ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA) - Administrador - FUNRIO (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência) - 2016

Administração Pública
1 -

O Orçamento Geral da União contém e consolida três orçamentos. São eles: a) o orçamento __________ é referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; b) o orçamento __________ diz respeito às empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e c) o orçamento __________ abrange todas as entidades e órgãos da área de saúde e da previdência social, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público. Qual alternativa melhor completa as afirmações?

a) de investimento; fiscal; da seguridade social.
b) fiscal; da seguridade social; de investimento.
c) fiscal; de investimento; da seguridade social.
d) de investimento; da seguridade social; fiscal.
e) da seguridade social; de investimento; fiscal.
2 -

Segundo Wahrlich (1986:8), a teoria de organização pode ser apreciada considerando quatro concepções. Assinale a alternativa que melhor responde a afirmação da autora.

a) a concepção dos engenheiros; a concepção anatômica; a concepção dos psicólogos; a concepção dos sociólogos.
b) a concepção dos economistas; a concepção anatômica; a concepção dos psicólogos; a concepção dos sociólogos.
c) a concepção dos economistas; a concepção fisiológica; a concepção dos psicólogos; a concepção dos sociólogos.
d) a concepção dos engenheiros; a concepção fisiológica; a concepção dos psicólogos; a concepção dos sociólogos.
e) a concepção dos engenheiros; a concepção anatômica; a concepção dos psicólogos; a concepção dos antropólogos.
3 -

Para Mintzberg (1995:12) cinco mecanismos podem abranger as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam as suas tarefas. São eles: ajustamento mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados; e padronização das habilidades dos trabalhadores. Considerando as características do pensamento do autor, analise as afirmações que se seguem: I – os processos são padronizados quando a coordenação do trabalho ocorre pelo processo simples da comunicação informal; II – a supervisão direta consegue a coordenação por meio de uma pessoa tendo a responsabilidade pelo trabalho dos outros, dando instruções a eles e monitorando suas ações; III – o ajuste mútuo ocorre quando as execuções do trabalho são especificadas ou programadas; IV – as saídas são padronizadas quando os resultados do trabalho são especificados; V – as habilidades e conhecimentos são padronizados quando o tipo de treinamento necessário para executar o trabalho é especificado. Estão de acordo com o pensamento de Mintzberg as afirmações:

a) I, III e V.
b) I, III e IV.
c) II, IV e V.
d) II, III e V.
e) II, III, IV e V
4 -

A administração foi definida por Henry Fayol como sendo um processo dinâmico que compreenderia cinco funções interligadas (SOBRAL; PECI, 2013:9). Assinale a alternativa que melhor responde a afirmação de Henry Fayol.

a) Planejar, programar, organizar, checar e agir.
b) Planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar.
c) Programar, organizar, liderar, controlar e agir.
d) Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
e) Prever, organizar, liderar, coordenar e controlar.
5 -

Para Siqueira (2002) a avaliação de desempenho tem o objetivo precípuo de buscar a excelência organizacional por intermédio da melhora do desempenho de seus recursos humanos, investidos nos mais diferentes papéis profissionais. Dentre os sistemas de avaliação de desempenho de pessoas citados por Siqueira podem ser encontrados: I – Avaliação da experiência; Escala Gráfica; e Escolha forçada. II – Revisão da Avaliação de atividades; Incidentes Críticos; e Avaliação 360˚. III – Padrões de desempenho; Sistema de graduação; e Avaliação de potencial. Assinale a alternativa que melhor responde a afirmação do autor.

a) somente a II está correta.
b) somente a III está correta.
c) as I e II estão correta.
d) as II e III estão corretas.
e) as I, II e III estão corretas.
6 -

Fica criado, segundo o artigo 7˚ do Decreto n˚ 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, o Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, com as seguintes competências: I – avaliar os relatórios anuais dos órgãos e entidades, verificando se foram observadas as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; II – orientar os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, autárquica e fundacional na definição sobre a alocação de recursos para fins de capacitação dos servidores; III – promover a disseminação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal entre os dirigentes dos órgãos e das entidades, os titulares de unidades de recursos humanos, os responsáveis pala capacitação, os servidores públicos federais e suas entidades representativas; e IV – zelar pela observância do disposto neste decreto. Assinale a alternativa que define a(s) competência(s) do Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.

a) somente a II está correta.
b) somente a III está correta.
c) somente I, II e IV estão corretas.
d) somente I, III e IV estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.
7 -

Segundo Bethlem (2003:12) as fases de evolução do planejamento estratégico formal são ( 1), ( 2), ( 3) e ( 4). Assinale a alternativa que melhor completa a afirmação do autor.

a) ( 1) planejamento financeiro básico; ( 2) planejamento com base na previsão; ( 3) planejamento orientado para o exterior; ( 4) administração estratégica.
b) ( 1) pensamento estratégico; ( 2) planejamento estratégico; ( 3) tomada de decisão oportunista; ( 4) retroalimentação.
c) ( 1) definição da visão; ( 2) definição da missão; ( 3) análise do ambiente; ( 4) formulação da estratégia.
d) ( 1) definição da missão; ( 2) análise do ambiente; ( 3) formulação da estratégia; ( 4 ) implementação estratégica.
e) ( 1) definição de cenário; ( 2) análise do cenário; ( 3) formalização estratégica; ( 4) disseminação.
8 -

Avalie as afirmativas e indique se são falsas ou verdadeiras no que se refere às ferramentas de análise ambiental quando da

realização do planejamento estratégico:

a) Matriz SWOT – insere-se no campo da análise do ambiente e é comumente empregada em processos de planejamento estratégico para avaliação do posicionamento

da organização e sua capacidade de competição;

b) Balanced Scorecard – sistema de gerenciamento estratégico que monitora as estratégias da organização por meio de

mecanismos de mensuração; e

c) Análise de Cenários – ferramenta de planejamento estratégico e de gestão da qualidade total e deve orientar as

corporações a buscar fatores críticos de sucesso que influenciam a sua produtividade e resultados

(TARAPANOFF, 2001)

Indique qual alternativa é correta.

a) a) verdadeira; b) verdadeira; c) verdadeira.
b) a) verdadeira; b) falsa; c) verdadeira.
c) a) verdadeira; b) verdadeira; c) falsa.
d) a) falsa; b) verdadeira; c) verdadeira.
e) a) falsa; b) falsa; c) falsa.
9 -

O Balanço Social constitui-se em um instrumento gerencial de identificação de problemas e oportunidade e, consequentemente, de apoio à administração representando a evidencia dos investimentos e das influências das organizações na promoção tanto social quanto humana e do meio ambiente (REIS e MEDEIROS, 2007:75). Dentre outros, constituem-se como objetivos do Balanço Social: I – verificar a participação do quadro funcional no processo de gestão; II – servir como instrumento para negociações laborais entre a direção da empresa e os sindicatos ou representantes dos funcionários; III – formar um banco de dados confiáveis para a análise e a tomada de decisão dos diversos usuários. Avalie as três afirmações acima e indique a resposta correta entre as alternativas apresentadas.

a) As três afirmações são corretas.
b) As três afirmações são falsas.
c) Somente a afirmação I é verdadeira.
d) As afirmações I e II são falsas.
e) As afirmações II e III são verdadeiras.
10 -

As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares devem ser implementadas quando da implantação de um novo projeto pedagógico para o Curso. Porque Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares concernentes à pesquisa servem de base para estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa contudo não há necessidade de constar em documento especifico para incentivar a prática do pensamento científico, bem como definir seus procedimentos na IES, principalmente, no que se refere a Iniciação Científica. (ANDRADE;AMBONI, 2003:3) Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que

a) a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda é falsa.
b) a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda é verdadeira.
c) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
d) as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e) as duas afirmativas são falsas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.