ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Niterói - RJ (Prefeitura Municipal de Niterói) - Administrador - COSEAC (Coordenadoria de Seleção - Universidade Federal Fluminense) - 2016

Administração Geral

Texto I

1 -

A classificação mais apropriada para a “perua” de Marcelo Rossi deve ser bem de:

a) consumo.
b) produção.
c) capital.
d) trabalho e produção.
e) produção, capital e consumo.
2 -

A Administração da Produção constitui o núcleo de toda atividade empresarial, representando a própria finalidade da existência do negócio, já que cada empresa existe para produzir algo. Quanto ao que produzem, as empresas chamadas terciárias são as:

a) extrativas.
b) que assumem o trabalho que cabia à outra.
c) transformadoras de insumos secundários.
d) que possuem múltiplas competências.
e) prestadoras de serviços.
3 -

A despeito da monetarização vivida pela sociedade contemporânea, práticas comerciais primitivas, que independem do uso de moeda, vêm sendo agora revividas e se consolidam, por vezes com auxílio da moderna internet. Na verdade, trocas que envolvem mercadorias e serviços atravessaram o tempo e se fazem presentes até nas sociedades desenvolvidas, confirmando a força do que ficou conhecido como:

a) pacto.
b) conchavo.
c) escambo.
d) avença.
e) concerto.
4 -

Administrar é alcançar resultados por meio de pessoas, aplicando o chamado processo básico da Administração. Mas para que se tenha o poder de administrar e mobilizar os recursos organizacionais é fundamental a existência de outro tipo de recurso que assegure ao administrador capacidade de decidir e mobilizar funcionários. Este atributo especial é conhecido como:

a) liderança.
b) autoridade.
c) investidura.
d) mandado.
e) delegação.
5 -

Determinada “ferramenta” japonesa de gestão propôs a reorganização do ambiente produtivo por meio da eliminação de desperdícios. Sugeriu também a aplicação de sistemas que resultassem na produção da quantidade demandada, na qualidade perfeita e sem excessos, tudo de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. Seu foco incluiu a redução, ou mesmo eliminação, de estoques e desperdícios, minorando custos. Esta ferramenta ficou conhecida como:

a) six sigma.
b) benchmarking.
c) just-in-time.
d) kanban.
e) reengenharia.
6 -

Todos os custos associados à gestão de estoques costumam ocorrer em três áreas principais: manutenção de estoques, pedidos e falta. No entanto, há outro tipo de custo, intangível, relacionado à perda de receitas por ter sido o capital investido em estoque, deixando de ser investido em outra atividade econômica. Este custo é conhecido como:

a) oportunidade de ativos.
b) depreciação de investimentos.
c) imponderabilidade de risco.
d) depreciação contingencial.
e) oportunidade de capital.
7 -

A gestão logística considera conveniente o desenvolvimento de sistemas para movimentação de cargas que permitam acondicionar volumes uniformes em unidades de carga. Busca reduzir, assim, custos de viagem, tempo de permanência de veículos nos embarques e desembarques, além de oferecer maior segurança à carga, eliminando o manuseio direto. Esta prática ficou conhecida como:

a) drawback.
b) unitização.
c) cabotagem.
d) eifo.
e) alavancagem.
8 -

As empresas são constituídas por pessoas que lidam com recursos para atingir seus objetivos, o que significa dizer que, sem recursos, elas não conseguem alcançar os objetivos pretendidos. No entanto, um dos recursos tem papel integrador dos demais e viabiliza o bom uso do processo básico da Administração. Trata-se do recurso conhecido como:

a) humanos.
b) financeiros.
c) administrativos.
d) físicos.
e) mercadológicos.
9 -

Organizações produtivas contemporâneas ainda incluem administradores táticos em suas estruturas para traduzirem objetivos gerais e planos de nível institucional em metas, ou objetivos intermediários relacionados com atividades mais específicas. Estes administradores são normalmente conhecidos como:

a) empreendedores.
b) superintendentes.
c) gerentes.
d) executivos.
e) experts.
10 -

O diretor-geral da empresa fez questão de comparecer à cerimônia de premiação da equipe que alcançou o maior nível de produção que se pode manter dentro de uma estrutura de programação realista, considerado um período de inatividade normal e supondo-se disponibilidade suficiente de entradas para operar a maquinaria e o equipamento existente. Ele valorizou, portanto, o conceito de capacidade:

a) limite de instalação.
b) teto de inflexão.
c) de produção.
d) de superação.
e) instalada.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.