ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Geografia - Licenciatura em Geografia - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Cartografia
1 -

Projeção cartográfica que destaca os países de baixa latitude; apesar de haver uma distorção em suas formas, os países e as regiões mantêm seu tamanho proporcional. Por exemplo, a Groelândia, quase irreconhecível pelas formas tradicionais de representação, aparece bem menor que o Brasil, como é na realidade. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a projeção descrita acima.

a)

Projeção de Robinson.

b)

Projeção de Mercator.

c)

Projeção de Holzel.

d)

Projeção de Peters.

e)

Projeção de Goode.

Geografia
2 -

Os gráficos e as tabelas são recursos didáticos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o gráfico que representa a temperatura e a pluviosidade média de determinado lugar, durante um ano.

a)

Climograma.

b)

Infoclima.

c)

Gráfico de amplitude térmica.

d)

Heliógrafo.

e)

Anemômetro.

3 -

Para se saber o clima de uma região ou de um lugar, deve-se levar em consideração os fatores climáticos, pois são eles que determinam o tipo de clima. Tais fatores climáticos são:

a)

latitude, altitude, massas de ar, precipitação, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

b)

latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

c)

latitude, altitude, massas de ar, precipitação, umidade, relevo, vegetação e urbanização.

d)

latitude, altitude, massas de ar, pressão atmosférica, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

e)

latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, umidade, precipitação e relevo.

Regionalização
4 -

Regionalizar é delimitar áreas que reúnem características semelhantes. Em relação às propostas de regionalização do espaço geográfico brasileiro, recentemente, os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, na obra intitulada “O Brasil: território e sociedade no início do século XXI”, sugeriram uma divisão do país em “quatro brasis”. O critério adotado pelos autores foi o da intensidade das técnicas sobre o território. Na regionalização dos “quatro brasis”, o país é dividido em

a)

Região Amazônica (inclui todos os Estados da região Norte, exceto o Tocantins), Região Centro- Oeste (atual região Centro-Oeste, mais o estado de Tocantins), Região Concentrada (Estados da Região Sudeste e da Região Sul), Região Nordeste (inclui todos os estados nordestinos).

b)

Região Desenvolvida (inclui todos os Estados do Sudeste e do Sul do país, mais o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul), Região Pobre (inclui o Sertão nordestino, mais o litoral do Piauí e do Maranhão), Região de Baixa Densidade Demográfica (inclui todos os Estados da Região Norte e o Mato Grosso) e Litoral nordestino (inclui o litoral dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará).

c)

Região Desenvolvida (inclui todos os Estados das atuais regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, exceto o norte de Minas Gerais e do Mato Grosso), Região Pobre (inclui o Sertão nordestino, o litoral do Piauí e do Maranhão e o norte de Minas Gerais), Região Amazônica (inclui todos os Estados da Região Norte, mais o norte de Mato Grosso) e Litoral nordestino (inclui o litoral dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará).

d)

Região Amazônica (inclui todos os Estados da região Norte, mais o norte de Mato Grosso), Região Centro-Oeste (atual região Centro-Oeste, exceto o norte de Mato Grosso), Região Concentrada (Estados da Região Sudeste e da Região Sul) e Região Nordeste (inclui todos os Estados nordestinos).

e)

Região Desenvolvida (inclui todos os Estados do Sudeste e do Sul, exceto o norte de Minas Gerais), Região Nordeste (inclui os Estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais), Região Amazônica (inclui todos os Estados da Região Norte) e Região Centro- Oeste (inclui todos os Estados da atual Região Centro-Oeste).

Globalização
5 -

A globalização é considerada o ápice do desenvolvimento das relações capitalistas de produção em escala planetária. Constrói-se um mundo cada vez mais integrado por modernos meios de comunicação e de transportes que facilitam a circulação de mercadorias, de pessoas e de dinheiro. Em relação ao processo de globalização em curso e seus impactos sobre o espaço geográfico, é incorreto afirmar que

a)

os países subdesenvolvidos não estão excluídos do processo de globalização.

b)

os países africanos são grandes fornecedores de matérias-primas para os países desenvolvidos.

c)

a globalização não atinge todos os lugares do mundo com a mesma intensidade.

d)

apesar da evolução dos sistemas de informação, as distâncias naturais entre os países ainda são determinantes nas trocas comerciais e na tomada de decisões empresariais.

e)

com a globalização, tem-se assistido o aumento das trocas comerciais em escala global.

Biomas Brasileiros
6 -

Leia o trecho abaixo para responder à questão a seguir.

“Formação vegetal aberta e espaçada, possui poucas espécies, com o predomínio de pinheiros que aparecem associados à erva-mate, ao cedro e à imbuia. Além da pequena diversidade vegetal, sua fauna compõe-se de alguns roedores, insetos e aves, como a gralha-azul, o macuco e o papagaiocharão”.

Lúcia M. A. de Almeida e Tércio B. Rigolin. Geografia Geral e do Brasil, 2011, p.82.

A descrição acima trata-se do bioma

a)

Mata dos Cocais.

b)

Mata Atlântica.

c)

Pantanal.

d)

Mata de Araucária.

e)

Campos Sulinos.

Geografia
7 -

Em 1977, o geógrafo Milton Santos formulou uma teoria para demonstrar que o capitalismo não age de forma homogênea no espaço geográfico. No livro “Território e Sociedade: entrevista com Milton Santos”, ele relata um pouco a história dessa formulação teórica: “Na Tanzânia, eu via o capitalismo entrando lentamente. Foi muito importante, para a elaboração teórica do território, descobrir que um país, que com sua história e organização geográfica, pode ser ou não um obstáculo, refazendo a história da entrada do capitalismo [...]”. Essa teoria é conhecida como

a)

meio técnico-científico-informacional.

b)

funcionalidade espacial.

c)

formação socioespacial.

d)

desenvolvimento desigual e combinado.

e)

teoria dos lugares centrais.

8 -

As transformações econômicas pós-guerra afetaram todos os cantos do planeta, só que de forma desigual. Alguns países asiáticos, a partir dos anos de 1970, passaram por um rápido processo de industrialização. Segundo Estáquio Sene e João Carlos Moreira (2010), desde os anos de 1980, ficaram conhecidos como Tigres Asiáticos porque o forte empenho de novos mercados no exterior levou suas economias a crescer, em média 7,4% ao ano. As economias denominadas de Tigres Asiáticos são:

a)

China, Índia, Japão e Coreia do Sul.

b)

Japão, Hong Kong, Malásia e Índia.

c)

Tailândia, Hong Kong, Taiwan e China.

d)

Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong e Cingapura.

e)

Coreia do Sul, China, Índia e Taiwan.

9 -

As grandes cadeias montanhosas da Terra, como a Cordilheira do Himalaia, a Cordilheira dos Andes e as Montanhas Rochosas, originaram-se a partir de

a)

dobramentos.

b)

falhamentos.

c)

atividades vulcânicas intensas.

d)

processos erosivos milenares.

e)

processos de subducção.

Recursos Hídricos
10 -

A rede hidrográfica brasileira é uma das mais extensas do mundo. São milhares de rios com as mais variadas extensões e volumes de água. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o maior rio em extensão genuinamente brasileiro.

a)

Rio Paraná.

b)

Amazonas.

c)

São Francisco.

d)

Tocantins.

e)

Araguaia.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.