ACESSE GRATUITAMENTE + DE 290.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Downloads SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Artes Cênicas - Licenciatura em Educação Artística - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

1 -

É correto afirmar que o teatro do século XX foi marcado por

a)

uma afirmação da importância primária do texto escrito.

b)

um respeito absoluto, na dramaturgia, para as unidades de tempo, lugar e ação.

c)

uma tendência em considerar cenário, figurino e iluminação como supérfluos na montagem teatral.

d)

um abandono, quase total, do texto escrito, considerando-o como elemento desnecessário na montagem teatral.

e)

uma nova valorização do ator como artista criativo.

2 -

Depois da queda do Império Romano, as evidências escritas registram o ressurgimento do teatro ocidental

a)

com a apresentação dos Ciclos dos Mistérios, apresentados por agremiações comerciais durante festas religiosas.

b)

com apresentações de histórias bíblicas, no vernáculo, na porta da igreja.

c)

na Suíça, com a inclusão de tropos dramáticos dentro da própria missa.

d)

na Itália, com a produção do texto Arlecchino servitore di due padroni (O Servo de Dois Senhores), de Carlo Goldoni.

e)

na Inglaterra, com representações em forma de procissão, das Mummers Plays.

3 -

É correto afirmar que os sistemas metodológicos, disseminados de modo geral, para o ensino/ aprendizagem de atores

a)

não existiam antes do século XX.

b)

não existiam antes do século XIX.

c)

não existiam antes do século XIII.

d)

antes do século XIX, focalizavam a interpretação fiel de textos dramáticos com pouca importância dada para a criatividade do ator.

e)

no século XIX, usavam a “memória emotiva” para provocar emoções reais em cena na representação de personagens realistas.

4 -

A ideia de que o jogo natural da criança, em si mesmo, era importante educacionalmente

a)

não teve muito impacto na educação dramática.

b)

era uma ideia inédita que surgiu no século XX.

c)

sempre fez parte da educação ocidental.

d)

alimentou, ao longo do século XX, a exploração de métodos de educação dramática focados no desenvolvimento pessoal dos jogadores e não na satisfação da plateia.

e)

foi definitivo em desacreditar a importância da plateia e do empenho artístico.

5 -

De acordo com uma visão “contextualista” de teatroeducação, é correto afirmar que

a)

o drama é valorizado por sua instrumentalidade em ensinar outras matérias didáticas, por seus benefícios para o desenvolvimento psicológico da criança, e também por seu valor intrínseco como linguagem artística.

b)

o drama é valorizado somente por sua utilidade em ensinar outras matérias didáticas, e seus benefícios para o desenvolvimento da criança não são considerados importantes.

c)

os benefícios psicológicos são considerados dentro dos possíveis benefícios do drama, justificando sua inclusão no currículo escolar.

d)

o drama na educação serve, principalmente, para preparar crianças e jovens para uma carreira artística.

e)

o teatro tem uma contribuição única para fazer à educação devido ao seu valor intrínseco como linguagem artística.

6 -

Na área de teatro-educação, a concepção de “drama”

a)

é sinônimo da concepção de “teatro”.

b)

valoriza a apresentação pública de peças como produto final que mostra os resultados do trabalho com as crianças.

c)

dá ênfase ao processo da criação artística e à organização do comportamento, visando à comunicação com a plateia.

d)

dá ênfase à experiência pessoal e à ação espontânea.

e)

não se agrega ao pensamento contemporâneo sobre o jogo.

7 -

É correto afirmar que, no ensino/ aprendizagem do ator, o jogo teatral serve para

a)

criar aulas de teatro divertidas porque não tem regras.

b)

desenvolver a habilidade de interpretar, sem precisar de técnica.

c)

desenvolver o conhecimento intuitivo da técnica.

d)

provar a técnica dos alunos.

e)

provar o talento natural dos alunos.

8 -

É correto afirmar que a decodificação do significado do gesto espontâneo

a)

não é um aspecto importante do “jogo teatral”.

b)

é algo que inibe a liberação da ação lúdica.

c)

não é uma prática que tem valor no currículo escolar.

d)

é um aspecto importante do jogo dramático.

e)

possibilita que o jogador desenvolva sua intuição facilitando a organização de seu gesto espontâneo para se comunicar com a plateia.

9 -

É correto afirmar que, no jogo teatral, a regra

a)

é vista como uma imposição autoritária sobre a autonomia do sujeito.

b)

coloca parâmetros que funcionam como catalisadores para a criatividade do jogador, em cena.

c)

serve como guia para pensar em soluções inusitadas no planejamento anterior da cena.

d)

não deve ser seguida com muita rigidez.

e)

é necessária para manter a unidade da improvisação, mas não tem função educativa.

10 -

É correto afirmar que, no jogo teatral, a ação espontânea

a)

é sinônimo de ação livre.

b)

é a liberdade de ação em conexão com o ambiente, em tempo presente.

c)

não é possível diante de qualquer regra.

d)

não é algo que pode ser ensinada, sendo que depende do talento de cada indivíduo.

e)

é antagônica à técnica teatral.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO
Salvar Texto Selecionado

CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2019 - Todos os direitos reservados.