ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 8ª Região (PA e AP) (Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - Pará e Amapá) - Analista Judiciário - Engenheiro Civil - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2016

Direito Constitucional
1 -

De acordo com a CF, compete originariamente ao Supremo

Tribunal Federal processar e julgar ação

a)

que verse sobre verbas indenizatórias recebidas pela magistratura comuns a outras carreiras públicas.

b)

ordinária que impugne ato do Tribunal de Contas da União.

c)

cível ajuizada contra o presidente da República.

d)

direta de inconstitucionalidade contra lei do Distrito Federal editada no exercício de sua competência municipal.

e)

tipicamente constitucional ajuizada contra o Conselho Nacional de Justiça.

Engenharia Civil
2 -

Ao realizar a medição de um aterro, o fiscal de uma obra verificou que a cota original do terreno estava 10 m acima da cota de projeto. Se o erro verificado não fosse corrigido,

a) não afetaria a quantificação do serviço, pois o critério de medição usual é por volume de material transportado.
b) não afetaria a quantificação do serviço, pois o critério de medição usual é por área aterrada.
c) seria desprezível para a medição, pois a diferença de cota apresentada é insignificante para serviço de terraplenagem.
d) a quantidade de serviço medido seria superior ao serviço efetivamente executado.
e) acarretaria um prejuízo para a contratada.
3 -

Considerando que, durante a construção de uma edificação simples, a betoneira tenha apresentado uma falha e o concreto tenha sido preparado manualmente, é correto afirmar que

a) em obras não é permitido preparo manual de concreto.
b) o traço do concreto adotado no preparo com betoneira deve ser mantido no preparo manual.
c) o desvio padrão a ser considerado deve ser maior no cálculo da resistência do concreto preparado manualmente.
d) o desvio padrão a ser considerado deve ser mantido no cálculo da resistência do concreto preparado manualmente.
e) o cronograma da obra deve ser antecipado, pois o preparo manual é mais rápido.
4 -

Para que se evite o retorno de gases provenientes do esgoto, no sentido do fluxo da rede, o ralo seco deve

a) ser instalado antes de um ralo sifonado.
b) possuir válvula de retenção.
c) ser instalado diretamente no esgoto primário.
d) ser instalado após um desconector.
e) ser evitado em instalações sanitárias.
5 -

Após o técnico eletricista instalar a rede elétrica interna em um prédio, o engenheiro responsável pela obra observou, em um circuito, que os fios fase e retorno estavam conectados no bocal da lâmpada, e os fios retorno e neutro no interruptor, o que é incorreto. Com a energização da rede e o acionamento do interruptor, pode-se concluir que, nesse caso,

a) a lâmpada acenderá com uma luminosidade reduzida.
b) o disjuntor do circuito desarmará.
c) a lâmpada acenderá com uma luminosidade aumentada.
d) a lâmpada acenderá normalmente.
e) a lâmpada imediatamente queimará.
6 -

Um pilar de concreto de cinco metros de altura, corretamente dimensionado, com seção reta quadrada de 30 cm de lado, está sujeito a um carregamento oriundo do apoio de quatro vigas. Durante a obra foi decidida uma redução do pé direito em 1 m, o que consequentemente levou à diminuição da altura desse pilar para 4 m. Como a armadura do pilar já se encontrava lançada na fôrma, o engenheiro decidiu, após consultar o autor do projeto, apenas cortar o comprimento excedente das barras de aço e executar o pilar sem alterar o projeto original. Após esse procedimento e a conclusão da obra, o pilar

a) terá capacidade de resistir aos esforços de compressão a que estará submetido.
b) apresentará risco de entrar em colapso.
c) ficará subarmado.
d) terá aumentada sua esbeltez.
e) reduzirá sua capacidade inicial de resistir a esforços de compressão.
7 -

Uma edificação de um pavimento, apoiada em fundações do tipo sapata, teve um vazamento no esgoto primário, o que causou carreamento de solo abaixo da projeção da edificação. O problema do vazamento foi rapidamente solucionado, entretanto surgiram fissuras diagonais nas paredes externas, próximas ao local do vazamento. Uma possível causa dessas fissuras é

a) a contaminação do reboco com os gases oriundos do esgoto.
b) o recalque da fundação devido ao carreamento do solo.
c) a umidade excessiva nas paredes, causada pelo esgoto do vazamento.
d) a retração térmica oriunda da rápida variação de temperatura do solo após a secagem do vazamento.
e) a oxidação da armadura da fundação.
8 -

No que se refere à geotecnia, assinale a opção correta.

a) A ruptura do subsolo in situ ocorre por expansão de cavidade cilíndrica no ensaio penetrométrico, único método que permite a determinação de características como deformabilidade e resistência ao cisalhamento.
b) A linha de ruptura de taludes naturais e de barragens de terra pode ser determinada por métodos de equilíbrio-limite, pelo qual se pressupõe que o solo se deforma e se rompe lentamente.
c) Nos deslizamentos de tálus, decorrentes da ação da força da gravidade e das pressões neutras, o material escoa como uma massa sólida e apresenta uma linha de ruptura bem definida.
d) Uma barragem de rejeitos alterada para jusante e construída mais lentamente que o planejado pode se romper se houver, durante o sismo, liquefação em sua fundação ou aumento excessivo das pressões neutras em seu corpo.
e) Em obras de terra, a carga é puramente altimétrica ao longo da linha freática e, quaisquer que sejam as equipotenciais, a diferença entre as ordenadas dos pontos de encontro de duas equipotenciais consecutivas com a linha freática é constante.
9 -

Com relação à hidráulica e à hidrologia aplicadas ao saneamento, assinale a opção correta.

a) A distribuição do fluxo para a tubulação da câmara de montante feita com vertedor lateral em sifão invertido dispensa a entrada frequente de pessoas na câmara.
b) Para a determinação da defasagem das contribuições, a vazão máxima contribuinte ao interceptor, é obtida pelo emprego de hidrogramas do próprio interceptor efluente ao poço de visita de montante do primeiro trecho do interceptor.
c) Por ser gradualmente variado, o regime de escoamento nos interceptores e emissores não pode ser considerado como permanente e uniforme, mesmo para efeito de dimensionamento hidráulico.
d) No dimensionamento de uma tubulação de esgoto, para uma mesma relação altura da lâmina de água pelo diâmetro do tubo, aumentando-se o diâmetro do tubo, diminui-se a velocidade crítica e aumenta-se a declividade para o início do arraste de ar.
e) No trabalho com profundidades mínimas em projetos de rede coletora de esgoto em que o diâmetro do coletor de jusante é maior que o de montante, a geratriz inferior dos tubos deve coincidir para se evitar a formação de remanso.
10 -

No que diz respeito ao saneamento básico urbano e rural, assinale a opção correta.

a) O sistema de vala de filtração deve ser utilizado em solos que propiciem a absorção de esgoto derivado de tanque séptico, para que se evite a poluição de lençóis freáticos.
b) No tratamento de esgoto pelo sistema de lodo ativado, a decomposição do material orgânico complexo é feita por bactérias e fungos.
c) Em comparação ao sistema convencional, o sistema condominial para esgotamento sanitário das quadras apresenta menor número de ligações prediais e menor custo de construção dos coletores e de manutenção do sistema.
d) As tampas das caixas de fossa séptica com mecanismo biodigestor devem ficar vedadas para evitar a liberação do mau odor resultante da decomposição anaeróbia.
e) Em comparação aos sistemas de esgotamento sanitário do tipo separador absoluto e misto, o sistema unitário permite a execução das obras de maneira mais fácil, rápida e flexível, apesar de não funcionar bem em vias públicas não pavimentadas e de sua implementação ser mais dispendiosa.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.