ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - Técnico de Laboratório - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

No trecho “Eles queriam avaliar o que estava sendo registrado na mente dos indivíduos em uma soneca logo após a aula." O pronome grifado refere-se a

a) indivíduos.
b) alunos.
c) pesquisadores.
d) testes.
Moda
2 -

A modelagem industrial plana também pode ser desenvolvida por meio de softwares criados com as ferramentas do sistema CAD, voltado especificamente para o setor de vestuário. São vantagens do uso do sistema CAD para o setor de vestuário, EXCETO:

a) oferece economia de tempo, permitindo que os moldes sejam desenvolvidos por meio da alteração de bases no sistema.
b) permite realizar traçado com a inserção de medidas do vestuário e com a movimentação de pontos, utilizando o mouse e as ferramentas disponíveis.
c) é possível construir modelagens, moldes, realizar graduação e encaixe de moldes.
d) consiste em processo simples, que segue os princípios apresentados no método para modelagem manual.
3 -

Sobre a modelagem, é INCORRETO afirmar que

a) para executar a modelagem com o uso do computador, o modelista não depende de suas habilidades práticas.
b) a modelagem, como etapa do projeto do vestuário, é o desenvolvimento do modelo sobre o diagrama básico do corpo humano, com detalhes de formas, recortes e de caimento, que se transformam em moldes e são usados no corte do tecido.
c) a modelagem pode ser feita manualmente ou com o uso de um software que utiliza as funções do sistema CAD (Desenho Assistido por Computador).
d) a qualidade dos produtos de vestuário depende da modelagem, que vem passando por diversas transformações e reformulações quanto à aplicação de métodos.
4 -

Em relação às afirmativas a seguir, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Medidas fundamentais são as necessárias para o desenvolvimento das bases. Qualquer acréscimo deverá ser feito, quando for executada a modelagem. A vontade do modelista não interfere sobre elas.
b) O modelista industrial segue uma tabela de medidas padronizada que não variam de acordo com cada indústria e com o público-alvo.
c) Medidas complementares são folgas, definições de comprimentos, larguras de golas e punhos, altura de cintura, nível de gancho, bocas de calças e tudo o mais que se fizer necessário para a execução do modelo.
d) As tabelas são referências para a construção de todas as bases. No caso de se querer executar uma peça para uma pessoa cujas medidas não se encaixam nas tabelas, é possível substituí-las pelas medidas pessoais.
5 -

No caso da elaboração do vestuário cênico, a modelagem se torna específica e voltada para a construção de vetores semiológicos. É correto afirmar sobre as medidas para este vestuário que

a) as medidas são parte da leitura da roupa, que será percebida pelos espectadores como um sistema no qual regularidades e irregularidades são propositais e definem conexões e desconexões da personagem.
b) as medidas fornecerão apenas índices que não estarão necessariamente vinculados às personagens, mas sim à época histórica.
c) as medidas compõem um sistema considerado seccionante, uma vez que informam as mudanças de tempo e de espaço, sem, contudo, estarem obrigatoriamente vinculadas à proposta da encenação.
d) os índices oferecidos para leitura do espectador são, em todos os casos, comportamentais da personagem, o que torna indiferente a tabela de medidas a ser utilizada pelo modelista.
6 -

Em relação aos acabamentos, é INCORRETO afirmar que

a) pesponto é qualquer ponto de costura visível pelo lado direito de uma peça de vestuário e tem por função reforçar uma costura.
b) forro é utilizado para evitar o desconforto das costuras expostas em contato com a pele.
c) o debrum é um método de acabamento no qual se costura uma tira enviesada ou reta, dobrada sobre a margem de um tecido para arrematar ou segurar a trama.
d) viés corresponde a uma tira enviesada de tecido utilizado para rematar uma borda sem acabamento evitando que as bordas sofram desgastes ou desfiem.
7 -

Na sua função semiológica, o Figurino torna-se parte do corpo e do movimento do ator. Sob esse ponto de vista, é CORRETO afirmar que

a) os detalhes, como forro e debruns, são sempre incoerentes com o projeto de vestuário cênico, uma vez que o corpo do ator precisa estar em evidência e ser o foco central da cena.
b) o figurino cênico deve ser simples, de modo que a presença de acabamentos típicos do vestuário cotidiano, tais como o forro, não é adequada e torna-se excessiva.
c) o vestuário para a cena deve proporcionar a distribuição de cores e detalhes de modo a garantir a liberdade de movimentos e de uso da imaginação para os atores, e seus detalhes devem ser de natureza sutil, para que os contornos do corpo permaneçam expressivos na cena.
d) a plasticidade do vestuário cênico é sempre prejudicada pela utilização de tecidos planos e de acabamentos preciosistas.
8 -

A peça piloto ou protótipo é importante para o desenvolvimento da indústria de confecção de vestuário. Sobre a peça piloto é INCORRETO afirmar que

a) o protótipo é a primeira peça produzida e permite melhor visualização e entendimento do processo produtivo.
b) quando bem construída, com especificações idênticas a dos produtos a serem produzidos em série minimiza erros e atrasos no processo produtivo.
c) a partir da sua confecção pode-se visualizar o tempo de produção, os maquinários e os equipamentos necessários.
d) a sua construção implica em todo processo de desenvolvimento de um produto de vestuário.
9 -

Qualidades ergonômicas são aspectos importantes a serem considerados no processo de criação e produção do vestuário. Ao se considerarem as qualidades ergonômicas, devem ser considerados

a) a adaptação antropométrica que incluem facilidades no manuseio, no uso, no conforto, na segurança e na vestibilidade da peça.
b) a compatibilidade de movimentos que correspondem apenas ao corpo do usuário e às formas.
c) as medidas adequadas da peça, o tecido e o uso de pences que atuam no sentido de modelar a roupa no corpo, acomodando as saliências do corpo.
d) a qualidade estética resultante da combinação de cores, formas, materiais e texturas, com o objetivo de deixar o produto com um visual agradável.
10 -

É CORRETO afirmar que a qualidade estética do vestuário cênico pode ser definido como

a) a vinculação definitiva com a época histórica da proposta de encenação e a marca criativa do figurinista em questão.
b) sua capacidade de ser lido e apreciado como um cenário colado ao corpo do ator, e como uma técnica de disfarce dos elementos corporais reais, como que para vender melhor a cena.
c) a capacidade de manter apenas as formas dominantes e as massas elementares do corpo em evidência, convertendo-se em agente para a mente do espectador, mais que para o ator.
d) sua capacidade de ser lida como um agente duplo: encaixar-se num corpo real para sugerir uma persona fictícia e poder ser abordado na sua percepção tanto do ponto de vista da vida com a qual imanta o ator quanto do sistema da moda que ele transmite.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.