ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Fisioterapeuta - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Fisioterapia (ENADE)
1 -

Uma criança com 6 meses de idade, com diagnóstico de mielomeningocele, apresentou, ao exame físico, paraparesia dos membros inferiores. A criança não permanece sedestação; em decúbito dorsal, mantém-se em postura de abandono; em decúbito ventral, apresenta capacidade de se posicionar sobre os cotovelos e elevar a cabeça por cerca de 5 segundos, não apresenta capacidade de locomoção nessa posição. Verificou-se que a criança é carregada no colo a maior parte do tempo, ou permanece na cama em decúbito dorsal.

Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca de orientações a serem dadas pelo fisioterapeuta à cuidadora da criança, para o atingimento de objetivos a curto prazo.

I. Quando a criança estiver em decúbito dorsal, deve ser colocada uma fralda em oito nos joelhos, para prevenir a rotação externa de quadril e evitar luxação ou subluxação de quadril.

II. Deve ser utilizado HKAFO (órtese quadril-joelho-tornozelo-pé) para colocar a criança em bipedestação e, assim, evitar desmineralização óssea.

III. A criança deve ser estimulada a acompanhar objetos com a cabeça, quando em decúbito ventral, para desenvolver controle da cervical e da cintura escapular.

IV. A criança deve ser estimulada a ficar sentada sem apoio, a pegar objetos acima da cabeça e a engatinhar, para ganho de controle de tronco.

É correto o que se afirma em

a)

II, apenas.

b)

I e III, a penas.

c)

II e IV, apenas.

d)

I, III e IV, apenas.

e)

I, II, III e IV.

2 -

Um homem com 56 anos de idade, com diagnóstico de Parkinson há 1 ano e meio, apresentou, na avaliação fisioterapêutica, grau 1 de acometimento pela escala de Hoehn e Yahr, com tremor de repouso na mão e no pé esquerdos nos momentos em que o paciente está nervoso ou cansado. O paciente relata que consegue realizar suas atividades cotidianas, não apresenta comprometimento axial, nem alterações musculoesqueléticas.

Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir, a respeito da conduta do fisioterapeuta.

I. O posicionamento do paciente no leito deve ser orientado a fim de reduzir a espasticidade provocada pela síndrome piramidal.

II. O paciente deve ser orientado a realizar rotação de tronco pela manhã, antes de se levantar, na posição sentada e, ao longo do dia, em pé, a fim de melhorar a mobilidade e prevenir a rigidez do tronco.

III. O paciente deve ser orientado sobre os sintomas comuns na evolução dessa doença, que são dismetria, tremor de movimento, disdiadococinesia e nistagmo.

IV. Devem ser oferecidas estratégias que envolvam ritmos e/ou música para que o paciente realize compasso rítmico, a fim de evitar episódios de congelamento.

É correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

II e IV, apenas.

c)

III e IV, apenas.

d)

I, II e III, apenas.

e)

I, II, III e IV.

3 -

Um jovem com 19 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, apresenta fratura da quinta e sexta vértebras cervicais e lesão medular em segmento C6 com classificação ASIA A. Durante assistência hospitalar, foi submetido a tratamento cirúrgico para fixação da coluna. Após 25 dias, recebeu alta e iniciou reabilitação ambulatorial, devido à tetraplegia.

Acerca do processo de reabilitação neurofuncional desse paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. Na reabilitação neurofuncional, o tratamento deve contemplar o ortostatismo, para estimular os diversos sistemas fisiológicos, readaptar o organismo às condições antigravitacionais e manter a homeostasia.

II. A independência funcional é o objetivo do planejamento fisioterapêutico, sendo que a força muscular remanescente deve ser incentivada, observando-se os cuidados com a musculatura cervical, escapular e de ombro na fase inicial de tratamento.

III. Durante a fase de choque medular, o planejamento fisioterapêutico deve prever o exercício resistido dos músculos grande dorsal, serrátil anterior, peitoral maior e peitoral menor, para estimular o ato de se alimentar assistido por órteses.

É correto o que se afirma em

a) II, a penas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
4 -

Um homem com 54 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou dispneia súbita em sua residência. Levado por familiares à emergência de um Hospital Geral, foi entubado e acoplado à ventilação mecânica invasiva e transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). O paciente foi submetido a ventilação controlada a pressão (PCV), com pressão inspiratória = 15 cm H2O; tempo inspiratório = 0,9 s; frequência respiratória = 15 irpm; pressão positiva expiratória final (PEEP) = 5 cm H2O; pressão de pico= 36 cm H2O; fração inspirada de oxigênio= 70%.

Para atender às recomendações brasileiras de ventilação mecânica, os parâmetros que devem ser adotados nesse caso são

a)

volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.

b)

alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a pressão de platô média ≥ 30 cm H 2O nas vias aéreas.

c)

pressão controlada de 20 cm H2O, tempo inspiratório de 0,70 s e PEEP fisiológica, 5 cm H2O.

d)

alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a frequência respiratória de 20 irpm.

e)

ventilação com suporte de pressão de 20 cm H2O e PEEP de 7 cm H2O.

5 -

Um paciente, submetido a cirurgia artroscópica para a reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do liga menta patelar, apresenta, três sem a nas após a cirurgia, derrame articular, queixando-se de dor intensa e limitação importante da amplitude de movimento para a flexão do joelho esquerdo.

Com base no caso apresentado, assinale a opção correta.

a)

A dor do paciente pode ser controlada por meio da mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude, respeitada a resistência do tecido.

b)

A mobilização articular, recurso terapêutico utilizado para o ganho de amplitude de movimento, é contraindicada ao paciente, dada a presença de dor intensa e derrame articular.

c)

A mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude executada até o limite da resistência tecidual, constitui recurso terapêutico indicado ao paciente para a melhoria do quadro de derrame articular.

d)

Dada a limitação da amplitude de movimento, indica-se, como terapia ao paciente, a mobilização articular em grau V, caracterizada pela realização de movimento de pequena amplitude, executado além do arco de movimento.

e)

Dadas as limitações funcionais do paciente, indica-se a mobilização articular grau I, caracterizada pela realização de movimentos rítmicos de pequena amplitude, sem que se atinja a resistência final dos tecidos.

6 -

A instabilidade patelar é um deslocamento não traumático espontâneo comum durante a fase de crescimento, de etiologia multifatorial. A ressonância magnética (RM) e a radiografia apresentadas a seguir demonstram fatores que predispõem ao deslocamento patelar.

Considerando as informações do texto e as imagens, avalie as afirmações a seguir.

I. A RM demonstra displasia da tróclea femoral, fator predisponente ao deslocamento da patela, pois diminui a congruência da articulação patelofemoral.

II. O deslocamento patelar ocorre medialmente durante o valgo do joelho, movimento que aumenta o ângulo do quadríceps e favorece o movimento mediai da patela.

III. Na radiografia, nota-se desvio mediai da patela na posição de joelho estendido, o que sugere desarranjo do ligamento patelofemoral lateral e do retináculo patelar lateral.

IV. Na RM, observam-se efusão do joelho devido a uma hemartrose, marcada pelos asteriscos, e fratura por avulsão da patela, identificada pela seta.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
7 -

Uma mulher com 34 anos de idade, apresenta queixa de parestesia noturna no primeiro, segundo e terceiro dedos da mão direita. O quadro teve início há dois meses, associado à perda de função de preensão e pinça polpa-a-polpa do polegar e do indicador. O diagnóstico clínico é de síndrome do túnel do carpo.

Com relação à semiologia fisioterapêutica dessa paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A estesiometria, uma estratégia de avaliação da sensibilidade, deve ser explorada em pontos específicos no trajeto do nervo mediano, por meio de uma sequência apropriada de cinco monofilamentos, graduados por gramaturas e identificados por cores.

II. A força muscular específica, com caráter objetivo de registro, para as funções de pinça e preensão palmar, é avaliada pelos testes de força muscular manual dos músculos lumbricais e interósseos dorsal e palmar, conjunto muscular responsável pela execução dos movimentos referidos.

III. Em razão da sintomatologia e do estado funcional da paciente, questionários validados cientificamente são instrumentos investigativos válidos que contribuem para o acompanhamento da evolução clínica da mencionada disfunção.

É correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

8 -

As atividades terapêuticas em ambiente aquático podem ter como benefício

a)

a produção do efeito "câmera lenta" dos movimentos, oferecendo aos atletas tempo adicional para controlá-los e experimentar erros, com vistas à recuperação da propriocepção.

b)

a melhoria dos resultados nas atividades de propriocepção articular em atletas, em relação aos alcançados em ambientes fora da água, em qualquer fase da reabilitação.

c)

a contribuição, nas fases finais da fisioterapia, para a reabilitação do atleta, pois as forças resistivas da água produzem menor dispêndio de energia que os exercícios em solo.

d)

o aumento dos níveis de estabilização articular, pois dispositivos como flutua dores fornecem base de apoio sólida na execução dos movimentos articulares.

e)

o favorecimento do treino de equilíbrio na fase inicial da reabilitação, com o atleta posicionado com o nível da água na altura da cintura, que estará sob a influência de aproximadamente 40% do seu peso corporal.

9 -

Em reunião de equipe de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) apresentou o caso de um paciente com 50 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito e úlcera no pé esquerdo. Após avaliação médica, o paciente foi encaminhado ao serviço de referência em fisioterapia, com diagnóstico de pé diabético e úlcera de grau 1, de acordo com a classificação de Wagner, localizada na região plantar, abaixo do primeiro metatarso. A avaliação fisioterapêutica evidenciou anidrose distai, dor, perda de força muscular, ferida superficial com perda total da pele, sem sinais de infecção; a estesiometria identificou incapacidade de percepção do filamento de 10 g em quatro dos 10 pontos testados, o que sugere neuropatia sensitiva.

Com base nos resultados descritos, avalie as afirmações a seguir, com relação aos procedimentos fisioterapêuticos adequados para esse paciente.

I. O fisioterapeuta deve orientar a equipe de ESF para que o ACS acompanhe a família do paciente periodicamente, verificando se estão sendo observados os cuidados com higiene e com a inspeção dos pés do paciente, para detectar a presença de bolhas, cortes e arranhões.

II. A família e/ou o cuidador do paciente devem ser orientados a utilizar diariamente bolsa de água quente em região adjacente à úlcera, com os objetivos de analgesia e melhora do fluxo sanguíneo e da cicatrização.

III. Aplicar a laserterapia de baixa intensidade sobre a úlcera, com o objetivo de cicatrização, associado à cinesioterapia de extremidades.

É correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

10 -

Com relação ao programa fisioterapêutico de um paciente com extensas queimaduras recentes, avalie as afirmações a seguir.

I. Exercícios ativos devem ser realizados em todas as áreas queimadas, a fim de se manter ou recuperar a amplitude de movimento e minimizar ou impedir a formação de contraturas teciduais.

II. A cinesioterapia na piscina é uma opção de escolha do fisioterapeuta para o tratamento do paciente.

III. O exercício contribui no processo de cicatrização das lesões por promover tensão no tecido, desde que a mobilização seja realizada na amplitude articular máxima.

É correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.