ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Dentista - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Odontologia (ENADE)
1 -

A doença cardiovascular é caracterizada por amplo espectro clínico, que varia desde a doença aterosclerótica assintomática até quadros mais graves de infarto agudo do miocárdio. A avaliação do estado geral de saúde e a adoção de medidas preventivas aumentam a segurança clínica no atendimento odontológico.

Considerando que cardiopatas são pacientes diferenciados que necessitam de manejo clínico compatível com suas necessidades, avalie as afirmações a seguir.

I. No consultório odontológico, o controle da ansiedade pode ser realizado por via inalatória, com o uso de óxido nitroso e oxigênio, ou por via oral, por exemplo, com a administração de benzodiazepínicos de ação curta.

II. A administração de anestésicos associados a vasoconstritores adrenérgicos é indicada em pacientes com histórico de infarto agudo do miocárdio há menos de dois meses.

III. A prilocaína, utilizada como solução anestésica, promove analgesia e controle eficaz da hemorragia, mas é contra-indicada para pacientes hipertensos, mesmo em doses pequenas.

IV. As quantidades de epinefrina e norepinefrina liberadas endogenamente no caso de paciente estressado por um efeito anestésico insuficiente é significativamente maior que a concentração existente nos anestésicos em tubetes com epinefrina 1:100 000.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

I e IV.

c)

II e III.

d)

I,III e IV.

e)

II,III e IV.

2 -

A figura abaixo ilustra a média do ceo/CPO e respectivos componentes de acordo com o grupo etário.

Com base nessa figura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os dados ilustram que a cárie dentária está sendo controlada nas populações mais jovens e que, nas populações adulta e idosa, há elevada prevalência de lesões cariosas.

PORQUE

II. Os dados das populações adulta e idosa denotam o modelo cirúrgico-restaurador, não resolutivo, de atenção odontológica a que esses grupos etários foram submetidos.

A respeito destas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
3 -

Uma mulher com 80 anos de idade é portadora da Doença de Alzheimer em grau intermediário. O "esquecimento" fez com que ela abandonasse várias atividades do cotidiano. Sua condição piorou progressivamente, até que surgiram alucinações visuais e ideias delirantes, como ilusões de roubo. Atualmente, precisa de ajuda em todas as atividades, exceto na de alimentar. A família procurou o cirurgião-dentista por encaminhamento do geriatra. A idosa tem duas filhas casadas, que trabalham e se revezam nos cuidados à mãe. As imagens abaixo ilustram as condições clínicas encontradas.

Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a segui relativas às condutas a serem adotadas pelo cirurgião-dentista.

I. Encaminhar solicitação escrita ao médico geriatra de autorização para o início do tratamento da paciente, o qual envolverá raspagem dental, profilaxia profissional e orientação de higiene bucal.

II. Solicitar às filhas que aguardem na sala de espera, enquanto estiver orientando a paciente sobre condutas de higiene bucal e da prótese.

III. Comunicar-se com outros profissionais da saúde, para abordagem em conjunto, a fim de contornar questões relacionadas ao engajamento da família na prevenção das patologias bucodentárias da paciente.

IV. Orientar as filhas sobre técnicas de higiene bucal e da prótese dentária e solicitar à responsável legal pela paciente que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/Informado.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

I e III.

c)

III e IV.

d)

I, II e IV.

e)

II, III e IV.

4 -

A partir dessa definição de bulimia, avalie as afirmações a seguir.

I. A neutralização dos ácidos gástricos imediatamente após o vômito, com a utilização de antiácidos, é medida preventiva eficaz que minimiza perdas estruturais nos dentes.

II. Os índices de cárie em pacientes bulímicos são diretamente associados à frequência de vômitos, a despeito do padrão da hiperfagia e da presença de xerostomia.

III. O tratamento odontológico de pacientes com desordens alimentares é, muitas vezes, iniciado tardiamente, e, mesmo após a cura/controle da desordem alimentar, a perda de estrutura dental é irreversível.

É correto o que se afirma em

a) II, apenas.
b) III, a penas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, a penas.
e) I,II e III.
5 -

Pacientes com 60 anos de idade ou mais, portadores de diabetes, participaram de um grupo de promoção do envelhecimento ativo e saudável realizado pela Unidade Básica de Saúde. Diante da proposta de cardápio apresentada pela nutricionista, manifestaram não ter condições de seguir a dieta com mais fibra, pois tinham dificuldades para mastigar e, na maioria das vezes, optavam por uma alimentação mais pastosa. Isso é justificado pelo fato do CPO-D médio para esta faixa etária no Brasil ser de 27,5, do qual o componente perdido representa 91,9% do total do índice, o que indica uma grande necessidade de próteses dentárias.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com o objetivo de atender à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que preconiza a atenção integral para essa população, a Equipe de Saúde Bucal deve confeccionar, na atenção básica, as próteses dentárias necessárias à reabilitação e à melhora da mastigação dos idosos, bem como, atuar em conjunto com os outros profissionais de saúde envolvidos na atenção à saúde do idoso.

PORQUE

II. Na atenção básica, devem ser incorporadas ações que promovam a melhoria da resolutividade da atenção à pessoa idosa com abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, que levam em conta a interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais que influenciam a saúde do idoso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
6 -

Uma mulher com 36 anos de idade, apresentando dor no elemento 16, buscou atendimento odontológico. Ao exame físico, observou-se a presença de biofilme espesso e cálculo em quase todos os dentes, além de sangramento gengiva!. O elemento 16 apresentou sensibilidade exacerbada à percussão e teste de vitalidade pulpar negativo, apesar da ausência de cárie ou restauração profunda.

Foi constatada bolsa periodontal verdadeira com 7 mm na face distai do elemento 16, associada à secreção purulenta. Pelo exame radiográfico, verificou-se perda óssea do tipo vertical associa da à face distai do elemento 16.

Nessa situação, o diagnóstico e o tratamento adequados para o caso dessa paciente são

a) periodontite apical aguda; tratamento endodôntico e antibioticoterapia.
b) lesão endoperiodontal; tratamento endodôntico e antibioticoterapia.
c) abscesso periodontal; drenagem e antibioticoterapia.
d) abscesso periodontal; raspagem com acesso cirúrgico e antibioticoterapia.
e) lesão endoperiodontal; tratamento endodôntico e tratamento periodontal.
7 -

Um menino com 8 anos de idade foi levado pela mãe para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com queixa de sangramento gengival e ardência na língua. Na anamnese, foi relatado que o sangramento ocorre durante a escovação dos dentes, que, por isso, não tem sido realizada ultimamente. Quanto à ardência na língua, que iniciara há um mês, o menino relatou piora ao comer chocolate. Conforme relato da mãe, a criança consome muitos alimentos açucarados durante o dia. No prontuário da criança observaram-se as condições de obesidade e anemia. No exame intrabucal, foi observada erosão da ponta até a parte central do dorso da língua, além de grande quantidade de biofilme dental e sangramento gengival, várias lesões de cárie extensas e manchas brancas opacas na região cervical das faces vestibulares dos dentes.

Com relação ao caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O sangramento está associado à gengivite pela presença de biofilme e à higiene bucal da criança.

II. A obesidade da criança e a presença de várias lesões de cárie extensas e de manchas brancas opacas nos dentes têm fatores de risco em comum, como o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos.

III. A erosão na língua sugere relação com a anemia ferropriva, que pode resultar em perda das papilas filiformes.

IV. A erosão lingual está associada à diminuição excessiva de pH bucal, decorrente da fermentação de carboidratos pela microbiota residente.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I,III e IV.
8 -

Os pacientes cardiopatas apresentam alterações de origem congênita (comunicação interatrial e interventricular, defeitos do septo atrioventricular, anomalia de artérias coronárias), ou adquirida (hipertensão arterial, coronariopatias, aterosclerose, arritmias, cardiomiopatias, insuficiência cardíaca congestiva). As adquiridas são mais frequentemente encontradas em indivíduos adultos, e são cada vez mais comuns no ambiente odontológico, inspirando uma série de cuidados e rotinas especiais.

Considerando essas informações e o atendimento odontológico ao paciente cardiopata com alterações adquiridas, avalie as afirmações a seguir.

I. Recomenda-se, em pacientes com arritmias cardíacas, a antibioticoterapia profilática para evitar endocarditite infecciosa.

II. Recomenda-se a utilização de sedativos pré e trans-operatórios, anestesia local potente e analgesia pós-operatória para minimizar o estresse do paciente.

III. Deve-se evitar o uso de anestésicos que contenham vasoconstritores do grupo das aminas simpatomiméticas como a epinefrina, norepinefrina e levonordefrina, em pacientes com arritmias cardíacas.

IV. Deve-se prescrever anti-inflamatórios não-esteroidais para pacientes arrítmicos que fazem uso de betabloqueadores não seletivos (propranolol), pois sua interferência no mecanismo de ação desta droga é clínica mente insignificante.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e III.

b)

II e III.

c)

II e IV.

d)

I, II e IV.

e)

I, III e IV.

9 -

Uma mulher com 23 anos de idade apresentando hematoma no lábio superior direito, fratura no terço médio da coroa do dente 12 com exposição pulpar, arranhões nos braços, escoriações e edemas nas pernas é atendida em uma Unidade Básica de Saúde.

Nessa situação, avalie as afirmações a seguir, sobre a conduta correta que o cirurgião-dentista deve desempenhar.

I. Realizar imediatamente a restauração do dente 12.

II. Realizar exames físico intra e extrabucal e radiográfico.

III. Indagar sobre a história do trauma buscando elementos que possam caracterizar sua causa.

IV. Indicar que a paciente procure a assistente social da unidade, caso suspeite de violência doméstica.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I,III e IV.
e) II,III e IV.
10 -

Um homem com 49 anos de idade procura atendimento odontológico com queixa de dor intolerável, pulsátil, constante e difusa na região de molares inferiores, lado esquerdo. O paciente mostra-se debilitado e relata estar "gripado", ter tido febre alta nos últimos dois dias, dores no corpo e "atrás dos olhos", apresentando um quadro sistêmico compatível com dengue. Após exame clínico, foi estabelecido o diagnóstico de pulpite irreversível no dente 36 e realizado o tratamento endodôntico.

Considerando a opção de prescrição medicamentosa para conforto e controle da dor pós-operatória, qual é o fármaco de eleição?

a) Ácido acetilsalicílico.
b) lbuprofeno.
c) Dipirona.
d) Nimesulida.
e) Diclofenaco.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.