidas de 02 (duas) ventilações até a chegada do desfibrilador, se houver um socorrista, ou ainda, ciclos de 15 (quinz(E) compressões torácicas, seguidas de 01 (um(A) ventilação, se houver mais de um socorrista.
c) Nas manobras de suporte avançado de vida, a identificação do ritmo cardíaco é feita pela monitorização cardíaca, que evidencia duas modalidades de PCR: ritmos que requerem desfibrilação imediata (Fibrilação ventricular, assistolia e taquicardia ventricular sem pulso) e os ritmos que não requerem desfibrilação (assistolia, taquicardia ventricular sem pulso e atividade elétrica sem pulso).
d) No suporte avançado de vida, a via aérea avançada é obtida pela intubação orotraqueal - IOT-. Já a via supra-glótica (máscara laríngea ou tubo laríngeo) está em desuso, em virtude da necessidade de uma boa visualização da glote, visto que sua colocação requer a interrupção das compressões e, devido à complexidade que envolve a técnica, é de difícil treinamento.
e) As compressões torácicas devem ser iniciadas imediatamente, determinando uma boa pressão de perfusão cerebral e coronariana, constituindo-se uma importante mudança no protocolo de RCP, que substitui a tradicional sequência A- B- C para C- A- B (Compressões, vias aéreas e respiração), o que prioriza o efetivo suporte circulatório.
4 -

Nas últimas décadas a demanda de atendimentos da clientela, associada às necessidades de cuidados de enfermagem cada vez mais complexos, tem imposto à equipe de enfermagem uma sobrecarga de trabalho, influenciando na qualidade da assistência prestada. Portanto, o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - publicou a Resolução 293/2004, que estabelece os parâmetros de dimensionamento de pessoal de enfermagem nos serviços de saúde. Em se tratando de dimensionamento de pessoal, assinale a alternativa CORRETA.

a) O dimensionamento de pessoal constitui-se a etapa inicial do processo de provimento de pessoal, cuja finalidade é a previsão da quantidade de funcionários por categoria, requerida para suprir as necessidades da assistência de enfermagem.
b) A temática “dimensionamento de pessoal de enfermagem” constitui-se, ao longo dos anos, foco de atenção dos enfermeiros e administradores dos serviços de saúde, uma vez que interfere diretamente, com a eficácia, na qualidade e impacta muito pouco nos custos da assistência à saúde.
c) O dimensionamento de pessoal, por estar atualmente definido em Resolução fundamentado em parâmetros consistentes, constitui-se elemento de consenso entre profissionais de enfermagem e administradores de serviços de saúde, minimizando-se, assim, os conflitos no que tange à gestão de recursos humanos.
d) O dimensionamento de pessoal é compreendido enquanto um processo sistemático que fundamenta o planejamento e avaliação do quantitativo e qualitativo do pessoal de enfermagem necessário para prover a assistência, tornando-se, portanto, desnecessária a avaliação da carga de trabalho.
e) Para determinar a quantidade média de usuários/clientes assistidos, a Resolução 293/2004 stabelece, enquanto parâmetro, o Sistema de Classificação de Pacientes - SCP - por categorias ou grupos de cuidados, classificados em cuidados intensivos, cuidados semiintensivos, alta dependência, cuidados intermediários e cuidados mínimos.
5 -

A dor é um fenômeno frequente no pós-operatório, podendo resultar em sofrimento e riscos desnecessários ao paciente. Sobre a conduta do enfermeiro, no alívio da dor no pós-operatório, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA. I.A dor aguda deve ser avaliada pelo enfermeiro no momento da chegada do paciente na sala de recuperação pós-anestésica - SRPA - e na unidade de internação. Seu controle eficaz inibe os reflexos nociceptivos, permitindo uma mobilização ativa, deambulação precoce e nutrição oral eficaz. II.A mensuração da dor, apesar de ser importante para o tratamento, quer seja através de autorrelato, quer seja através da observação do comportamento, quer seja, ainda, através da avaliação de variáveis biológicas, não é importante no pós-operatório, uma vez que tal quadro é inerente a qualquer intervenção cirúrgica e a terapêutica medicamentosa estará sempre presente. III.O controle da dor, no pós-operatório, deve ser instituído antes da cirurgia com analgesia preemptiva ou preventiva, independente do tipo e porte da cirurgia, somente através de fármacos, visando diminuir a sensibilização central e a intensidade da dor no pósoperatório. IV.No que se refere às intervenções farmacológicas para o controle da dor pós-operatória, a Organização Mundial da Saúde - OMS - recomenda a utilização da escada de analgesia, onde se incluem anti-inflamatórios não hormonais - AINHs -, opióides, medicações adjuvantes e analgesia controlada pelo paciente - ACP -. V.As intervenções não farmacológicas visam reduzir a ansiedade, o estresse emocional e promovem conforto, incluindo: utilização de práticas complementares, como a calatonia, aplicação de calor e frio e minimização de ruídos. Estão CORRETAS apenas

a) II, III e V.
b) I, II e IV.
c) I, IV e V.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.
6 -

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - IRAS - consistem em eventos adversos, ainda, persistentes nos serviços de saúde. Sabe-se que a infecção leva à considerável elevação dos custos no cuidado do paciente, aumentando o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos serviços de saúde do país. De acordo com a ANVISA (2013), as pneumonias relacionadas à assistência à saúde são responsáveis por 15% dessas infecções e aproximadamente 25% de todas as infecções adquiridas nas unidades de terapia intensiva - UTI -, cabendo a implementação de medidas preventivas desses agravos. Assinale a alternativa em que encontramos medidas específicas, fortemente recomendadas para a prevenção dessas pneumonias.

a) Higiene oral, com antissépticos (clorexidina veículo oral) e treinamento da equipe multiprofissional que presta assistência a pacientes em ventilação mecânica.
b) Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45º, avaliando diariamente a sedação e diminuindo sempre que possível.
c) Higienização das mãos e aspiração da secreção acima do balonete (subglótica).
d) Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45º e traqueostomia precoce, em substituição à intubação orotraqueal.
e) Administração preventiva de antibióticos intravenosos e troca de inaladores a cada 72 horas.
7 -

Na RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004, Art. 1º aprova o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e em seu CAPÍTULO II, trata da ABRANGÊNCIA , esclarecendo que o Regulamento aplica-se a todos os geradores de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Para efeito deste Regulamento Técnico, definem-se como geradores de RSS, EXCETO:

a) Funerárias.
b) Laboratórios analíticos de produtos para saúde.
c) Fontes radioativas seladas.
d) Serviço de medicina legal.
e) Estabelecimento de ensino e pesquisa na área de saúde.
8 -

A toxemia gravídica é um quadro multissistêmico que ocorre habitualmente no final da gravidez e caracteriza-se por manifestações clínicas associadas à hipertensão, edema e proteinúria. Dentre suas complicações, a disfunção hepática mais grave é a síndrome HELLP, que é caracterizada por

a) trombocitopenia, hipoglicemia e diminuição das enzimas hepáticas.
b) hemólise, uremia e trombocitose.
c) elevação das enzimas hepáticas, hipernatremia e hiperglicemia.
d) hemólise, elevação das enzimas hepáticas e trombocitopenia.
e) distúrbio hidroeletrolítico, redução das enzimas hepáticas e trombocitopenia.
9 -

As ações para a prevenção e controle do câncer do colo do útero e da mama constituem-se uma linha de atenção considerada prioritária para o Ministério da Saúde, integrando, inclusive, uma das prioridades do Pacto pela Saúde (2006). Depois de analisar as metas estabelecidas nas afirmativas seguintes, assinale a alternativa CORRETA. I.Aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 25 e 69 anos. II.Ampliar a cobertura de exame citopatológico em mulheres de 35 a 55 anos. III.Tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer. IV.Realizar a punção da mama em 100% dos casos necessários, conforme protocolo. V.Incentivar a realização de cirurgia de alta frequência para lesões epiteliais de alto grau.

a) III, IV e V.
b) I, III e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) I, IV e V.
10 -

Paciente A.M.S, de 41 anos, procura a Unidade de Saúde da Família, queixando-se de aparecimento de manchas na pele. Durante o exame, a enfermeira detecta que as lesões são delimitadas (poucas), anestésicas e assimétricas, apresentando-se como placas (lesão eritematosa). Observou também uma lesão neural precoce devido presença do lagoftalmo. Sabe-se que a Hanseníase é uma doença crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que possui diversas formas. De acordo com as características clínicas do caso descrito, identifique a sua forma assinalando a alternativa CORRETA.

a) Virchowiana.
b) Tuberculóide.
c) Indeterminada.
d) Dimorfa.
e) Dimorfa e Virchowiana.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.