ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - Arquivista - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - 2016

Arquivologia
1 -

As proposições a seguir se relacionam diretamente às circunstâncias da promulgação, pelo Ministério do Interior da França, em 1841, das “Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais”. Analise as proposições e assinale “V” para verdadeira ou “F” para falsa

( ) As chamadas Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais visavam a corrigir a prática descontextualizadora de organização dos arquivos.

( ) Anterior à publicação das Instruções, sob a influência dos historiadores, os documentos eram organizados em grandes temas, de tal maneira que o documento de arquivo era considerado por seu valor intrínseco, independente de seu contexto.

( ) A partir das Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais, a organização dos documentos deveria seguir respeitando a natureza do suporte, independente de seu contexto.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

a)

F, V, V.

b)

V, V, F.

c)

V, F, F.

d)

F, F, V.

2 -

Todas as proposições abaixo se relacionam às reflexões desenvolvidas por Duranti sobre o conceito de documento arquivístico, EXCETO:

a)

Documentos arquivísticos na contemporaneidade desempenham o papel de arsenais da administração, do direito, da história, da cultura e da informação.

b)

Documentos arquivísticos constituem uma promessa de fidelidade aos fatos e às ações que manifestam e para cuja realização contribuem.

c)

A introdução da informação documental, registrada num suporte com um código preestabelecido, criou uma revolução no modo de utilizar a informação.

d)

Documentos arquivísticos são interdependentes, porque estabelecem relações entre si no decorrer das atividades.

3 -

Leia o texto a seguir.

Considerando as fases da gestão de documentos, assinale com “V" as afirmativas verdadeiras e com “F" as afirmativas falsas.

( ) A fase produção compreende os métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas de classificação.

( ) Na fase produção, deve-se evitar produzir documentos que não sejam essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado.

( ) A fase utilização diz respeito ao fluxo percorrido pelos documentos para o cumprimento de sua função administrativa, assim como de sua guarda, após cessar o trâmite.

( ) A fase de destinação compreende a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo.

( ) A fase destinação envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) F, F, V, F, V.
b) V, V, F, F, V.
c) V, F, V, F, V.
d) F, V, V, F, V.
4 -

Leia o texto a seguir.

Considerando as atividades, os procedimentos, as vantagens e as condições da construção e dos equipamentos dos depósitos de arquivamento intermediário, também denominados arquivos intermediários, analise as afirmativas abaixo.

I. Os responsáveis pelo depósito de arquivamento intermediário devem atender às consultas dos órgãos depositantes.

II. Os documentos devem ser transferidos do arquivo corrente para arquivamento intermediário com as datas de eliminação e de recolhimento para guarda permanente definidas.

III. Uma das vantagens dos arquivos intermediários é economia de espaço, pessoal, equipamento e tempo.

IV. A construção e os equipamentos dos depósitos de arquivamento intermediário podem ser simples. No entanto, devem permitir a conservação adequada do acervo documental.

Está(ão) CORRETA(S):

a) 1 afirmativa, apenas.
b) 2 afirmativas, apenas.
c) 3 afirmativas, apenas.
d) 4 afirmativas.
5 -

Leia o texto a seguir.

São metadados obrigatórios do registro em um SIGAD, EXCETO:

a)

Prazos de guarda.

b)

Número identificador atribuído pelo sistema.

c)

Produtor.

d)

Redator

6 -

Leia o texto a seguir.

Considerando os requisitos indicados no e-arq Brasil para desenvolver um SIGAD, analise as afirmativas abaixo.

I. Os requisitos foram classificados de acordo com o grau maior ou menor de exigência para que o SIGAD possa desempenhar suas funções.

II. Os requisitos foram classificados em: obrigatórios; obrigatórios, se aplicáveis; e facultativos.

III. Quando indicado pela frase “ O SIGAD deve...", o requisito é imprescindível.

IV. Quando indicado pela frase “ O SIGAD pode...", o requisito é opcional.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

a)

I e II, apenas.

b)

II e III, apenas.

c)

I e IV, apenas.

d)

III e IV, apenas.

7 -

Leia o texto a seguir.

Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

a)

corrente, intermediário ou permanente.

b)

ostensivo, sigiloso ou reservado.

c)

cifrado, criptografado ou descriptografado.

d)

minuta, original ou cópia.

8 -

Leia o texto abaixo.

Hamilton é arquivista e trabalha no arquivo intermediário de uma Universidade Federal em Minas Gerais. Em dezembro de 2015, Hamilton recebeu no arquivo intermediário os seguintes documentos:

- O projeto de pesquisa, original, proposto por um professor do Departamento de Sociologia e Antropologia, produzido em março de 2013, com o seguinte despacho: “O projeto foi executado entre 10/03/2013 e encerrado em 27/11/2015".

- Uma pasta contendo os resultados e as avaliações parciais, originais, dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas, referentes ao ano letivo de 2014, com a seguinte despacho: “Informações incluídas no relatório final".

- As folhas de ponto, originais, dos bolsistas de iniciação científica de um projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, referentes ao ano letivo de 2010.

- As fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica, do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, originais, produzidas no segundo semestre de 2015.

Considerando-se essas informações, a terminologia arquivística e o trecho da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) apresentado abaixo.

Analise os quatro procedimentos a seguir.

I. Hamilton deve efetuar a transferência do projeto de pesquisa do professor do Departamento de Sociologia e Antropologia ao arquivo intermediário, onde irá permanecer até novembro de 2018, quando, então, deverá ser recolhido ao arquivo permanente.

II. Hamilton deve devolver a pasta contendo os resultados e as avaliações parciais dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas ao arquivo corrente da unidade, onde deverá permanecer até 2019, quando, então, deverá ser transferida ao arquivo intermediário.

III. Hamilton não deve efetuar a transferência das folhas de ponto dos bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até 2062, quando, então, poderão ser eliminadas.

IV. Hamilton não deve efetivar a transferência das fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até o segundo semestre de 2020, quando poderão ser eliminadas.

Está(ão) CORRETO(S):

a)

2 procedimentos, apenas.

b)

1 procedimento, apenas.

c)

4 procedimentos.

d)

3 procedimentos, apenas.

9 -

De acordo com Bellotto são documentos considerados como de guarda permanente para o Arquivo Nacional brasileiro, exceto:

a)

Os de valor informativo sobre pessoas, fatos ou fenômenos, cuja memória, em termos históricos, seja considerada relevante.

b)

Documentos que tenham sido colecionados para identificar as noções de público e privado no âmbito da arquivologia.

c)

Documentos referentes à origem, aos direitos e aos objetivos da instituição.

d)

Os de valor probatório com relação a direitos, tanto de pessoas físicas ou jurídicas, quanto de coletividades.

10 -

Considerando que o arranjo é uma das atividades do Arquivo Permanente, analise as afirmativas a seguir, e assinale com “V" as verdadeiras e com “F" as falsas:

( ) O arranjo resume-se nas operações técnicas destinadas a avaliar a documentação produzida nos arquivos de caráter corrente, de acordo com os princípios fundamentais da arquivologia.

( ) O arranjo deve ser feito de acordo com as diferentes estruturas organizacionais, funções e atividades da entidade produtora, visando distribuir, numa ordem lógica, os documentos de um arquivo.

( ) O arranjo resume-se na reordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações estabelecidas na tabela de temporalidade, obedecendo a critérios que respeitam o caráter orgânico desses conjuntos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

a)

V, F, F.

b)

V, F, V.

c)

F, V, V.

d)

V, V, V.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.