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Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 11.ª Região - Analista Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Arquitetura - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2012 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Fotografias

Toda fotografia é um portal aberto para outra dimensão: o passado. A câmara fotográfica é uma verdadeira máquina do tempo, transformando o que é naquilo que já não é mais, porque o que temos diante dos olhos é transmudado imediatamente em passado no momento do clique. Costumamos dizer que a fotografia congela o tempo, preservando um momento passageiro para toda a eternidade, e isso não deixa de ser verdade. Todavia, existe algo que descongela essa imagem: nosso olhar. Em francês, imagem e magia contêm as mesmas cinco letras: image e magie. Toda imagem é magia, e nosso olhar é a varinha de condão que descongela o instante aprisionado nas geleiras eternas do tempo fotográfico.

Toda fotografia é uma espécie de espelho da Alice do País das Maravilhas, e cada pessoa que mergulha nesse espelho de papel sai numa dimensão diferente e vivencia experiências diversas, pois o lado de lá é como o albergue espanhol do ditado: cada um só encontra nele o que trouxe consigo. Além disso, o significado de uma imagem muda com o passar do tempo, até para o mesmo observador.

Variam, também, os níveis de percepção de uma fotografia. Isso ocorre, na verdade, com todas as artes: um músico, por exemplo, é capaz de perceber dimensões sonoras inteiramente insuspeitas para os leigos. Da mesma forma, um fotógrafo profissional lê as imagens fotográficas de modo diferente daqueles que desconhecem a sintaxe da fotografia, a “escrita da luz”. Mas é difícil imaginar alguém que seja insensível à magia de uma foto.

(Adaptado de Pedro Vasquez, em Por trás daquela foto. São Paulo: Companhia das Letras, 2010)

1 -

O segmento do texto que ressalta a ação mesma da percepção de uma foto é:

a)

A câmara fotográfica é uma verdadeira máquina do tempo.

b)

a fotografia congela o tempo.

c)

nosso olhar é a varinha de condão que descongela o instante aprisionado.

d)

o significado de uma imagem muda com o passar do tempo.

e)

Mas é difícil imaginar alguém que seja insensível à magia de uma foto.

2 -

No contexto do último parágrafo, a referência aos vários níveis de percepção de uma fotografia remete

a)

à diversidade das qualidades intrínsecas de uma foto.

b)

às diferenças de qualificação do olhar dos observadores.

c)

aos graus de insensibilidade de alguns diante de uma foto.

d)

às relações que a fotografia mantém com as outras artes.

e)

aos vários tempos que cada fotografia representa em si mesma.

3 -

Atente para as seguintes afirmações:

I. Ao dizer, no primeiro parágrafo, que a fotografia congela o tempo, o autor defende a ideia de que a realidade apreendida numa foto já não pertence a tempo algum.

II. No segundo parágrafo, a menção ao ditado sobre o albergue espanhol tem por finalidade sugerir que o olhar do observador não interfere no sentido próprio e particular de uma foto.

III. Um fotógrafo profissional, conforme sugere o terceiro parágrafo, vê não apenas uma foto, mas os recursos de uma linguagem específica nela fixados.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma SOMENTE em

a)

I e II.

b)

II e III.

c)

I.

d)

II.

e)

III.

Compreensão e Interpretação de Textos
4 -

No contexto do primeiro parágrafo, o segmento Todavia, existe algo que descongela essa imagem pode ser substituído, sem prejuízo para a correção e a coerência do texto, por:

a)

Tendo isso em vista, há que se descongelar essa imagem.

b)

Ainda assim, há mais que uma imagem descongelada.

c)

Apesar de tudo, essa imagem descongela algo.

d)

Há, não obstante, o que faz essa imagem descongelar.

e)

Há algo, outrossim, que essa imagem descongelará.

Flexão Nominal e Verbal
5 -

O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado no plural para preencher corretamente a lacuna da frase:

a)

Nem todos discriminam, numa foto, os predicados mágicos que a ela se ...... (atribuir) nesse texto.

b)

Os tempos que ...... (documentar) uma simples foto, aparentemente congelada, são complexos e estimulantes.

c)

A associação entre músicos e fotógrafos profissionais ...... (remeter) às especificidades de cada tipo de sintaxe.

d)

A poucos ...... (costumar) ocorrer que as fotografias podem enfeixar admiráveis atributos estéticos, como obras de arte que são.

e)

Imaginem-se os sustos que não ...... (ter) causado aos nativos de tribos remotas a visão de seus rostos fotografados!

Vozes do Verbo
6 -

Existe transposição de uma voz verbal para outra em:

a)

Variam os níveis de percepção de uma fotografia = São vários os níveis de percepção de uma fotografia.

b)

As fotografias são uma espécie de espelhos = As fotografias tornam-se uma espécie de espelhos.

c)

A percepção de uma imagem muda com o passar do tempo = O passar do tempo muda a percepção de uma imagem.

d)

Os olhares hão de descongelar cada imagem = Cada imagem há de ser descongelada pelos olhares.

e)

Certas fotos se assemelham a espelhos = Há espelhos aos quais certas fotos se tornam semelhantes.

Compreensão e Interpretação de Textos
7 -

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

a)

Apesar de se ombrearem com outras artes plásticas, a fotografia nos faz desfrutar e viver experiências de natureza igualmente temporal.

b)

Na superfície espacial de uma fotografia, nem se imagine os tempos a que suscitarão essa imagem aparentemente congelada...

c)

Conquanto seja o registro de um determinado espaço, uma foto leva-nos a viver profundas experiências de caráter temporal.

d)

Tal como ocorrem nos espelhos da Alice, as experiências físicas de uma fotografia podem se inocular em planos temporais.

e)

Nenhuma imagem fotográfica é congelada suficientemente para abrir mão de implicâncias semânticas no plano temporal.

Pontuação
8 -

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

a)

As fotografias, por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.

b)

As fotografias, por prosaicas que possam ser representam um corte temporal; brecha no tempo, por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.

c)

As fotografias por prosaicas, que possam ser, representam um corte temporal: brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi, pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.

d)

As fotografias por prosaicas, que possam ser representam, um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.

e)

As fotografias por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado, que foi pela magia da imagem e, por ela, instado a uma viagem imaginária.

Compreensão e Interpretação de Textos

Discriminar ou discriminar?

Os dicionários não são úteis apenas para esclarecer o sentido de um vocábulo; ajudam, com frequência, a iluminar teses controvertidas e mesmo a incendiar debates. Vamos ao Dicionário Houaiss, ao verbete discriminar, e lá encontramos, entre outras, estas duas acepções: a) perceber diferenças; distinguir, discernir; b) tratar mal ou de modo injusto, desigual, um indivíduo ou grupo de indivíduos, em razão de alguma característica pessoal, cor da pele, classe social, convicções etc.

Na primeira acepção, discriminar é dar atenção às diferenças, supõe um preciso discernimento; o termo transpira o sentido positivo de quem reconhece e considera o estatuto do que é diferente. Discriminar o certo do errado é o primeiro passo no caminho da ética. Já na segunda acepção, discriminar é deixar agir o preconceito, é disseminar o juízo preconcebido. Discriminar alguém: fazê-lo objeto de nossa intolerância.

Diz-se que tratar igualmente os desiguais é perpetuar a desigualdade. Nesse caso, deixar de discriminar (no sentido de discernir) é permitir que uma discriminação continue (no sentido de preconceito). Estamos vivendo uma época em que a bandeira da discriminação se apresenta em seu sentido mais positivo: trata-se de aplicar políticas afirmativas para promover aqueles que vêm sofrendo discriminações históricas. Mas há, por outro lado, quem veja nessas propostas afirmativas a forma mais censurável de discriminação... É o caso das cotas especiais para vagas numa universidade ou numa empresa: é uma discriminação, cujo sentido positivo ou negativo depende da convicção de quem a avalia. As acepções são inconciliáveis, mas estão no mesmo verbete do dicionário e se mostram vivas na mesma sociedade.

(Aníbal Lucchesi, inédito)

9 -

A afirmação de que os dicionários podem ajudar a incendiar debates confirma-se, no texto, pelo fato de que o verbete discriminar

a)

padece de um sentido vago e impreciso, gerando por isso inúmeras controvérsias entre os usuários.

b)

apresenta um sentido secundário, variante de seu sentido principal, que não é reconhecido por todos.

c)

abona tanto o sentido legítimo como o ilegítimo que se costuma atribuir a esse vocábulo.

d)

faz pensar nas dificuldades que existem quando se trata de determinar a origem de um vocábulo.

e)

desdobra-se em acepções contraditórias que correspondem a convicções incompatíveis.

Interpretação de Textos
10 -

Diz-se que tratar igualmente os desiguais é perpetuar a desigualdade.

Da afirmação acima é coerente deduzir esta outra:

a)

Os homens são desiguais porque foram tratados com o mesmo critério de igualdade.

b)

A igualdade só é alcançável se abolida a fixação de um mesmo critério para casos muito diferentes.

c)

Quando todos os desiguais são tratados desigualmente, a desigualdade definitiva torna-se aceitável.

d)

Uma forma de perpetuar a igualdade está em sempre tratar os iguais como se fossem desiguais.

e)

Critérios diferentes implicam desigualdades tais que os injustiçados são sempre os mesmos.

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