ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Niterói - RJ (Prefeitura Municipal de Niterói) - Psicólogo - COSEAC (Coordenadoria de Seleção - Universidade Federal Fluminense) - 2016

Psicologia
1 -

Ao descrever suas ideias sobre a dependência e a independência no desenvolvimento do indivíduo, Winnicott prefere categorizar a dependência em:

a) ativa e passiva.
b) absoluta e relativa.
c) global e específica.
d) delineada e subordinada.
e) contingencial e paralela.
2 -

Sobre moral e educação, Winnicott delimita sua área de estudo ao desenvolvimento na criança da capacidade de ter senso moral, por experimentar um sentimento de culpa e por estabelecer um ideal. Para ele, há um estágio que tem importância especial nos processos de maturação. Nesse estágio, ocorre a formação gradual na criança da capacidade para experimentar um senso de responsabilidade, aquele que no fundo é um sentimento de culpa. Esta fase de desenvolvimento dura, aproximadamente, dos:

a) dois anos aos quatro anos.
b) dezoito meses aos três anos.
c) um ano aos dois anos.
d) quatro meses a um ano.
e) seis meses aos dois anos.
3 -

Sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura, Winnicott aponta que há uma época em que a mãe (ou uma mãe substituta dotada do mesmo sentimento), do ponto de vista da criança, tem que ser algo mais que confiável. Para o autor, em se tratando de crianças pequenas, é só o amor por aquela criança que torna a pessoa confiável o suficiente. Entretanto, Winnicott acredita que: I Em relação aos primeiros meses de vida é preciso mais que o amor. O termo “devoção” dá a justa medida. PORQUE II A criança, inicialmente, carece de um grau de “adaptação ativa a suas necessidades” que só pode ser provida se uma pessoa devotada estiver cuidando de tudo. Considerando-se o exposto, pode-se dizer que:

a) as afirmações I e II estão corretas e a afirmação II é uma justificativa da afirmação I.
b) as afirmações I e II estão corretas e a afirmação II NÃO é uma justificativa da afirmação I.
c) a afirmação I está correta e a afirmação II NÃO está correta.
d) a afirmação I NÃO está correta e a afirmação II está correta.
e) as afirmações I e II NÃO estão corretas.
4 -

Analise o caso clínico abaixo, sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura. “Um bebê passou por todas as fases normais: chupou o punho, chupou o dedo, coçou a barriga, manipulou seu umbigo e seu pênis, desfiou a borda do cobertor. Tem oito meses de idade e ainda não ingressou na costumeira fase de brincadeiras com ursinhos e bonequinhas. Mas encontrou um objeto macio, e o adotou. Com o tempo, este objeto terá um nome. Permanecerá por alguns anos como uma coisa muito necessária para a criança, e ao final simplesmente desaparecerá. Este objeto é um meio-termo entre todas as coisas. Nós sabemos que foi presente de uma tia. Mas, do ponto de vista da criança, ele é o ajuste perfeito. Não faz parte nem do self nem do mundo. Mas, ainda assim, é ambos. Foi concebido pela criança; ela não o podia ter produzido, mas ele simplesmente apareceu. Seu aparecimento deu à criança a ideia de conceber. Trata-se de algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo. Está na fronteira entre o dentro e o fora. É simultaneamente sonho e realidade”. (WINNICOTT, 2013, p. 41). Segundo Winnicott:

a) o bebê NÃO encontra paz em sua relação com seu objeto.
b) é necessário substituir, de imediato, o objeto macio por um objeto áspero e rijo.
c) deve-se deixar este bebê com seu objeto.
d) objetos que aparecem e desaparecem por terceiros são ineficazes.
e) os pais devem incentivar a manipulação corporal somente até os quatro meses de idade.
5 -

Ao tratar das consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança, Winnicott mostra que na teoria que subjaz a estas considerações, têm-se sempre em mente o estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança quando da operação de determinado fator traumático. A criança pode: I estar numa dependência quase completa, estando fundida com a mãe. II estar numa situação tão agressiva que nem percebe a existência da figura materna. III ter entrado num estado de dependência ordinária, no qual vai adquirindo sua independência. IV já ter-se tornado em certa medida independente. Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:

a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I, III e IV.
e) I, II e III.
6 -

Conforme mostra Winnicott, as psicoses parentais podem ser graduadas segundo a seguinte escala: I Pais muito perturbados. Nestes casos, outros indivíduos assumem o cuidado dos bebês e crianças. II Pais menos perturbados. Há períodos em que outros entram em cena. III Pais dotados de saúde suficiente para proteger os filhos da própria patologia, pedindo ajuda. IV Pais cuja patologia é tolerada apenas por um dos genitores. Neste caso deve ser sugerida a separação judicial antes dos procedimentos clínicos. Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:

a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I, III e IV.
e) I, II e III.
7 -

Sobre a linguagem egocêntrica nos

intercâmbios verbais com o adulto e os

intercâmbios entre crianças, analise o quadro sobre

os ditos de Hans no curso de seu quarto ano de

vida apresentado por Piaget:

No total, e sem distinguir as relações com adultos e

com crianças, o coeficiente de egocentrismo passa,

no curso do quarto ano de vida, de:

a) 63,7% a 44,7%.
b) 71,2% a 50,3%.
c) 56,2% a 43,2%.
d) 43,5% a 46,0%.
e) 57,35% a 51,1%.
8 -

Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o texto de Piaget. “Consideremos o caso paradoxal de Rob (faixa de três a quatro anos de idade). Essa criança apresenta uma linguagem sensivelmente menos egocêntrica com seus contemporâneos do que com o adulto: 46,3% contra 61,5%. Ora, Rob usa muito mal a língua alemã e tem muita dificuldade em se comunicar com os seus amiguinhos, enquanto fala francês com a Sra. Leuzinger (a observadora adulta). No entanto, quando se dirige aos seus iguais, sua linguagem é melhor adaptada aos outros do que quando emprega sua língua materna diante de adultos! Eis um novo indício em favor da nossa hipótese...” (Piaget, 1989, p. 47). A hipótese defendida por Piaget, neste estudo, é a de que:

a) o intercâmbio de pensamento entre crianças e adultos constitui um tipo de socialização nos mesmos moldes das relações com o adulto.
b) crianças entre três e quatro anos tendem a alternar a linguagem entre formal e informal, dependendo do período observado.
c) sonilóquio e linguagem socializadora são fenômenos que apresentam correlação moderada, embora a razão se apresente inversamente proporcional.
d) o intercâmbio de pensamento entre iguais constitui um tipo de socialização diverso das relações com o adulto.
e) a língua alemã é de difícil aquisição, tanto para as crianças nativas quanto para as crianças estrangeiras.
9 -

O egocentrismo intelectual é uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança nos seus primeiros tempos de vida e subsiste por toda a vida nos estados de inércia mental. Segundo Piaget: I Do ponto de vista negativo, esta atitude opõe-se à comparação do universo e à coordenação das perspectivas, isto é, à atividade pessoal e passional. II Do ponto de vista positivo, esta atitude consiste num envolvimento do eu nas coisas e no grupo social, a ponto de o indivíduo imaginar conhecer as coisas e as pessoas por elas mesmas, enquanto na realidade lhe atribui, além das suas características objetivas, qualidades provenientes do seu próprio eu ou da perspectiva particular em que está envolvido. III O egocentrismo opõe-se à objetividade, na medida em que a objetividade significa relatividade no plano físico e reciprocidade no plano social. Dos itens mencionados, somente:

a) I e II estão corretos.
b) II e III estão corretos.
c) I e III estão corretos.
d) I está correto.
e) III está correto.
10 -

Para Vygotsky, desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento. Para ele:

a) o nível de desenvolvimento real da criança caracteriza o desenvolvimento de formaretrospectiva.
b) o nível de desenvolvimento emergencial é a capacidade de desempenhar macro atribuições que surgem de forma inesperada.
c) a zona de desenvolvimento ambiental é o conceito que define o processo de aprendizado individual sem a presença de outros.
d) a zona etológica do desenvolvimento é definida pelo padrão da espécie nas interações.
e) o padrão de assimilação caracteriza a aprendizagem do bebê a partir de um ano.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.