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Informações da Prova Questões por Disciplina TRE - São Paulo - Técnico Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Operação de Computadores - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2012 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Bom dia para nascer

Se nunca foi fácil traçar a linha divisória entre arte erudita e arte popular, agora é mais difícil levar a cabo essa tarefa ociosa. Indiferente à palha seca da controvérsia, a arte segue o seu caminho. A vertente é uma só e é nela que se dá o encontro das águas. Pouco importam as fontes de onde procedem. Purificadoras e purificadas, seu caráter lustral as universaliza. Caetano Veloso, por exemplo. Quem ousaria classificá-lo?

Em princípio, a arte deveria permanecer ao relento. Maldito, o poeta não era aceito. Na escala de valores, popular, mais que um adjetivo, era um estigma. Daí o escândalo do sarau de d. Nair de Tefé. Primeira-dama, ela própria artista, afrontou a conspícua Velha República.

Em pleno palácio do Catete, ouviu-se por sua iniciativa o "Corta-jaca", de Chiquinha Gonzaga. Delirante sucesso na rua, a música era aplaudida em cena aberta e assobiada em botequins. Viajou a Portugal e lá arrebatou a plateia. Mas no Catete só podia ser insânia.

A maturidade de Caetano Veloso coincide com o amadurecimento cultural que lhe proporciona o reconhecimento nacional. Caducas as classificações, sua arte aniquila toda e qualquer discriminação. Exaltada aqui dentro, repercute lá fora. A música lhe dá dimensão internacional. O que ele é, porém, é universal. A poesia de fato nunca esteve divorciada da expressão popular. Manuel Bandeira tirava o chapéu, respeitoso, para Sinhô, Pixinguinha, Noel. 

Dos poetas, foi dos mais musicais, Manuel. E musicado. Arranhava o seu violão. Saiu extasiado da casa em que ouviu João Gilberto e sua recente batida bossa-novista. Fui testemunha ocular e auditiva. Tudo isso vem a propósito da fusão que Caetano Veloso hoje encarna. Metabolizada, a grande arte canta nesse legítimo poeta do Brasil.

(Adaptado de Otto Lara Resende. "Poeta do encontro". Bom dia  para nascer. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 281-282)

1 -

Atente para as afirmações abaixo.

I. O autor constata que a distinção entre arte erudita e arte popular é infrutífera, pois certas obras possuem elementos tanto de uma vertente como da outra.

II. Caetano Veloso, apesar de escrever canções populares de alta qualidade estética, não pode, segundo o autor, ser classificado como poeta lírico, pois o lirismo é próprio da arte erudita.

III. O escândalo do sarau realizado no Palácio do Catete, em que se ouviu Chiquinha Gonzaga, foi causado por preconceito em relação à arte dita "popular".

Está correto o que se afirma APENAS em

a)

I.

b)

I e II.

c)

II e III.

d)

I e III.

e)

III.

2 -

De acordo com o contexto, a fusão que Caetano Veloso encarna ocorre entre

a)

a arte erudita e a expressão popular.

b)

Sinhô, Pixinguinha e Noel.

c)

a bossa nova e o samba.

d)

a arte comercial e a arte folclórica.

e)

o samba e a poesia de Manuel Bandeira.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
3 -

A substituição do termo grifado por um pronome, com as necessárias alterações, foi efetuada de modo correto em:

a)

traçar a linha divisória = traçar-lhe

b)

arrebatou a plateia = lhe arrebatou

c)

levar a cabo essa tarefa ociosa = levá-la a cabo

d)

segue o seu caminho = segue-no

e)

Arranhava o seu violão = lhe arranhava

Emprego dos tempos e modos verbais
4 -

Pouco importam as fontes de onde procedem.

Mantendo-se a correção e a lógica, sem que nenhuma outra alteração seja feita, o verbo grifado na frase acima pode ser substituído APENAS por:

a)

produzem.

b)

derivam.

c)

efetuam.

d)

imergem.

e)

originam.

Vozes do Verbo
5 -

Caducas as classificações, sua arte aniquila toda e qualquer discriminação.

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

a)

aniquilou-se.

b)

são aniquiladas.

c)

aniquilam-se.

d)

foi aniquilada.

e)

é aniquilada.

Concordância Nominal e Verbal
6 -

Tudo isso vem a propósito da fusão que Caetano Veloso hoje encarna.

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

a)

Exaltada aqui dentro, repercute lá fora.

b)

A vertente é uma só...

c)

Pouco importam as fontes de onde procedem.

d)

... seu caráter lustral as universaliza.

e)

Viajou a Portugal...

Emprego dos tempos e modos verbais
7 -

Manuel Bandeira tirava o chapéu, respeitoso, para Sinhô, Pixinguinha, Noel.

O verbo conjugado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:

a)

... mais que um adjetivo, era um estigma.

b)

Dos poetas, foi dos mais musicais.

c)

Em princípio, a arte deveria permanecer ao relento.

d)

... que lhe proporciona o reconhecimento nacional.

e)

Quem ousaria classificá-lo?

Pontuação
8 -

Na escala de valores, popular, mais que um adjetivo, era um estigma. Daí o escândalo do sarau de d. Nair de Tefé. Primeira-dama, ela própria artista, afrontou a conspícua Velha República.

Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, uma redação alternativa para as frases acima, em que se respeitam as regras de pontuação, é:

a)

Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo, um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tefé, ela própria artista, que, afrontou a conspícua Velha República.

b)

Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tefé, ela própria artista, que afrontou a conspícua Velha República.

c)

Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo: um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tefé ela própria artista, que afrontou a conspícua, Velha República.

d)

Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma, daí o escândalo do sarau da primeira-dama d. Nair de Tefé ela própria, artista que afrontou a conspícua Velha República.

e)

Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo um estigma; daí o escândalo do sarau, da primeira-dama d. Nair de Tefé, ela própria, artista que afrontou, a conspícua Velha República.

Concordância Nominal e Verbal
9 -

A frase em que as regras de concordância estão plenamente respeitadas é:

a)

Contam-se que o poeta Manuel Bandeira ficou extasiado e impressionado ao ouvirem as novas batidas do violão de João Gilberto.

b)

As canções de Caetano Veloso, cuja letra costumam despertar discussões acaloradas, são considerados por muitos grandes poemas da literatura nacional.

c)

Já se passou vários anos do surgimento da bossa nova, mas Chega de saudade, de João Gilberto, continua a encantar os ouvidos ao redor do mundo.

d)

Além de uma canção de João Gilberto, Chega de saudade é o título do livro de Ruy Castro em que o autor relembra os protagonistas da bossa nova.

e)

Imagina-se que, embora pouco estudados, deve existir motivos sociais para a indiferença com que as camadas superiores durante muito tempo via o samba.

Significação das Palavras
10 -

O segmento cujo sentido está corretamente expresso em outras palavras é:

a)

afrontou a conspícua = desacatou a sereníssima

b)

seu caráter lustral = sua má índole

c)

aniquila toda e qualquer discriminação = assoma todas as classificações negativas

d)

mais que um adjetivo, era um estigma = além de qualidade, era um rótulo

e)

arrebatou a plateia = entusiasmou os espectadores

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