ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Niterói - RJ (Prefeitura Municipal de Niterói) - Pedagogo - COSEAC (Coordenadoria de Seleção - Universidade Federal Fluminense) - 2016

Pedagogia
1 -

É comum se encontrarem nas escolas duas maneiras de organização das turmas. Ou agrupam os alunos por faixa etária, ou agrupam de acordo com a série em que os alunos se encontram. De acordo com Lúcia Moysés, a segunda opção permite interações mais ricas, mas:

a) necessitam de maior controle disciplinar e de organização na sala de aula.
b) requerem do professor um preparo em saber lidar com tarefas diversificadas.
c) dependem da arrumação dos alunos juntando os mais calmos com os mais agitados.
d) demandam um compromisso e um acompanhamento maior do professor.
e) carecem de professores auxiliares e de apoio de toda a equipe pedagógica.
2 -

O sociólogo Pedro Demo critica severamente os cursos de formação de Pedagogia. Dentre outras observações, diz que a Pedagogia fala de inovação e de necessidade de transformação, mas não sabe aplicá-la a si mesma. Para o autor, a pior consequência dessa situação é que, enquanto a Pedagogia fala de transformação mas nunca a faz, o mercado não fala, faz; tornando a educação:

a) refém do sistema econômico.
b) independente intelectualmente.
c) moralmente autônoma.
d) subordinada ao Governo Federal.
e) carente de liderança política.
3 -

Leia o texto.

Numa aproximação maior com a produção do

aluno, foi percebido que o mesmo tem defasagem

na alfabetização, isto é, escreve em nível

silábico-alfabético e desconhece os processos de

multiplicação e divisão.

Para Jussara Hoffmann:

a) situações como a apresentada carecem de uma análise mais teórica e profunda para direcionar com mais objetividade as possíveis soluções.
b) o aluno deveria ter sido encaminhado para o posto de saúde com um relatório feito pelos professores indicando um tratamento psicológico.
c) a equipe técnico-pedagógica da escola deveria ter feito testes com o aluno para que ele não avançasse nas séries sem domínio dos conteúdos.
d) casos como o relatado deveriam ser contemplados com a cultura, as artes e os esportes, de maneira que o aluno se sentisse acolhido e aceito no ambiente escolar.
e) questões atitudinais, fatores emocionais, de saúde e familiares não são razões únicas e não explicam todas as questões de dificuldades na aprendizagem.
4 -

Segundo José Morán, a educação por meio da internet caracteriza-se por ser aberta, por definir um novo paradigma que busca educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. Implica, ainda, em:

a) pouco controle por parte do professor, indisciplina, desrespeito e acesso a sites inadequados e utilização de celulares.
b) falta de concentração, escrita resumida e com erros de ortografia, imagens excessivas e informação em tempo real.
c) aprendizagem cooperativa, pesquisa em grupo, troca de mensagens e visitas a sites com propostas educativas.
d) possibilidade de aprendizagem de outras línguas, pesquisas imediatas, referências superficiais e, às vezes, equivocadas.
e) comunicação com pessoas de outros países, colaboração em trabalhos acadêmicos, cursos à distância e utilização de fones.
5 -

As ideias de Anísio Teixeira influenciaram todos os setores da educação no Brasil e no sistema educacional da América Latina. Entre as suas contribuições, pode-se citar a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador (que ainda existe até os dias atuais). O Centro foi a primeira experiência brasileira de promoção de educação:

a) infantil baseada em jogos.
b) cultural e profissional para jovens.
c) para as classes populares.
d) inclusiva para adultos.
e) especial para crianças.
6 -

“O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.” (Tomaz Tadeu da Silva) Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:

a) expressão dos sentimentos íntimos, confiança, dialogismo e compartilhamentos que facilitam que crianças e jovens se socializem na comunidade.
b) conteúdos, conhecimentos, socialização e comunicação que possibilitam que os alunos fortaleçam a amizade e a camaradagem entre si.
c) jogos, interação, mudanças e imitações de comportamentos sociais que ajudam as crianças e jovens a se adaptarem ao meio escolar.
d) comunicação não verbal, discrição, códigos e descobertas extracurriculares que propiciam aos alunos a cumplicidade necessária na amizade.
e) atitudes, comportamentos, valores e orientações que permitem que crianças e jovens se ajustem de forma conveniente, conformada, obediente.
7 -

“O educador, numa postura atual, compreende que não é ele que deposita o conhecimento na cabeça dos alunos. Por outro lado, sabe também que não é deixando o educando sozinho que o conhecimento brotará de forma espontânea.” (Celso Vasconcellos) Quem constrói o conhecimento é o sujeito, mas:

a) o ambiente tem que ser apropriado e propício.
b) com a presença de um adulto orientando-o.
c) se houver um compromisso sério com a aprendizagem.
d) a partir da relação social mediada pela realidade.
e) dependerá de estímulos didáticos e lúdicos.
8 -

“Não se pode dizer que se avaliou apenas

por ter observado algo do aluno. Ou denominar por

avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e

o registro de notas. Nesse caso, não houve a

mediação, ou seja, a intervenção pedagógica,

decorrente da interpretação das tarefas, uma ação

pedagógica desafiadora e favorecedora à

superação intelectual dos alunos." (Jussara Hoffmann)

Para a autora, todo processo avaliativo tem que ter

por intenção:

a)

observar o aprendiz, analisar e compreender as suas estratégias de aprendizagem e tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo.

b)

desafiar o aluno com questões inovadoras e difíceis para que ele possa compreender a real necessidade da concentração e doestudo.

c)

apresentar ao educando diferentes formatos de testes e provas para que seja treinado nas diversas possibilidades de avalição existentes.

d)

debater com o estudante, escolher coletivamente a avaliação mais adequada para o momento e incentivar e possibilitar a autoavaliação.

e)

orientar o discente sobre as diferentes maneiras de se organizar para se preparar para as avaliações, auxiliando-o a criar o seu próprio plano de estudos.

9 -

O neuropsicólogo Alexander Luria, especializado em psicologia do desenvolvimento e colaborador de Vygotsky, chama a atenção para o papel de mediador da linguagem no processo de aprendizagem escolar. O autor lembra que uma das maiores fontes de equívocos dessa ordem é a diferença de sentido atribuída às palavras e aos conceitos por professores e alunos. E enfatiza a necessidade de se estabelecer uma estreita relação entre:

a) a linguagem popular e a linguagem padrão.
b) o ensino formal e o ensino informal.
c) o saber que o aluno possui e o saber escolar.
d) a atividade lúdica e a atividade convencional.
e) o pensamento espontâneo e o pensamento induzido.
10 -

“À revelia de toda conversa pedagógica, as coisas mudam sob a batuta do mercado. Infelizmente, estamos inseridos em sociedades que se movem pelo mercado. É forçoso reconhecer que a educação voltou a ser considerada importante, não por causa da construção e fortalecimento da cidadania” (Pedro Demo), mas porque:

a) faz parceria com instituições privadas.
b) não discute os seus objetivos filosóficos.
c) é útil à competitividade globalizada.
d) está digitalmente atualizada.
e) participa ativamente da UNESCO.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.