ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Filosofia - Licenciatura em Filosofia - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Filosofia
1 -

Segundo o Dicionário de Filosofia Abbagnano, a “Verdade” é definida como a validade ou a eficácia dos procedimentos cognitivos. Por “Verdade” entende-se, em geral, a qualidade pela qual um procedimento cognitivo qualquer se torna eficaz ou consegue êxito. Nesse sentido, filosoficamente, pode-se distinguir cinco conceitos fundamentais de “Verdade”. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta um desses conceitos.

a)

Correspondência.

b)

Revelação.

c)

Conformidade a uma regra.

d)

Metafísica.

e)

Utilidade.

2 -

Wittgenstein afirma, em seu Tractatus Logico- Philosophicus, que a Filosofia não é nenhuma das ciências da Natureza. O objetivo da Filosofia é a clarificação lógica do pensamento. A Filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade. O resultado da Filosofia não é um número de proposições filosóficas, mas o fato de que as proposições são esclarecidas. A Filosofia tem por fim tornar claros e delimitar rigorosamente os pensamentos. Esse modo de pensar indica que filosofar é um processo, uma ação e exige o que se convencionou chamar de Atitudes Filosóficas. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta o conjunto que melhor reflete essas atitudes.

a)

Perguntar, responder e registrar os resultados.

b)

Questionar, investigar e ampliar os horizontes.

c)

Definir termos, explorar seus limites e torná-los verdade.

d)

Identificar conceitos historicamente obscuros e esclarecer proposições.

e)

Reconhecer a própria ignorância, estudar e cristalizar pensamentos.

3 -

Para haver Conhecimento, é preciso que haja uma relação intencional estabelecida entre dois elementos: a) o sujeito que quer conhecer e b) o objeto a ser conhecido. Entendese, no âmbito da Filosofia, que haja dois tipos de pensamento, o concreto e o abstrato. Desse modo, assinale a alternativa cujos pares de palavras se referem a pensamento abstrato.

a)

Sons e imagens.

b)

Estímulos olfativos e táteis.

c)

Sensações gustativas e sinestésicas.

d)

Linguagens verbal e matemática.

e)

Sonhos e sensações extrassensoriais.

4 -

Há quatro modos de distinguir as concepções de Deus historicamente rastreáveis na história da Filosofia ocidental. Desse modo, analise as assertivas abaixo.

I. Deus e o Mundo (a relação de Deus com o Mundo, onde Ele é a Causa).

II. Deus e a Ordem Moral (a relação de Deus com a ordem Moral, onde Ele é o Bem).

III. Deus e a Divindade (a relação de Deus consigo mesmo).

IV. Deus e a materialidade (Deus como uma impossibilidade).

V. A Revelação de Deus (os acessos possíveis do Homem a Deus).

São concepções de Deus historicamente rastreáveis na história da Filosofia ocidental o que estão contido em

a)

I, II, III e IV, apenas.

b)

II, III, IV e V, apenas.

c)

I, II, IV e V, apenas.

d)

I, III, IV e V, apenas.

e)

I, II, III e V, apenas.

5 -

O Brasil, historicamente, é multifacetado. Para cá acorreram, em épocas distintas, diversos povos com suas culturas, religiões e costumes que, naturalmente, aprenderam a conviver e a se respeitar. No aspecto religioso, praticamente não se encontram conflitos em nossa história. Contudo, a história da humanidade registra guerras, conflitos e perseguições religiosas – como a Inquisição, por exemplo –, e essa questão da aceitação ou imposição de uma verdade religiosa foi objeto de análises filosóficas. Nesse aspecto, assinale a alternativa que apresenta a norma ou o princípio da liberdade religiosa.

a)

Tolerância.

b)

Aceitação.

c)

Beligerância.

d)

Indiferença.

e)

Consciência.

6 -

Nos domínios da Filosofia, o termo “estética”, atualmente, designa a “ciência filosófica” da arte e do belo, ou seja, qualquer análise, investigação ou especulação que tenha por objeto a arte e o belo, prescindindo de toda doutrina ou diretriz específica. Assim, desvinculadas de doutrinas e diretrizes, as teorias da Estética não podem ser apresentadas senão com referência aos problemas fundamentais que pretendem resolver. Sendo assim, assinale a alternativa que retrata, precisamente, os três problemas fundamentais da Estética.

a)

Tipos, formas e alcance da arte.

b)

Arte pura, arte engajada e arte funcional.

c)

Arte antiga, arte clássica e arte contemporânea.

d)

Arte como imitação, arte como criação e arte como construção e concepções relativas ao primeiro problema (arte e natureza).

e)

A relação entre a arte e a natureza, a relação entre a arte e o homem e a função da arte.

7 -

Plutarco, filósofo grego, cunhou a expressão “sincretismo” para indicar a união dos habitantes da ilha de Creta contra um inimigo comum ou um mal maior, mas a expressão, com o passar do tempo, acabou por significar um fenômeno típico na história das religiões para indicar a osmose de ritos, tradições não homogêneas e crenças até formar um conjunto de formas religiosas. Desse modo, acerca das características do sincretismo religioso, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) Fenômeno típico da fenomenologia histórica da religião, devido a motivos de ordem antropológicocultural.

(  ) A dinâmica do intercâmbio de tradições, cultos e nomes de divindades converte-se em um reconhecimento mútuo e na manutenção de determinados elementos originalmente independentes.

(   ) No âmbito filosófico, o sincretismo é a expressão, na Antiguidade, dos limites fluidos entre a religião e a Filosofia e dos vínculos entre a Filosofia e o mito.

(   ) Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários.

(  ) O sincretismo religioso é como um transbordamento de sistemas doutrinais heterogêneos. Veja-se o intento do gnosticismo de fundir o cristianismo com as Filosofias helenistas ou, como ocorreu nos primeiros séculos do cristianismo, nos quais brotavam doutrinas orientais, Filosofia grega e superstições pagãs no jardim da espiritualidade cristã.

a)

F/ V/ V/ F/ F.

b)

V/ F/ F/ V/ V.

c)

V/ V/ V/ F/ V

d)

V/ V/ V/ F/ F

e)

F/ V/ V/ F/ V

8 -

Dada a complexidade que o entendimento humano vem alcançando com o acréscimo de informações acumuladas ao longo dos séculos, a Hermenêutica moderna é cada vez mais fundamental nos âmbitos filosófico, jurídico e bíblico, mas sua significação e entendimento são muito confundidos. Em termos simples, assinale a alternativa que apresenta a melhor definição moderna para Hermenêutica.

a)

Qualquer técnica de interpretação.

b)

Ciência da palavra, ou melhor, o estudo histórico da linguagem.

c)

Processo pelo qual a razão empreende o conhecimento de si.

d)

Interpretação profunda e minuciosa de um texto bíblico, jurídico ou literário.

e)

Doutrina de difícil entendimento que exige uma chave para sua interpretação.

9 -

Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.

Ora, o que faz a mídia? Promete e oferece gratificação instantânea. Como o consegue? Criando em nós os desejos e oferecendo produtos (publicidade e programação) para satisfazê-los. O ouvinte que gira o dial do aparelho de rádio continuamente e o telespectador que muda continuamente de canal o fazem porque sabem que, em algum lugar, seu desejo será imediatamente satisfeito. Além disso, como a programação se dirige ao que já sabemos e já gostamos, e como toma a cultura sob a forma de lazer e entretenimento, a mídia satisfaz imediatamente nossos desejos porque não exige de nós atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação de nossa sensibilidade e de nossa fantasia. Em suma, não nos pede o que as obras de arte e de pensamento nos pedem: trabalho sensorial e mental para compreendê-las, amá-las, criticá-las, superá-las. A Cultura nos satisfaz, se tivermos paciência para compreendê-la e decifrá-la. Exige maturidade. A mídia nos satisfaz porque nada nos pede, senão que permaneçamos sempre infantis.

Marilena Chauí. Convite à Filosofia.

Analisando o texto com atenção, percebe-se que a autora critica a letargia a que a mídia conduz seus ouvintes e telespectadores quando não exige atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação da sensibilidade e da fantasia e sugere que o trabalho sensorial e mental é que os tiraria da infantilidade intelectual. Sob este ponto de vista, assinale a alternativa que não pertence à categoria que subtrai a infantilidade intelectual.

a)

Ciência.

b)

Filosofia.

c)

Arte.

d)

Lazer.

e)

Religião.

10 -

Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.

Façamos mitos, para entender o cotidiano! Lembro-me da fascinante proposta de Uexküll, que, ao que me consta, ainda não foi explorada pela ficção científica. Uma pena... Ele se pergunta sobre o que é a realidade, para cada animal. Se os animais fossem filósofos ou cientistas, que é que diriam? Que evidências aceitariam? As evidências para um coelho seriam as mesmas evidências para um tigre? Uma borboleta descreveria o mundo da mesma forma como uma minhoca? Impossível. Nossos órgãos sensoriais, nossos esquemas de interpretação, nossas avaliações das evidências são relativas aos nossos organismos. O mundo da borboleta é construído à sua imagem e semelhança. Ela não verá as coisas que não lhe interessam. O mesmo acontecerá com a minhoca. E se a comunidade dos bichos resolvesse escrever uma Enciclopédia interanimal da ciência unificada? Como é que as amebas reagiriam quando as borboletas lhes falassem do néctar das flores?

Rubem Alves. Filosofia da Ciência, introdução ao jogo e a suas regras.

No texto, o autor cita uma conclusão lógica de Uexküll. Assinale a alternativa que apresenta esta conclusão.

a)

Há tantas realidades quantas formas orgânicas.

b)

Há tantas formas orgânicas quanto animais.

c)

A realidade para cada animal é semelhante à de todos os outros animais.

d)

A coisa em si, além da atividade pela qual o sujeito a agarra e constrói, permanece para sempre além do conhecimento...

e)

Nossos sentidos são formados pela linguagem que, por sua vez, é produto da cultura que nos recebeu e (de)formou.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.