ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) - Analista Administrativo - ESAF (Escola de Administração Fazendária) - 2016

Administração Pública
1 -

Correlacione as colunas a seguir e, ao final, assinale a

opção que contenha a sequência correta para a coluna II.


a) 2, 1, 3, 4, 5
b) 1, 2, 4, 5, 3
c) 3, 5, 2, 1, 4
d) 4, 3, 5, 2, 1
e) 5, 4, 1, 3, 2
2 -

O aparelho do Estado é composto por quatro setores distintos: (1 ) Núcleo estratégico.
(2 ) Atividades exclusivas.
(3 ) Serviços não exclusivos.
(4 ) Produção de bens e serviços para o mercado.
Leia os trechos a seguir e ordene-os de acordo com os itens citados anteriormente.
( ) Corresponde à área de atuação empresarial, que explora atividades econômicas com fins lucrativos, mas que ainda permanecem no aparelho do Estado.
( ) Corresponde ao governo em sentido lato. É o setor que define as leis e as políticas públicas e cobra seu cumprimento. É o mais alto nível de decisão do governo.
( ) Corresponde ao setor em que o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais e privadas. As instituições desse setor não possuem o poder de Estado.
( ) É o setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar. São serviços em que se exerce o poder extroverso do Estado ─ o poder de regulamentar, fiscalizar e fomentar.

a) 1, 3, 4, 2
b) 4, 1, 3, 2
c) 4, 3, 1, 2
d) 4, 3, 2, 1
e) 3, 4, 1, 2
3 -

A respeito de Estado, governo e sociedade, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V ) ou falsas (F ). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) O Estado brasileiro, ao longo de sua história, passou por três modelos de gestão (Administração Pública Patrimonialista, a Burocrática e a Gerencial). Isso aconteceu sem que houvesse um rompimento com algumas práticas do modelo substituído. Portanto, hoje, o país vive um Modelo Gerencial, apoiado na burocracia, com certa flexibilidade, mas com fortes traços de patrimonialismo.
( ) A estrutura organizacional do Estado brasileiro se divide em três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e em três níveis (União, Estados-membros e municípios). Mesmo em Modelo de Administração Gerencial fortemente burocratizado, o Estado consegue atender bem as demandas da sociedade brasileira, principalmente nas áreas de educação, saúde e transporte.
( ) O aparelho do Estado é constituído pelo governo, isto é, pela cúpula dirigente nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), por um corpo de funcionários e pela força militar. O Estado, por sua vez, é mais abrangente que o aparelho, pois compreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de um território.
( ) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
( ) O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivo à criatividade, o que não contrapõe o formalismo e o rigor técnico da burocracia.

a) V, V, V, F, F
b) V, F, V, F, F
c) V, F, V, V, F
d) V, V, F, F, V
e) V, F, F, V, V
4 -

À medida que aumenta a resistência generalizada ao pagamento de impostos, a cobrança de taxas de utilização de serviços públicos tem se tornado uma solução popular para a arrecadação de recursos. Sobre as taxas cobradas pela utilização de serviços públicos, pode-se afirmar que: I. O serviço público prestado deve gerar benefícios individuais a seus beneficiários e deve ser executado de forma eficiente e eficaz.
II. É factível a cobrança das taxas de maneira eficiente quando não é possível separar a população entre beneficiários do serviço (pagantes da taxa) e não beneficiários.
III. As taxas de utilização ajudam a estabilizar os orçamentos públicos ao gerar recursos e reduzir a demanda por serviços públicos.
Analise as afirmativas acima, classificando-as em verdadeiras (V ) ou falsas (F ). Em seguida, assinale a opção que contenha a sequência correta.

a) F, F, V
b) V, V, F
c) F, V, F
d) V, V, V
e) V, F, V
5 -

A respeito dos modelos de governo existentes, pode-se afirmar que: I. Os governos empreendedores concentram-se na busca de receitas não taxáveis, mensurando o nível de retorno de cada investimento.
II. Os governos tradicionais buscam realizar receitas extraordinárias em todas as suas atividades para minimizar a carga tributária sobre o cidadão.
III. Os governos tradicionais concentram-se na minimização dos custos, protelam gastos correntes necessários e acabam tendo de arcar no futuro com gastos vultosos para compensar a "economia" gerada anteriormente.
Assinale a opção que responda à questão de forma correta.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente a afirmativa III é verdadeira.
d) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
6 -

Indique qual sistema de grande abrangência utilizado na administração pública pode ser entendido como um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública e que começou a ganhar visibilidade no final da década de 1990 e nos últimos anos vem crescendo de forma acelerada em vários órgãos de governo.

a) Administração Pública Patrimonialista.
b) Administração Pública Burocrática.
c) Administração Pública Gerencial.
d) Governo eletrônico (e-gov).
e) Planejamento de ações do governo (Siplan).
7 -

Os imperativos estratégicos levam à construção de arquiteturas organizacionais diferentes e adaptativas capazes de conduzir a empresa a um resultado eficaz. Para construir novas arquiteturas, devem ser consideradas algumas variáveis. Entre elas, estão as citadas a seguir: I. canais híbridos de distribuição
II. nova formatação de pesquisa e desenvolvimento
III. gerenciamento de conflitos
IV. coerência organizacional
V. equipes executivas
A seguir, são enumeradas algumas características que se referem a cada variável citada:
( ) A empresa do futuro será caracterizada por uma liderança compartilhada nos altos níveis hierárquicos.
( ) As empresas do futuro serão marcadas pela instabilidade e acabarão promovendo o canibalismo proposital como meio de enfrentar as transformações ambientais.
( ) Responder às demandas variadas dos consumidores faz com que as empresas desenvolvam estruturas que as habilitem a administrar inúmeros canais de distribuição.
( ) A cultura organizacional desempenhará papel de forte agregadora em meio a todo esse processo de adaptação e turbulência inovadora e criativa.
( ) Todos os procedimentos direcionados à inovação na pesquisa terão de ser revistos com incrível frequência. A inovação será uma rotina nas organizações.
Assinale a opção que mostra a correta relação entre as características e as variáveis citadas.

a) I, III, V, IV, II
b) V, I, III, IV, II
c) V, III, I, IV, II
d) III, II, V, IV, I
e) II, IV, I, III, V
8 -

Leia as assertivas a seguir: I. O Estado reduz seu papel de executor ou prestador direto de serviços. Contudo, mantém-se no papel de regulador e provedor ou promotor destes serviços, principalmente dos serviços sociais, como educação e saúde, que são essenciais para o desenvolvimento.
II. Como promotor de serviços, o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade.
III. Considerando que "governança" é a capacidade de governo do Estado e "governabilidade" é o poder para governar, pode-se dizer que o governo brasileiro não enfrenta problema de governança, mas carece de governabilidade.
Assilnale a opção correta.

a) Apenas a assertiva I está correta.
b) Apenas a assertiva II está correta.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.
9 -

Indique qual é o programa capitaneado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento que disponibiliza tecnologias de gestão capazes de estimular e promover a melhoria continuada de processos gerenciais e de resultados aos órgãos e às entidades públicas que delas se apropriarem.

a) Brasil Maior.
b) Brasil Sem Miséria.
c) Gestão da Informação.
d) Gestão Orçamentária.
e) GESPÚBLICA.
10 -

Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a

opção que contenha a sequência correta para a coluna II.


a) 1, 2, 2, 1
b) 1, 1, 1, 2
c) 2, 1, 2, 1
d) 2, 2, 1, 2
e) 1, 2, 1, 2

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.