ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Música - Licenciatura em Música - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Música
1 -

Um arranjador é incumbido de realizar um trabalho de transposição de uma melodia com a finalidade única de melhor adequação de tessitura. Essa tarefa poderá ser realizada corretamente apenas se o(a)

a)

arranjo for escrito para ser executado por um grupo que contenha ao menos um instrumento transpositor, como o clarinete em Bb.

b)

estrutura intervalar da melodia em questão, ao ser transposta, for integralmente respeitada.

c)

arranjador trocar a armadura de clave para aquela que for correspondente à nova tonalidade desejada.

d)

melodia for tonal, ainda que ela não evidencie ou seja ambígua em relação a algum centro tonal.

e)

arranjador levar em consideração a relação existente entre a tonalidade original e a nova tonalidade na qual a melodia será transposta, tendo em vista que tal relação determina se a tranposição será real ou tonal.

Harmonia
2 -

Em um exercício de harmonia, é pedido para que o aluno faça uma progressão harmônica na qual ele module de Mi Maior para algum tom vizinho. Espera-se que ele module para

a)

Fá Maior ou Ré# Maior.

b)

Fá# Maior ou Ré Maior.

c)

Lá Maior ou Si Maior.

d)

Mi menor.

e)

Sol maior ou Fá Maior.

Música
3 -

Em relação à hipótese: “Um intervalo melódico de 19.ª descendente foi invertido, resultando em outro intervalo”, assinale a alternativa correta.

a)

Este intervalo é uma 18.ª descendente.

b)

Este intervalo é ascendente e menor.

c)

Intervalos compostos não são inversíveis.

d)

Este intervalo é uma 12.ª descendente.

e)

Este intervalo é justo.

Acordes
4 -

“O acorde está em terceira inversão”. Desta afirmação, pode-se deduzir que

a)

este acorde está com a terça no baixo.

b)

este acorde tem, obrigatoriamente, um intervalo de 9.ª entre o baixo e a fundamental do acorde.

c)

ela está incorreta, pois a terceira inversão não existe.

d)

este acorde tem sétima.

e)

este acorde tem nona.

Música
5 -

Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre a escala menor “Melódica” e a menor “Bachiana”.

a)

A escala menor “Melódica”, dependendo da circunstância, pode possuir alterações ascendentes no 6.º e no 7.º graus ou não, ao passo que as alterações ascendentes da escala menor “Bachiana” são permanentes.

b)

A escala “Melódica” foi utilizada por diversos compositores de diversas estéticas, já a “Bachiana” foi utilizada exclusivamente pela família Bach.

c)

A escala menor “Bachiana” foi um mito criado pelos compositores do período Barroco para explicar o grande êxito composicional de Bach, mas não há nenhum registro que prove a existência de tal escala. A escala menor “Melódica” existe e é vastamente utilizada até os dias de hoje.

d)

“Melódica” e “Bachiana” são nomenclaturas de épocas diferentes para a mesma escala.

e)

A escala menor “Bachiana”, dependendo da circunstância, pode possuir alterações ascendentes no 5º e no 7º graus ou não, ao passo que as alterações ascendentes da escala menor “Melódica” são permanentes.

6 -

Sobre o modo Dórico, é correto afirmar que

a)

é formado por quatro intervalos de tom inteiro e três intervalos de semitom.

b)

é semelhante a um modo menor com a 2.ª menor.

c)

é formado por dois tetracordes iguais separados por um tom.

d)

possui a mesma estrutura intervalar que uma escala maior se ela for disposta partindo de seu terceiro grau e tendo este como centro.

e)

possui 6.ª Maior e 4.ª Aumentada.

7 -

A escala de tons inteiros é também conhecida como escala

a)

Octatônica.

b)

Aumentada.

c)

Cigana.

d)

Assimétrica.

e)

Hexafônica.

8 -

A escala Maior é derivada do modo Gregoriano

a)

Mixolídio.

b)

Jônio.

c)

Lídio.

d)

Eólio.

e)

Lócrio.

9 -

Assinale a alternativa que apresenta apenas formas e/ou estruturas predominantemente baseadas no processo imitativo.

a)

Fuga, Sonata e Invenção.

b)

Cânone, Invenção e Cantata.

c)

Chacona, Fuga e Prelúdio.

d)

Prelúdio, Sonata e Cantata.

e)

Fuga, Invenção e Cânone.

Compasso Musical
10 -

Assinale a alternativa que apresenta a fórmula de compasso que possui a menor unidade de compasso.

a)

7

     16

b)

17

       32

c)

3

       4

d)

1

       2

e)

5

       8

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.