ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Dança - Licenciatura em qualquer Área e Curso de Dança - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Professor de Dança
1 -

Apresenta objetivos do ensino de dança no Ensino Fundamental, segundo as leis brasileiras atuais, exceto

a)

compreender a dança no Brasil em sua dimensão social e cultural.

b)

conhecer a pluralidade que caracteriza o contexto de dança, no Brasil e no mundo.

c)

desenvolver habilidades corporais em função de estilos específicos de dança.

d)

conhecer o corpo e utilizar a linguagem corporal como meio de expressão.

e)

exercitar a autonomia a partir do conhecimento de si mesmo.

2 -

Com a Lei de Diretrizes e Bases sancionada no Brasil em 1996, o contexto da arte na educação brasileira foi bastante modificado. Em relação ao tema, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) O Princípio da Livre Expressão e o estímulo à criatividade da criança, sem a interferência ativa do professor, passaram a ser mais valorizados como procedimentos metodológicos.

(   ) Na educação básica, a arte passou a ser tratada como área de conhecimento e sua importância foi reconhecida na estrutura curricular.

(  ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais, que orientam o ensino na educação básica, valorizam um encaminhamento pedagógico-artístico fundamentado na integração do fazer artístico, da apreciação da obra de arte e de sua contextualização histórica.

(   ) A área de Arte, na estrutura curricular, constitui-se por conteúdos de artes visuais, música, teatro e dança.

a)

F/ V/ V/ V.

b)

V/ F/ V/ F.

c)

F/ F/ V/ F.

d)

V/ V/ F/ F.

e)

V/ V/ V/ V.

3 -

Sobre o conteúdo de dança proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

a)

O conteúdo de dança deverá contemplar o estudo anatômico e fisiológico detalhado de todos os sistemas corporais.

b)

A dança, na educação básica, tem como principal função o desenvolvimento de apresentações para as atividades comemorativas da escola.

c)

As turmas de dança se constituirão apenas dos alunos que apresentarem interesse nessa área.

d)

O conteúdo relacionado às diferentes qualidades rítmicas deverá ser ministrado por professores com formação em Música.

e)

O conteúdo dado deverá contemplar a experimentação, a observação e a análise do movimento do corpo.

4 -

Sobre os aspectos históricos da dança, assinale a alternativa incorreta.

a)

A dança, na pré-história, é caracterizada por sua função ritualística.

b)

Na civilização grega, a dança cumpriu diversas funções sociais, como: ritos religiosos, educação das crianças e treinamento militar.

c)

As danças camponesas, caracterizadas principalmente por movimentações feitas em pares, deram origem às danças de corte.

d)

As danças tinham um papel essencial nas cortes do século XV, e eram feitas pelos camponeses, para entreter os nobres.

e)

As danças de corte foram desenvolvidas e deram origem às danças de caráter espetacular.

5 -

Sobre o balé clássico, analise as assertivas abaixo.

I. O balé originou-se das danças de corte.

II. O balé clássico caracteriza-se, principalmente, por seus questionamentos à aristocracia.

III. A criação coreográfica no balé clássico é desenvolvida, exclusivamente, pelo coreógrafo.

É correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

I e III, apenas.

c)

III, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

6 -

Em relação à cultura Hip-Hop, nascida em Nova Iorque nos anos 70, esse estilo de dança chegou ao Brasil logo depois, incorporando a cultura local nos seus passos. Desta forma, é correto afirmar que o texto se refere ao

a)

Foxtrote.

b)

Jive.

c)

Twist.

d)

Charleston.

e)

Breakdance.

7 -

O século XX se caracteriza-se por mudanças determinantes em todo o mundo. Em relação ao tema, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) Os artistas modernos negaram os princípios do balé clássico e criaram outros parâmetros para a dança.

(  ) Os temas que contemplam a condição do homem e lançam um olhar crítico sobre a sociedade e são tratados pelos balés do repertório clássico, cederam lugar, na dança moderna, para sonhos e irrealidades do atual contexto.

(   ) O pensamento dualista que compreende mente e corpo, separados, influenciou vários artistas modernos.

(   ) O contexto da dança, na contemporaneidade, se caracteriza pela existência e atuação de diferentes propostas estéticas, como é o caso do Royal Ballet, companhia de balé clássico de Londres, e da companhia de dança moderna, Martha Graham Dance Company, que dividem espaço com artistas pós-modernos como Steve Paxton e Trisha Brown.

a)

F/ V/ F/ V.

b)

V/ F/ F/ V.

c)

F/ V/ V/ F.

d)

V/ V/ V/ F.

e)

F/ V/ V/ V.

8 -

A dança popular nascida na segunda metade do século XIX, influenciada pela cultura africana, oriunda dos negros trazidos ao Brasil para trabalho escravo, e pela cultura portuguesa, acompanhada comumente por instrumentos como atabaques, ganzá, reco-reco, violão, além da viola e do pandeiro, ligada ao culto de orixás, caboclos e à capoeira, é denominada

a)

Frevo.

b)

Samba de Roda.

c)

Maculelê.

d)

Congado.

e)

Tarantella.

9 -

Sobre a constituição da dança cênica no Brasil, é correto afirmar que

a)

a dança cênica brasileira recebeu duas principais influências artísticas: da dança alemã e da escola russa de balé clássico.

b)

a vinda de artistas russos e europeus para o Brasil na primeira metade do século XX se deu em virtude do investimento do governo brasileiro no campo das artes.

c)

no Brasil, os mestres russos fizeram adaptações na técnica do balé, para favorecer o bailarino brasileiro.

d)

os Estados brasileiros que mais receberam artistas da dança alemã foram a Bahia e o Amazonas.

e)

as ideias de Rudolf Von Laban, introduzidas no país, foram também incorporadas como exercício corporal para o trabalhador da indústria brasileira.

10 -

São características do contexto da dança cênica, na atualidade, exceto:

a)

A multiplicidade corporal apresentada por diferentes bailarinos.

b)

O diálogo entre a dança e a ciência.

c)

A utilização de recursos tecnológicos digitais na composição coreográfica.

d)

A negação das danças populares no processo de criação coreográfica.

e)

A temática nas obras coreográficas contemporâneas exploram a condição humana e a cotidianidade.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.