ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFAM (Universidade Federal do Amazonas) - Engenheiro Civil - COMVEST - UFAM (Comissão Permanente de Concursos da Universidade Federal do Amazonas) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Leia as afirmativas a seguir, feitas sobre ideias e fenômenos linguísticos constantes do texto: I. A ideia principal do texto é a de que certos filmes, feitos com intenção profana, terminam por auxiliar, contraditoriamente, os ideais cristãos.
II. Em “Proponho filmes que eles já assistiram para falar de aspectos que talvez não tenham percebido”, a regência necessita ser alterada.
III. Outra ideia do texto é que a sociedade mudou e, por isso, a Bíblia pode ser auxiliada por outros recursos, a fim de evangelizar os jovens.
IV. O verbo não se encontra corretamente conjugado na seguinte passagem: “O processo de adaptação às novas linguagens estar sendo lento”.
V. Outra ideia veiculada é de que não adianta proibir as coisas; pelo contrário, é com a permissão ao acesso a filmes profanos que vem a crença no cristianismo.
Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas
b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
c) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
e) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas
2 -

Assinale a alternativa em que a pontuação, considerando o sentido do texto, está INCORRETA, devido à ausência ou à colocação de vírgula(s ):

a) Em vez de partir da Bíblia para o cotidiano, faço o contrário.
b) A Igreja, que não se moderniza, morre.
c) Embora bem sucedida, a inclusão de recursos da mídia na catequese ainda é iniciativa isolada.
d) Foi-se o tempo em que um encontro de catequese se resumia a uma aula baseada na Bíblia e em livros didáticos.
e) O padre Paulo Dalla Dea, teólogo e pároco da Diocese de São Carlos, no interior de São Paulo, encontrou em filmes como Homem-Aranha 3 uma oportunidade para falar de ética.

Texto II

3 -

Sobre o texto fazem-se as seguintes afirmativas: I. Pertence a um gênero textual que podemos chamar de expositivo, caracterizando-se como memória.
II. Em “Você é linda como a areia que a onda ondeou”, observa-se um pleonasmo não vicioso, cujo objetivo é dar ênfase à frase.
III. O autor do texto admira a beleza da mulher a quem convida a passear na infância, mas procura se conter quanto à admiração que sente.
IV. No trecho “Não catemos pedrinhas redondas para atiradeira, porque é urgente subir no morro”, a conjunção “porque” tem valor explicativo.
V. A figura de linguagem predominante é a ironia, que perpassa todo o tempo as recordações do autor.
Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas
b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
e) Somente as afirmativas III e V estão corretas
4 -

Assinale a alternativa que apresenta linguagem apenas denotativa:

a) E eu a levarei para a beira do ribeirão, na sombra fria do bambual
b) Ainda assim às vezes você é como um bando de sanhaços bicando os cajus de meu cajueiro
c) Imagine um arco-íris visto na mais remota infância, sobre os morros e o rio
d) Ou então iremos descendo o rio numa canoa bem devagar (...), como se a canoa fosse um cavalo solto
e) Mas você é como se houvesse demasiadas cigarras cantando numa pobre tarde de homem
Informática
5 -

No MS Word 2007, os atalhos de teclado consistem

no pressionamento simultâneo de duas teclas ou

mais que executam uma função específica. A tabela

a seguir apresenta alguns atalhos de teclado e suas

ações correspondentes:


A sequência que relaciona corretamente a

coluna da esquerda com a da direita é:

a) 1-a; 2-c; 3-b; 4-e; 5-d; 6-f; 7-h; 8-i; 9-g; 10-j
b) 1-a; 2-c; 3-g; 4-e; 5-d; 6-f; 7-j; 8-i; 9-b; 10-h
c) 1-c; 2-a; 3-d; 4-i; 5-b; 6-f; 7-j; 8-h; 9-g; 10-e
d) 1-g; 2-e; 3-a; 4-i; 5-b; 6-f; 7-j; 8-h; 9-c; 10-d
e) 1-g; 2-e; 3-a; 4-f; 5-j; 6-d; 7-i; 8-c; 9-b; 10-h
6 -

As tabelas a seguir apresentam a composição de

preços de cinco serviços e o orçamento desses

serviços com base nos preços dos insumos tomados

em três lojas distintas. A TABELA 1 mostra a

quantidade de insumos necessários para a

composição dos serviços. A TABELA 2 mostra o

preço unitário de cada insumo obtido em cada loja

consultada. Por sua vez, A TABELA 3 apresenta o

preço dos serviços ( o orçamento), composto a partir

dos insumos obtidos nas três lojas. O cálculo de

cada preço parcial da TABELA 3 é obtido por meio

da soma ordenada da multiplicação do elemento de

cada linha da TABELA 1 por cada elemento da

coluna da TABELA 2. Assim, por exemplo, o preço

parcial do Serviço 1 na loja 1 é obtido na TABELA 3

por meio de 1173,90 = 4,00 x 20,50 +5,50 x 135,80 +

1,00 x 345,00 + 0,00 x 100,00. Uma maneira

eficiente de efetuarmos esse cálculo é operarmos

com as tabelas usando o conceito de matrizes.


A fórmula inserida na célula B20 para o cálculo da

TABELA 3, usando o conceito de matrizes é:

a) = MULT.MATRIZ(DEFMAT(B5:E9-B13:D16))
b) = MATRIZ.MULT(TABELA1;TABELA2)
c) = MULTI(TABELA1, TABELA2)
d) = MATRIZ.MULT(B5:E9;B13:D16)
e) = MULTI(B5:E9-B13:D16)
Engenharia Civil
7 -

Orçamento pode ser definido como a determinação dos gastos necessários para a realização de um projeto, de acordo com um plano de execução previamente estabelecido. Um dos objetivos do orçamento de um projeto é definir o custo de execução de cada atividade ou serviço. Os custos ordenados sistematicamente formam o orçamento do produto. A respeito dos tipos de custos que compõem o orçamento de um produto, assinale a alternativa que contém informação INCORRETA:

a) O custo direto é o gasto feito com insumos, como mão-de-obra, materiais, equipamentos e meios incorporados ou não aos produtos.
b) O custo indireto é o gasto com todos os elementos coadjuvantes necessários à correta elaboração do produto, caracterizados pela difícil alocação em uma determinada atividade ou serviço.
c) Os custos variáveis são aqueles que variam de forma proporcional e direta em função da quantidade ou dimensão dos produtos produzidos.
d) Os custos semivariáveis são aqueles que variam com a quantidade produzida, porém de forma não proporcional.
e) Os custos fixos são aqueles que variam somente dentro de uma dada faixa de produção.
8 -

Em termos práticos, o BDI (Bonificações e Despesas Indiretas) é o percentual que deve ser aplicado sobre o custo direto dos itens da planilha da obra, de forma a se chegar ao preço de venda. O BDI, portanto, NÃO deverá incluir:

a) o custo do escritório central
b) o custo com pessoal da obra
c) os custos financeiros
d) os tributos incidentes
e) as despesas indiretas de funcionamento da obra
9 -

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, criado pelo Governo Federal, tem por objetivo organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

a) a busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.
b) o programa permite aos participantes o alinhamento e a integração com os sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001) e gestão de responsabilidade social (ISO 26000).
c) o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC ) do PBQP-H tem como objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão Ambiental em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil, visando contribuir para a evolução ambiental no setor.
d) o certificado PBQP-H SiAC não pode ser exigido por instituições financeiras oficiais para a concessão de financiamentos habitacionais.
e) os principais agentes do setor são os fabricantes de materiais e componentes, que atuam por meio da participação no SiQ/SiAC - Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras/Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras e as empresas de serviços e obras, atuando por meio de um Programa Setorial de Qualidade (PSQ).
10 -

Segundo a Lei Geral das Licitações, Lei Federal no 8666, de 21 de junho de 1993, “Projeto Básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução”. Indique a alternativa que contém elemento NÃO exigível em um Projeto Básico:

a) Desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza.
b) Identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como as especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução.
c) Subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso.
d) Orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados.
e) Conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.