ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFAM (Universidade Federal do Amazonas) - Assistente em Administração - COMVEST - UFAM (Comissão Permanente de Concursos da Universidade Federal do Amazonas) - 2016

Direito Administrativo
1 -

A inclusão social das pessoas com deficiência é um dos pontos considerados na Lei 8.112/90. Nesse sentido, às pessoas com deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a sua deficiência. Para essas pessoas, qual o percentual mínimo e máximo de vagas a serem oferecidas em concurso público, de acordo com a legislação vigente?

a) 5% a 10%
b) 5 % a 20%
c) 10% a 15 %
d) 10% a 20 %
e) 10% a 25%
2 -

Sobre os aspectos que caracterizam o acidente em serviço, na Lei 8.112/90, foram feitas as seguintes afirmativas: I.O servidor acidentado em serviço será licenciado com 50% de sua remuneração. II.Configura acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido. III.Equipara-se ao acidente em serviço o dano decorrente de agressão sofrida e não provocada pelo servidor no exercício do cargo; IV.Equipara-se ao acidente em serviço o dano sofrido pelo servidor no percurso da residência para o trabalho e vice-versa. Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
3 -

O vencimento e a remuneração são dois aspectos da gestão de pessoal disciplinados pela Lei 8.112/90, sobre os quais foram feitas as seguintes afirmações: I.O servidor optará, ao tomar posse de seu cargo, pelo vencimento ou remuneração que melhor atender aos seus interesses pessoais. II.O vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. III.A remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. IV.É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho, e ainda entre os servidores da administração pública e da administração empresarial. Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
e) Todas as afirmativas estão corretas
Administração Geral
4 -

Considere a seguinte afirmação sobre os princípios da organização originados da abordagem clássica: Para Fayol, são importantes para o exercício da função de chefiar o princípio da I , que significa que na execução de uma ação organizacional, um agente deve receber ordens somente de um chefe; e o princípio da II , que pressupõe que deve haver um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visem ao mesmo objetivo. Assinale a alternativa que contém os elementos que, em sequência direta, completam as lacunas do texto acima de forma CORRETA:

a) I - unidade de comando; II - unidade de direção
b) I - unidade de direção; II - unidade de comando
c) I - unidade de comando; II - centralização
d) I - unidade de direção; II - centralização
e) I - centralização; II - unidade de objetivo
5 -

Em relação à abordagem neoclássica da organização, é INCORRETO afirmar que:

a) Estudou a ideia de processo administrativo como sendo planejar, organizar, dirigir e controlar.
b) Possibilitou, com seus conceitos e princípios, o advento da APO (Administração por objetivos).
c) Resgatou, revisou e atualizou os princípios e técnicas desenvolvidas pelos autores clássicos.
d) Entendeu a prática administrativa como sendo orientada para a obtenção de resultados.
e) Desenvolveu e implantou o modelo da reengenharia das organizações.
6 -

Max Weber entendeu a burocracia como uma tentativa de formalizar e coordenar o comportamento humano por meio do exercício da autoridade racional-legal. Para esse pensador, a burocracia baseia-se em alguns princípios, dentre os quais se destaca o princípio da impessoalidade. Assinale a opção a seguir que define o princípio da impessoalidade:

a) Adoção de um sistema de carreira no qual a remuneração seja igual para o exercício de cargos e funções semelhantes.
b) A relação e o tratamento entre as pessoas na organização devem ser baseados em critérios objetivos e não em favoritismos, possibilitando uma posição de neutralidade que evite discriminações gratuitas.
c) Existência de funções bem definidas para os burocratas e competências rigorosamente determinadas por leis e regulamentos.
d) Divisão racional de tarefas, baseadas em regras específicas, a fim de promover maior nível de especialização para o pessoal e maior eficiência para a organização.
e) A criação de uma hierarquia organizacional fundada em regras explícitas que regulem o exercício da autoridade e seus limites.
7 -

Com relação ao modelo weberiano de burocracia, pode-se afirmar que:

a) É um sistema de gestão que permite a eliminação dos movimentos desnecessários dasações dos trabalhadores, favorecendo a economia de escalas, o corte de custos das operações e o aumento da produtividade.
b) É uma construção teórica que acentua a subjetividade dos fenômenos organizacionais e dos atos administrativos formais, mas que produz um sistema de administração lento e corrupto.
c) A preocupação central da obra desse pensador é a racionalidade instrumental, entendida em termos da equação dinâmica entre meios e fins, cujas manifestações traduzem-se no formalismo, na impessoalidade e na profissionalização dos membros da burocracia.
d) É um modelo que tem origem no estruturalismodialético de Karl Marx, no estruturalismo concreto de Radcliffe-Brown e Gurvitch e no estruturalismo abstrato desenvolvido por Lévi-Strauss.
e) Corresponde aos sistemas de gestão adotados pela maior parte das organizações contemporâneas, pois favorece a adoção da tecnologia de informação avançada, a criatividade e a inovação organizacional.
8 -

A fábrica de velas Luz Divina estabeleceu para o ano de 2015, como meta mensal de produção, a fabricação de 100.000 unidades de velas, utilizando os recursos e a logística de que já dispunha. Ao manter essa média mensal, conseguiu fabricar 1.200.000 unidades nesse ano de 2015, mas para tanto, necessitou aumentar os custos da fabricação. Nesse caso, considerando apenas essas informações disponíveis, pode-se afirmar que:

a) A empresa foi eficaz no ano de 2015
b) A empresa não foi eficaz no ano de 2015, mas conseguiu ser eficiente
c) A empresa manteve o nível de eficiência em relação ao ano de 2014
d) A empresa foi eficaz e eficiente no ano de 2015
e) A empresa não foi eficaz nem eficiente no ano de 2015
9 -

Sobre os conceitos de eficiência e eficácia foram feitas as seguintes afirmativas: I.Para Peter Drucker, um dos maiores estudiosos da Administração, a eficiência consiste em fazer certo as coisas; e a eficácia em fazer as coisas certas. II.Paulo estudou todo o conteúdo programático do concurso, seguiu todos os procedimentos e também a bibliografia indicada. Entretanto, apesar de todo esse esforço, Paulo não logrou aprovação. Pode-se dizer, então, que Paulo foi eficiente, mas não foi eficaz. III.O conceito de eficiência foi fundamental para a construção da abordagem da Administração Científica de Taylor. IV.O conceito de eficácia é um dos pilares da abordagem Neoclássica da Administração. Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
e) Todas as afirmativas estão corretas
10 -

O ato pelo qual uma autoridade superior confere a outra autoridade de nível hierárquico mais baixo uma autoridade específica para a execução de certa tarefa é

a) descentralização
b) desconcentração
c) deliberação
d) delegação
e) desafetação

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.