ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) - Analista de Controle - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2016

Auditoria Governamental
1 -

Com relação ao exercício profissional de auditoria, assinale a opção correta de acordo com o IIA.

a) Não há impedimento a que auditor interno preste serviços de consultoria relacionados a operações pelas quais tenha sido responsável anteriormente. Nesse caso, ele próprio deverá avaliar tais operações.
b) Ao realizar trabalho de consultoria, o auditor interno deve ater-se aos seguintes pontos chave: necessidades e expectativas do cliente; complexidade e extensão requeridas para sua execução.
c) A independência da auditoria interna não deve ser prejudicada pelo fato de ela estar integrada à estrutura do órgão auditado: a influência do auditado implicaria prejuízo ao propósito das avaliações.
d) As avaliações internas de qualidade dos trabalhos da auditoria incluem os seguintes tipos de revisão: contínuas, preventivas e periódicas.
e) As avaliações externas de qualidade dos trabalhos da auditoria terão de ser realizadas a cada
Engenharia Civil

Texto I

2 -

Assinale a opção correta, acerca do método de análise do valor agregado aplicado ao projeto de construção do edifício sede mencionado no texto 2A5AAA.

a) O VP acumulado é também conhecido como custo orçado do trabalho realizado (COTR).
b) O CR acumulado é o somatório dos custos incorridos e registrados nas quantidades das atividades previstas até a data de status.
c) O método permite estabelecer uma unidade uniforme de medida entre tarefas e recursos distintos, representados pela unidade monetária.
d) Como cada projeto de construção civil apresenta uma forma distinta de curva VP, o formato da curva para esse projeto é único.
e) Tal metodologia só permite a análise de informações passadas, ou seja, não permite a previsão futura do desempenho do empreendimento.
3 -

Considerando as informações apresentadas no texto 2A5AAA, assinale a opção correta, a respeito do desempenho do projeto de construção da sede do referido tribunal.

a) O projeto está adiantado em 30% em relação ao previsto.
b) Para cada R$ 1 gasto na obra, houve uma produção equivalente de R$ 1,60.
c) Há uma tendência de aumento do desvio observado atualmente em relação ao prazo do projeto.
d) Como medida corretiva, convém aumentar a quantidade de recursos produtivos empregados na execução das atividades do projeto.
e) O projeto está atrasado em aproximadamente 17%.

Texto II

4 -

A partir das informações apresentadas no texto 2A5BBB, assinale a opção correta.

a) A previsão de periodicidade anual para o reajuste está equivocada, pois ele pode ser dado a qualquer momento, desde que justificado por fatos imprevisíveis.
b) No exemplo apresentado, o índice inicial a ser considerado para o cálculo do reajuste é o de julho de 2014, data de início dos trabalhos.
c) A metodologia apresentada está errada, pois indica a utilização de diferentes índices de reajustamento para etapas distintas da obra, o que permite o jogo de planilhas.
d) A data-base do reajuste não pode ser definida antecipadamente no edital, devendo ser acordada entre as partes, após a assinatura do contrato.
e) A cláusula de reajuste é obrigatória nos contratos administrativos.

Texto III

5 -

A duração total do projeto mencionado no texto 2A5CCC será de

a) 14 semanas.
b) 16 semanas.
c) 21 semanas.
d) 25 semanas.
e) 32 semanas.
6 -

Considerando que o projeto apresentado no texto 2A5CCC possui severas restrições de custo e que se deseja antecipar a duração total do projeto em uma semana, assinale a opção correta.

a) A técnica do fast-tracking não se aplica ao projeto apresentado, pois implicaria aumento dos gastos.
b) As restrições de custos do projeto não interferem na escolha da atividade, que deverá ter a duração reduzida para antecipar o projeto.
c) Para reduzir a duração do projeto, basta reduzir em uma semana a duração de qualquer das atividades do projeto.
d) Deve-se reduzir em uma semana a duração da atividade do caminho crítico de menor custo marginal, para antecipar a conclusão total do projeto.
e) A utilização de um turno adicional de trabalho é uma das formas recomendadas para acelerar esse projeto.
7 -

Ao realizar uma visita de inspeção ao canteiro de obras de construção de determinado edifício, a equipe de segurança do trabalho constatou os seguintes fatos:
I o canteiro de obras possuía 110 empregados;
II um operário da construtora se recusava a utilizar o equipamento de proteção individual (EPI) fornecido pela empresa, mesmo depois de seguidas recomendações do técnico de segurança responsável;
III um empregado, justificadamente, deixou de realizar os exames médicos previstos em norma reguladora;
IV o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) não estava constituído;
V havia Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Com base nos fatos citados e diante de evidências de grave e iminente risco de acidente, o técnico de segurança do trabalho da empresa resolveu embargar a obra.
A respeito da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

a) A construtora está isenta de constituir o SESMT, uma vez que possui menos de 150 empregados.
b) Cabe à CIPA determinar o EPI que será utilizado pelo trabalhador.
c) O técnico de segurança do trabalho não tem competência para embargar a obra, atribuição essa do auditor fiscal do trabalho.
d) Caso ocorra algum acidente com o operário que se recusa a usar o EPI, a empresa estará isenta de qualquer punição prevista nos dispositivos legais.
e) O empregado que não realizou os exames médicos, ainda que tenha justificado a razão de sua não realização, cometeu um ato faltoso.
8 -

Para a elaboração de projetos de engenharia e para a execução de obras de construção civil são efetuados vários testes, ensaios práticos ou laboratoriais para garantir o atendimento dos requisitos previstos nas especificações técnicas das futuras edificações.
Os ensaios e testes são necessários para subsistemas construtivos e podem tanto estar relacionados ao recebimento de material na obra como à execução de serviços de engenharia. A partir dessas informações, assinale a opção correta.

a) O ensaio conhecido como slump test é comumente utilizado para verificar a finura do cimento que será entregue na obra para a execução dos serviços de concretagem dos elementos estruturais.
b) O PEI (Porcelain Enamel Institute) é um dos ensaios que classifica os pisos cerâmicos esmaltados conforme sua resistência ao choque mecânico; assim, quanto maior o PEI, maior será a dificuldade de quebrar esse piso.
c) Em uma obra, um dos ensaios a serem realizados nas barras de aço para concreto armado é o ensaio de tração, que fornece como resultado, além da indicação do local da estricção, a tensão de escoamento e a tensão de ruptura.
d) Quando o concreto é entregue na obra por meio de caminhão betoneira, utiliza-se o ensaio de palheta, também conhecido como vane test, para verificar se a resistência do concreto está de acordo com o projeto.
e) Para determinar o tipo de solo de um terreno, pode-se utilizar a sondagem SPT, entre cujos objetivos inclui-se a obtenção da medida da resistência ao cisalhamento do solo.
9 -

O cronograma financeiro de uma empresa contratada para executar uma obra pública foi mantido exatamente como previsto no contrato, apesar de ter ocorrido atraso injustificado de algumas atividades. Tal atraso foi compensado pela antecipação de outros serviços de mesmo valor, conforme constatado na medição realizada após a data de reajuste. Nessa situação hipotética, além de iniciar o processo de apuração do atraso para aplicação de penalidade, o fiscal deverá

a) pagar o reajuste sobre as parcelas antecipadas e sobre as parcelas injustificadamente atrasadas.
b) decidir por não pagar o reajuste sobre as parcelas antecipadas nem sobre as parcelas injustificadamente atrasadas.
c) considerar a compensação dos atrasos injustificados e das antecipações e pagar o reajuste sobre todo o valor medido.
d) decidir por não pagar o reajuste sobre as parcelas antecipadas, mas pagar sobre as parcelas injustificadamente atrasadas.
e) pagar o reajuste sobre as parcelas antecipadas e não o pagar sobre as parcelas injustificadamente atrasadas.
10 -

Acerca da gestão de materiais na construção civil, assinale a opção correta.

a) A cadeia de suprimentos ou logística do subsetor de edificações não apresenta a etapa da distribuição física.
b) O princípio logístico do trade-off determina que, na produção de grandes volumes de unidades, utilizem-se estoques mínimos de insumos.
c) A produção ou manufatura corresponde ao conjunto das operações relativas ao fluxo de materiais desde a fonte da matéria-prima até a entrada nas unidades de produção.
d) A administração de materiais ou suprimento corresponde ao conjunto das operações relativas ao fluxo de bens desde o local de produção até seu destino final.
e) A atual concepção de logística é pautada na análise de funções discretas e independentes.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.