ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Niterói - RJ (Prefeitura Municipal de Niterói) - Professor II - COSEAC (Coordenadoria de Seleção - Universidade Federal Fluminense) - 2016

Química
1 -

Os fluoretos são os principais responsáveis pela redução da cárie dentária em países desenvolvidos e também no Brasil. Além da redução da prevalência da cárie, o flúor age reduzindo a velocidade de progressão de novas lesões. Em São Gonçalo, na ETA de Laranjal, o flúor é colocado na água através da adição de H2SiF6 (http://www.cruiser.com.br /sg/sg29.html), aplicado por meio de uma bomba dosadora de fluxo contínuo. H2SiF6 é uma substância:

a) pura, pois o ácido fluossilícico é formado de mais de um elemento químico.
b) simples, pois o ácido em questão não é adicionado na forma de mistura.
c) composta, pois é formada de mais de um elemento e sua função química é hidreto.
d) simples, pois o hidreto fluossilícico é formado de mais de um elemento químico.
e) composta, pois é formada de mais de um elemento e sua função química é ácido.
2 -

A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer “a química”. Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. e obteve grande êxito na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório. A partir das obscuras etimologias e através de uma leitura intrincada, enigmática e carregada de símbolos dos escritos alquimistas, pode-se ter claramente que uma das finalidades da alquimia era transformar os metais chamados inferiores (principalmente o mercúrio e o chumbo) em ouro e prata, metais tidos como superiores. (http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_25/alquimia. html, adaptado.) Para obter átomos de ouro a partir de átomos de metais inferiores, seria necessário que os alquimistas fossem capazes de:

a) realizar a transmutação nuclear, na qual os núcleos de mercúrio e chumbo são aquecidos e posteriormente fundidos.
b) mudar a distribuição dos elétrons, em níveis e subníveis da eletrosfera, dos átomos dos elementos mercúrio e chumbo.
c) aplicar técnicas analíticas de separação de misturas metálicas, tais como a cromatografia e a destilação fracionada.
d) promover reações químicas entre soluções de metais inferiores, submetidas a temperaturas elevadas.
e) alterar o número de prótons de átomos de mercúrio e chumbo, pois este número é diferente do número de prótons de átomos doouro.
3 -

Durante uma aula de Ciências foi montado o

seguinte experimento: dois béqueres foram

preenchidos com uma solução de bicarbonato de

sódio e neles foram colocados funis de vidro

contendo ramos de Elódea (planta aquática). Nos

dois funis, um tubo de ensaio foi emborcado

contendo água e algumas gotas de solução de

fenolftaleína e hidróxido de sódio até a boca (a

fenolftaleína adquire coloração rosada em meio

básico e incolor, em meio ácido). Estas montagens

foram feitas impedindo a entrada de ar nos tubos e

a formação de bolhas.

Um conjunto foi colocado em presença de luz e

outro foi mantido no escuro. Passado algum tempo,

comparou-se a quantidade de gás produzido pelas

plantas em ambos os conjuntos e a coloração da

solução de fenolftaleína. Também se verificou o tipo

de gás produzido, retirando-se os tubos de ensaio

dos sistemas (sem deixar escapar o gás no interior

dos mesmos, tampando-os com o dedo) e

introduzindo em cada um deles, uma piaçava em

brasa.

Sobre o experimento realizado, espera-se que:

a) a solução de fenolftaleína fique incolor somente no tubo do sistema deixado no escuro, devido à produção de gás carbônico pela respiração, o que acidifica o meio.
b) a solução de fenolftaleína fique incolor em ambos os tubos, já que a planta produz gás carbônico tanto em presença quanto em ausência de luz.
c) no conjunto exposto à luz, a fenolftaleína fique incolor, já que a planta libera apenas gás oxigênio pela fotossíntese, tornando o meio ácido.
d) no conjunto deixado no escuro, a quantidade de gás acumulada no tubo seja maior e que este seja comburente, aumentando a chama da piaçava em brasa.
e) no tubo deixado no claro, a quantidade de gás acumulada seja menor, pois a plantaproduz gás oxigênio pela fotossíntese, mas não produz gás carbônico, simultaneamente.
4 -

Um estudo realizado na reserva Yanomami (RR), coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Socioambiental (ISA), mostra que em algumas aldeias indígenas 92% das pessoas examinadas estão contaminadas por mercúrio. Nesse estudo, a análise das concentrações de metilmercúrio em peixes carnívoros e peixes onívoros, que constituem uma das principais fontes de exposição humana ao metilmercúrio, sobretudo em populações ribeirinhas, mostrou que a média da concentração de mercúrio nos peixes carnívoros foi de 0,14 µg.g-1, enquanto nos peixes onívoros essa média foi de 0,10 µg.g-1. O resultado para a concentração de metilmercúrio nos peixes é coerente, pois:

a) esta substância é hidrossolúvel, sendo eliminada rapidamente pelos rins dos peixes de água doce, que produzem urina abundante e diluída para manter o equilíbrio osmótico.
b) o metilmercúrio é lipossolúvel e muito bem absorvido pelas membranas biológicas em geral, o que proporciona sua acumulação ao longo da cadeia alimentar.
c) quanto menor o nível trófico ocupado por uma espécie na cadeia alimentar, maior sua oncentração de mercúrio, devido à ocorrência de magnificação trófica.
d) espécies mais próximas da base da cadeia alimentar têm maior disponibilidade de energia, metabolismo mais intenso e, consequentemente, maior velocidade na eliminação de toxinas.
e) algumas espécies, incluindo vertebrados, são apazes de biorremediação, processo em que são capazes de acumular metais pesados, retirando-os do ambiente.
Biologia
5 -

São características vegetais associadas à sobrevivência em ambientes secos as abaixo relacionadas, EXCETO:

a) pneumatóforos.
b) superfície foliar reduzida.
c) estômatos no interior de criptas.
d) epiderme foliar pluriestratificada.
e) caules suculentos e clorofilados.
6 -

Esporotricose é uma infecção causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que provoca graves lesões na pele. Durante a última década ocorreu um significativo aumento dos casos clínicos de esporotricose no Brasil, particularmente no Estado do Rio de Janeiro, onde vem se manifestando uma epidemia em seres humanos correlacionada com a transmissão por gatos. Todos os fungos, parasitas ou não, apresentam como característica:

a) nutrição heterotrófica.
b) parede celular de lignina.
c) digestão extracelular.
d) células procarióticas.
e) presença de plasmídeo.
7 -

Os vírus da gripe causam epidemias anuais e pandemias ocasionais que reivindicaram as vidas de milhões. O surgimento de novas cepas continuará a representar desafios para a saúde pública e as comunidades científicas. Um bom exemplo é o recente surgimento de vírus H1N1 de origem suína, que se transmite e propaga entre os humanos, resultando em surtos. Os esforços para controlar esses surtos e monitoramento em tempo real da evolução deste vírus deverão nos fornecer informações valiosas para orientar programas de controle de doenças infecciosas e melhorar a compreensão dos fatores que determinam a patogenicidade e/ou transmissão do vírus. (traduzido de NEUMANN, N. e KAWAOKA. Emergence and pandemic potential of swine-origin H1N1 influenza vírus. Nature 459, 931-939, 18 June 2009. http://www.nature.com/nature/journal/v459/n7249/abs/ nature08157.html). Os vírus Influenza A, B e C, da família Orthomyxoviridae, são de:

a) DNA de fita (cadeia) simples e de polaridade positiva.
b) RNA de fita (cadeia) simples e de polaridade negativa.
c) DNA de dupla fita (cadeia), como os do herpes simples humano.
d) RNA de fita (cadeia) simples e de polaridade positiva.
e) DNA de fita (cadeia) simples e de polaridade negativa.
8 -

Cerca de 92% de todas as crianças com a Síndrome de Down apresentam trissomia, com um cromossomo 21 extra em todas as células corporais, resultando numa contagem cromossômica total de 47 cromossomos. (http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/sare/article/ viewFile/333/324). Essa condição é um exemplo de aneuploidia, fenômeno que pode ocorrer quando:

a) nas primeiras divisões mitóticas do zigoto, cromátides não irmãs trocam segmentos de DNA de tamanhos diferentes.
b) há perda de um fragmento cromossômico durante o crossing over, e, em seguida, este fragmento une-se a outro cromossomo, de um par não homólogo.
c) um dos gametas que origina o zigoto possui dois cromossomos do mesmo tipo, devido à não disjunção dos membros do par de homólogos durante a meiose.
d) há dupla fecundação: um óvulo haploide é fecundado por dois espermatozoides também haploides.
e) um óvulo diploide, produzido pela não disjunção de todos os seus cromossomos na meiose, é fecundado por um espermatozoide haploide.
9 -

A evolução biológica, por abranger todas as áreas da Biologia, é considerada conceito central e unificador, capaz de explicar tanto a diversidade quanto a semelhança existente entre os seres vivos. A respeito do tema, é correto afirmar que a evolução biológica:

a) é um processo de aperfeiçoamento e melhora das espécies, podendo ser considerado como sinônimo de “progresso” dos seres vivos ao longo do tempo.
b) resulta de adaptações dos organismos a mudanças ambientais, através do desenvolvimento de uma forma, função ou comportamento mais adequado às novas circunstâncias.
c) é uma tendência natural a um aumento na complexidade dos organismos, que acabam, assim, originando novas espécies, portadoras de maior desenvolvimento anatômico e fisiológico.
d) decorre da alteração na composição genética de uma população de organismos ao longo do tempo, em consequência de fatores como mutação, fluxo gênico, deriva genética e seleção natural.
e) é a capacidade que os seres vivos têm de desenvolver modificações (características derivadas) em relação aos seus ancestrais, o que os torna mais adaptados ao ambiente em que se encontram.
10 -

São partes do sistema linfático humano:

a) tonsilas palatinas e adenoides.
b) paratireoides e linfonodos.
c) adenoides e paratireoides.
d) timo e paratireoides.
e) suprarrenal e tonsilas palatinas.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.