ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Teresina - PI (Prefeitura Municipal de Teresina) - Professor - Educação Física - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2016

Educação Física
1 -

Com o passar do tempo, a Educação Física sofreu grandes alterações por conta das modificações sociais, econômicas e políticas no mundo. Sendo assim, pode-se afirmar que, nos diferentes períodos históricos, a educação física defende o seguinte pensamento:

a) na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) o exercício físico era muito valorizado.
b) na Idade Média a prática da atividade física era desprestigiada, mas valorizamse as danças coletivas ritualísticas.
c) na Idade Moderna o exercício físico foi fundamentado pelos teóricos da época, com interesse no desenvolvimento dos esportes de alto rendimento.
d) na Antiguidade Clássica o exercício físico era desprestigiado, havendo abominação ao corpo.
e) na Idade Média a prática da atividade física era defendida pela igreja católica.
2 -

Durante o período pré-histórico pode-se afirmar que houve poucos registros históricos das práticas desenvolvidas na Educação Física, porém os poucos registros de que se dispõem permitem afirmar que nesse período ela assumia os seguintes tipos de caráter:

a) sociais, políticos, ritualísticos, recreativos.
b) econômicos, ritualísticos, recreativos, sexuais, naturais.
c) políticos, ritualísticos, recreativos, naturais.
d) econômicos, políticos, recreativos, utilitários.
e) ritualísticos, utilitários, naturais, recreativos.
3 -

Na Grécia Antiga, várias cidades estados se revezaram no poder, mas apenas duas obtiveram grandes conquistas e importância política, social e econômica durante muito tempo. Por conta disso, a educação em ambas era bastante diferenciada, inclusive a maneira pela qual os exercícios físicos eram encarados e desenvolvidos. Uma pensava o desenvolvimento holístico do indivíduo, valorizando os exercícios como complemento, mas sem muito apelo bélico, a outra percebia os exercícios como a única maneira de se conseguir preparar o indivíduo para o conflito e para a vida, falase, respectivamente, de

a) Atenas e Esparta.
b) Esparta e Atenas.
c) Esparta e Jônios.
d) Esparta e Minus.
e) Jônios e Esparta.
4 -

De todos os períodos da história o que mais desenvolveu aspectos que valorizaram o corpo e, por conseguinte, os procedimentos corporais, deixando um grande legado para as gerações futuras foi a

a) Idade Média.
b) Idade Antiga.
c) Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
d) Idade Moderna.
e) Pré-História.
5 -

Considerando-se o período da história conhecido como Antiguidade, correspondendo aos países do crescente fértil e adjacências, pode-se afirmar que os diferentes povos que estavam desenvolvendo-se nessa época, deram as seguintes contribuições para a educação física:

a) Egípcios (hipismo), Hititas (as bases do “interval-training”), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para a guerra).
b) Egípcios (preparação para qualidade de vida), Hititas (as bases do “intervaltraining), Persas, Chineses e Japoneses (natação,remo).
c) Egípcios (natação e o remo), Hititas (as bases do “interval-training”), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para a qualidade de vida).
d) Egípcios (treino resistido), Hititas (as bases do “interval-training”), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para guerra).
e) Egípcios (natação e o remo), Hititas (as bases do “treinamento de força), Persas, Chineses e Japoneses (preparação para a qualidade de vida).
6 -

A Educação Física passa por dois tipos básicos de organização para a prática de exercícios, que correspondem, respectivamente, à

a) preparação pedagógica e o ocasional.
b) preparação social e ocasional.
c) preparação psicomotora e obrigatória.
d) preparação pedagógica e natural.
e) preparação pedagógica e convencional.
7 -

Durante a dominação Romana do território europeu, as práticas da Educação Física foram resumidas às lutas de gladiadores, esporte sangrento e bastante violento, apreciado pela comunidade romana pagã. Com o passar do tempo, alguns fatores levaram essa sociedade a desprestigiar essas práticas. Quais foram esses fatores?

a) Cristianismo, interesse por danças circulares e a diminuição da renda da população.
b) Cristianismo, as lutas políticas e o aumento da renda da população.
c) Cristianismo, esportes de inverno e o aumento da renda da população.
d) Cristianismo, interesse por esportes náuticos e diminuição de renda da população.
e) Cristianismo, interesse por lutas orientais e o aumento da quantidade de gladiadores.
8 -

Durante a Idade Moderna houve o aparecimento de algumas escolas de ginástica para o desenvolvimento da Educação Física. Dentre elas, a que pregava a necessidade de extirpar os vícios da sociedade moderna, denominava-se escola de ginástica

a) sueca.
b) alemã.
c) francesa.
d) inglesa.
e) americana.
9 -

A importância das escolas de ginástica desenvolvidas na Idade Moderna foram importantes para o melhoramento dessa disciplina em todo o mundo moderno. Pensando-se assim, dentre todas as escolas de ginástica, qual delas teve seus procedimentos mais bem aceitos no Brasil do século XIX e de que ainda hoje restam resquícios em nossas escolas?

a) Sueca.
b) Alemã.
c) Francesa.
d) Inglesa.
e) Americana.
10 -

As escolas de ginástica, apesar de terem se desenvolvido em diferentes países da Europa, possuíam algumas finalidades comuns, visto terem sido fruto de um pensamento científico vigente na época histórica. São finalidades comuns a todas as escolas de ginástica

a) regenerar a raça, promover a saúde, desenvolver a sexualidade.
b) regenerar a raça, promover o hábito, desenvolver a força física.
c) regenerar a raça, promover a saúde, desenvolver a política.
d) regenerar a raça, promover a educação, desenvolver a sexualidade.
e) regenerar a raça, promover a saúde, desenvolver a moral.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.