ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) - Analista de Controle - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2016

Comunicação Social
1 -

De acordo com o que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) e com as regulamentações constitucionais relativas à comunicação social, assinale a opção correta.

a) Nenhuma lei pode conter dispositivo que constitua embaraço à plena liberdade de informação jornalística em veículo de comunicação social.
b) A mídia sonora ou de sons e imagens, mas não a mídia escrita, está sujeita a censura prévia quanto a faixas etárias e horários de exibição, sendo essa a razão pela qual não há restrições sobre a exibição de cenas de violência na mídia escrita.
c) Tendo naturezas distintas, o jornalismo e a liberdade de expressão são tratados constitucional e legalmente de forma separada, referindo-se o primeiro ao exercício de uma profissão regulamentada, e a segunda aos direitos do cidadão.
d) Em termos de controle do Estado, a mídia escrita e a mídia sonora ou de sons e imagens recebem o mesmo tratamento na CF, uma vez que o funcionamento de ambas como meio de comunicação massiva depende de autorização prévia.
e) Aberta a temporada de propaganda eleitoral, tanto a mídia escrita quanto a sonora ou de sons e imagens ficam impedidas de tecer críticas ou elogios a candidatos, sob pena de suspensão de edições ou programas.
2 -

Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.

a) Por estarem abertas a intervenções polêmicas e outras formas de interações não oficiais, as redes sociais são inadequadas como agendamento de mídia para as organizações estatais.
b) Campanhas institucionais de publicidade de órgãos estatais programadas em mídia paga não podem ser veiculadas espontaneamente por veículos de comunicação não agendados, com vistas a evitar cobranças indevidas de divulgação.
c) Campanhas públicas, a exemplo das campanhas de combate ao mosquito da dengue, podem ser consideradas ações de comunicação pública, quando da inserção espontânea de merchandising social em telenovelas e outros meios ficcionais.
d) A publicidade legal, que se destina ao conhecimento geral do público, é um ato de Estado ou governo, não se aplicando, portanto, em nenhum caso, ao âmbito da competência de particulares.
e) Campanhas de iniciativa não estatal e não governamental, como a denominada Outubro Rosa, não se enquadram no campo da comunicação pública, mas ao segmento das estratégias do marketing comercial.
3 -

No que se refere à relação entre comunicação e gestão de crise em organizações, assinale a opção correta.

a) Admitida publicamente a crise, a instituição deve emitir uma nota oficial de amplo alcance midiático, em que sejam enumeradas as providências, além dos canais de contato para esclarecimentos.
b) A formação do comitê de crise ou modalidade congênere deve ser posterior ao reconhecimento oficial e público da existência de uma crise, para se evitar qualquer sinal de alarme, que pode ameaçar a credibilidade da organização.
c) O planejamento da gestão de crise nas organizações não deve considerar a eventualidade de acidentes e sinistros, dada a sua imprevisibilidade temporal e orçamentária.
d) Para que sejam preservados o clima organizacional, a produtividade e a qualidade dos empreendimentos em curso, a crise deve ser assumida no âmbito interno somente se houver o risco de que boatos e vazamentos de informações atinjam o ambiente externo à organização.
e) A crise é um assunto administrativo, de comunicação oficial e descendente e restrito aos ocupantes de cargos diretivos que devam assumir publicamente determinadas responsabilidades.
4 -

Com relação a imagem e identidade institucionais, assinale a opção correta.

a) A veiculação de um merchandising social como teaser para a veiculação imediata de um anúncio comercial deve ser buscada pelos programadores de mídia, pois possibilita o máximo de rendimentos midiáticos na promoção de ideias, serviços e produtos.
b) A imagem institucional corresponde à identidade institucional e se expressa no imediato reconhecimento da marca de um produto em espaços comerciais e promocionais, podendo os seus respectivos níveis de associação ser aferidos por sondagens em pontos de venda.
c) Desde que os seus empregadores não se oponham, os jornalistas podem negociar matérias pagas diretamente com outros profissionais de reconhecido capital simbólico, uma vez que esses profissionais transferem prestígio a marcas e imagens por meio de artigos assinados.
d) Para reconhecimentos do tipo ISO, certificações asseguradoras de um diferencial mercadológico para a imagem da organização, é suficiente que o discurso voltado para a responsabilidade socioambiental esteja expresso em documentos referentes à missão e aos valores da organização.
e) É desejável que o planejamento de comunicação organizacional integre as atividades de jornalismo, relações públicas e propaganda, que podem se complementar, não havendo inconvenientes no fato de que os resultados de suas ações ocupem espaços comuns na mídia.
5 -

Acerca dos fundamentos e das finalidades da comunicação nas organizações, assinale a opção correta.

a) Um assessor deve orientar o seu assessorado a não banalizar o atendimento de pedidos de entrevista, ou seja, deve orientá-lo a somente atender aqueles que lhe pareçam, de fato, relevantes.
b) Entrevistas coletivas devem ser convocadas somente quando houver segurança de que elas ofereçam à imprensa informações de efetivo valor noticioso, casos em que o interesse jornalístico não deve ser colocado em segundo plano em relação à organização e seus dirigentes.
c) A distribuição de brindes em dias de visita (open days), que deve ser planejada somente para familiares de empregados diretos e terceirizados, deve ser evitada para que essas ocasiões não sejam confundidas com propaganda indireta.
d) Cursos, oficinas, seminários e treinamentos não devem ter jornalistas como público-alvo, para se evitar que aspectos fora do foco temático desses eventos acabem por chamar a atenção de repórteres convidados.
e) Todo e qualquer acontecimento de importância organizacional deve ser objeto de um press-release, pois a sua constância subsidia repórteres e editores para suas matérias.
6 -

No que se refere ao planejamento da divulgação de informações no ambiente organizacional e junto aos seus públicos, assinale a opção correta.

a) Dado o instituto da liberdade de imprensa, o jornalista assessor de imprensa não deve submeter textos produzidos pela sua assessoria ao seu assessorado, sejam eles destinados aos instrumentos de comunicação interna, sejam voltados para a imprensa e público externos.
b) Todos os contatos entre repórteres e fontes de uma organização, bem como a marcação e a realização de entrevistas, devem ser submetidos ao controle da assessoria de imprensa, devendo tal pressuposto constar claramente do plano de assessoria de imprensa.
c) Artigos assinados por funcionários de uma organização e publicados na grande imprensa de forma esparsa ou em colunas periódicas devem, obrigatoriamente, passar pelo crivo prévio da assessoria de imprensa se citarem a organização.
d) As relações da organização com a imprensa exigem a estruturação de um plano de assessoria, no qual devem constar, basicamente, dois tipos de módulos: divulgação de informações junto à imprensa e edição de informativos.
e) Por implicar relações de confiança entre assessorado e assessor, o planejamento de uma assessoria de comunicação não pode ser contratado ou licitado junto a terceiros.
7 -

A respeito de comunicação interna e endomarketing©, assinale a opção correta.

a) Por estar centrado em objetivos comunicacionais estritamente afetos ao setor de recursos humanos, o endomarketing© não pode ser considerado uma estratégia mercadológica.
b) Marketing institucional é aquele voltado para a satisfação dos clientes do público interno quando da aquisição de produtos, bens ou serviços da empresa ou da instituição para a qual trabalham.
c) Os subcampos pertinentes à comunicação interna incluem a comunicação administrativa — memorandos, cartas circulares, instruções, entre outros instrumentos — e a comunicação social — que pode utilizar boletins, jornais internos, videojornais, revistas e intranet.
d) Circunscrita ao campo das relações humanas, a comunicação interpessoal — comunicação face a face, comunicação entre funcionários e entre chefias e subordinados — não tem sido enquadrada como subárea da comunicação interna, por não depender de suportes midiáticos.
e) Dado seu caráter unidimensional, a comunicação interna não é operada conforme a lógica dos fluxos ascendente e descendente da comunicação organizacional, característica acentuada com o advento de tecnologias como o email e a intranet.
8 -

Sabendo que a comunicação institucional é essencial para a condução dos objetivos e a manutenção da reputação da instituição, assinale a opção correta.

a) A comunicação de uma empresa deve resultar dos esforços isolados de um único setor, uma vez que isso garante uma imagem institucional una e sem distorções.
b) A gestão de uma marca se fundamenta na elaboração e criação de uma logo forte e consolidada, o que, por si só, garante uma imagem positiva e de sucesso para a instituição.
c) A comunicação institucional pode contribuir não apenas para a acreditação e o fortalecimento da imagem da instituição, como também para o desenvolvimento social e interpessoal dentro da instituição.
d) As instituições que apostam em uma comunicação transparente, com a intenção de agregar valor ao seu produto ou serviço e de ampliar sua imagem positiva, devem investir mais em campanhas publicitárias do que em assessoria de imprensa.
e) A identidade institucional é representada por suas logomarcas e pelas aplicações dessas logomarcas em peças como embalagens, fachadas ou placas de sinalização, que reafirmem a identidade visual da instituição.
9 -

A sugestão de pauta pode ser considerada um caminho para difundir notícias da empresa nos veículos de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.

a) Não é necessário que a pauta seja direcionada para uma editoria específica, podendo ela ser repassada para diferentes editorias em um mesmo veículo de comunicação.
b) O assessor de imprensa pode publicar uma pauta sem a anuência do editor, caso julgue que a matéria seja de interesse do público.
c) Um artigo institucional deve ser necessariamente redigido e assinado por alguma autoridade institucional.
d) Além de poder ser enviada utilizando-se o mailing, a sugestão de pauta pode ser oferecida, com exclusividade, para um veículo específico.
e) A sugestão de pauta não é utilizada pelo assessor de imprensa para se comunicar com o jornalista, pois para tal tarefa há outros meios, como o email e o telefone.
10 -

É correto afirmar que, na comunicação social, a web semântica

a) estrutura o conteúdo de páginas da Web, de forma a possibilitar que as informações sejam interpretáveis tanto pelo usuário quanto pelo computador.
b) compreende um conjunto de ações e tecnologias que permitem que as informações digitadas na rede não fiquem no computador do usuário.
c) corresponde às tecnologias utilizadas para o desenvolvimento da estrutura, do estilo e do leiaute de páginas da Web.
d) possibilita a geração de estatísticas sobre anúncios on-line e o gerenciamento de publicidade em sítios.
e) promove determinado produto, serviço ou causas políticas como se fossem movimentos espontâneos e populares.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.