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Informações da Prova Questões por Disciplina PGE - Procuradoria Geral do Estado - Bahia - Analista de Procuradoria - Apoio Jurídico - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2013 - Prova Objetiva

Significação das Palavras

A economia precisa parar de crescer

Atenção: A(s) questão(ões) a seguir refere(m)-se ao texto abaixo.

1                 O crescimento é um fenômeno natural. Porém,
          enquanto a maioria das sociedades dedicou certo culto
          ao crescimento, o Ocidente moderno o transformou em
          sua religião.
5       O decrescimento − termo que vem sendo usado
          nos debates ecológico, econômico e social − propõe o
          abandono do crescimento ilimitado, da economia cujo
          motor é a busca do lucro por parte dos detentores do
          capital, com consequências desastrosas para o meio
10     ambiente e, portanto, para a humanidade.
                    Para que seja sustentável e durável, toda sociedade
          deve estabelecer limites. A nossa, ao contrário, se
          vangloria em deixar de lado qualquer restrição, optando
          pela desmesura. O emprego, o pagamento dos aposentados,
15     a renovação dos gastos públicos supõem o
          aumento constante do Produto Interno Bruto (PIB). No
          fim, o círculo virtuoso se transforma num círculo infernal.
          A vida das pessoas geralmente se reduz à de um
          biodigestor que metaboliza o salário com as mercadorias
20     e as mercadorias com o salário, transitando do
          trabalho para o hipermercado e vice-versa.
                    A proposta do decrescimento não é a de um
          crescimento negativo, que mergulha a sociedade na
          incerteza, aumenta as taxas de desemprego e promove
25     o abandono dos programas sociais. Para sermos
          rigorosos, conviria mais falar de “a-crescimento”, como
          se fala de a-teísmo. A meta é uma sociedade em que se
          viverá melhor trabalhando e consumindo menos. Esse
          novo modelo se resumiria em 8 Rs: reavaliar, reconceitualizar,
30     reestruturar, relocalizar, redistribuir e os já tradicionais
          reduzir, reutilizar e reciclar.
                    A redefinição da felicidade como “abundância
          frugal em uma sociedade solidária” pressupõe sair do
          círculo infernal da criação ilimitada de necessidades e
35     de produtos e da frustração crescente que esta acarreta.
          A limitação é a condição para que se alcance a prosperidade
          sem crescimento, evitando, assim, a queda da
          civilização.

(Adaptado de: Serge Latouche. A economia precisa parar de crescer.

Galileu. São Paulo: Editora Globo, junho de 2013, p. 82)

1 -

É correto afirmar, com relação à palavra

a)

crescimento (linha 1): sua primeira caracterização a situa fora dos domínios da economia; apenas a partir do terceiro parágrafo, é possível intuir o sentido em que será explorada.

b)

decrescimento (linha 5): talvez por causa de sua existência ainda instável em certas áreas do saber, é empregada sem qualquer tipo de detalhamento.

c)

decrescimento (linha 5): denota fenômeno que impede o lucro e crescimento e que tem como meta o desenvolvimento ecológico, econômico e social do Ocidente moderno.

d)

crescimento: sua caracterização segue uma espécie de escala: o autor a toma como fato comum para, depois, discuti-la em relação à importância que assume em determinados contextos.

e)

crescimento (linha 7): suas consequências nocivas devem-se ao fenômeno econômico da concentração de renda, que, por sua vez, está fundamentado na busca desenfreada de bens.

Compreensão e Interpretação de Textos
2 -

A correta leitura do texto indica que:

a)

A grafia de “"a-crescimento"” e "a-teísmo" é elemento fundamental para pôr em evidência a nuance de sentido discutida no fragmento.

b)

O processo oposto ao de crescimento ilimitado, apesar de carregar consigo indesejáveis custos sociais, beneficia o meio ambiente.

c)

Os 8 Rs mencionados enfatizam a ideia de repetição, mais do que a de mudança em relação aos eventos descritos pelos verbos.

d)

Uma sociedade melhor surge quando se mantém o ritmo acelerado de trabalho e se diminui o ritmo de consumo.

e)

Os 8 Rs considerados situam-se em esferas distintas: os novos, na esfera econômica, os tradicionais, na esfera ambiental.

3 -

Considerando o PIB como a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período, pode-se considerar que o terceiro parágrafo

a)

justifica, por meio da apresentação de coerções so- ciais, a necessidade de se manter a economia em crescimento contínuo e desmesurado.

b)

mostra como um aparente bom arranjo entre o au- mento do PIB e seus potenciais benefícios pode con- verter-se em redução da experiência de vida humana.

c)

prega a necessidade de limites, mesura, o que quer dizer interrupção dos investimentos desmedidos em programas assistenciais.

d)

define PIB, antes da apresentação da sigla, de forma sintética, embora ofereça as essenciais características dos conceitos envolvidos.

e)

considera a manutenção da estrutura administrativa governamental e os seus custos como elementos que legitimam o constante esforço para o aumento do PIB.

4 -

Assinale a alternativa que contém afirmação inferida do último parágrafo do texto, considerado em seu contexto.

a)

Está em voga uma definição de felicidade oposta à que se propõe.

b)

O Ocidente moderno encontra-se no círculo infernal descrito.

c)

São falsas todas as necessidades recentemente criadas pela civilização humana.

d)

A falta de acesso aos novos produtos gera frustração superior à causada pelo seu consumo desenfreado.

e)

A edificação de uma sociedade solidária só se dá a partir da alteração dos padrões de consumo de alimentos.

5 -

Considerado o contexto, afirma-se com correção:

a)

As formas conviria (linha 26) e resumiria (linha 29) destacam propostas do autor em meio a afirmações mais categóricas.

b)

A forma optando (linha 13) corresponde a “que opta”.

c)

A construção vem sendo usado nos debates (linhas 5 e 6) é equivalente a “está sendo usado nos debates”.

d)

O emprego das formas dedicou (linha 2) e transformou (linha 3) garante a interpretação de que o culto ao crescimento restringiu-se a momento específico no passado.

e)

Segundo a gramática normativa da língua, é inapropriado flexionar reavaliar em uma construção como "É necessário reavaliarmos nossas práticas".

Democracia: origens e presença no pensamento brasileiro

Atenção: A(s) questão(ões) a seguir refere(m)-se ao texto abaixo.

1                    Este texto trata da democracia no sentido hoje
           geralmente aceito do termo: um sistema no qual o
           acesso legítimo a posições de autoridade pública se dá
           mediante eleições periódicas, limpas e livres, e os
5        governos governam e se mantêm responsabilizáveis
           − accountable, para lembrar a rica expressão em
           inglês − graças a restrições constitucionais.
                      Essa definição faz referência à democracia tal
           como a conhecemos na realidade histórica, não a
10      doutrinas concernentes a sociedades ideais (utopias);
           tampouco a regimes populistas ou "movimentistas" que
           se apresentem como democráticos − fato comum na
           América Latina; e muito menos às chamadas "democracias
           populares", termo pelo qual se autodesignavam os
15      regimes totalitários de partido único da URSS e do
           Leste europeu.
                      Intelectualmente, a democracia procede de duas
           vertentes principais. Uma, originária do filósofo francês
           Montesquieu (1689-1755), é a ideia de democracia como
20      um arcabouço ou sistema institucional para a competição
           política pacífica. Refiro-me aqui à democracia
           representativa, às vezes também denominada, com
           certa redundância, democracia de instituições. Nessa
           perspectiva, a ênfase recai sobre os checks and
25      balances, freios e contrapesos, para usar outra expressão
           norte-americana. Arquitetados para moderar conflitos
           entre partidos, entre os três ramos do governo ou
           entre os estados que compõem a federação, tais freios
           devem ser também entendidos como parte de uma
30      concepção mais ampla das relações entre Estado e
           sociedade: o ideal da auto(de)limitação da política como
           um sistema que não se deixa absorver nem absorve os
           outros sistemas (econômico, cultural etc.).
                      A segunda vertente provém de outro filósofo, o
35      genebrino Jean-Jaques Rousseau (1712-78): é o ideal
           da democracia direta, do contrato igualitário de todos
           com todos, numa espécie de assembleia permanente.
           O rousseauísmo, como diversos intérpretes têm
           assinalado, é um plebiscitarismo [...]. Como modelo de
40      organização política, trata-se de um ideal não apenas
           utópico, mas com forte viés autoritário. [...] Não obstante,
           a evolução histórica da democracia representativa
           nos últimos dois séculos assimilou dois valores de
           procedência rousseauísta: o dos grandes eleitorados
45      nacionais, fruto de sucessivas ampliações do sufrágio, e
           o da accountability, vale dizer, os deveres do representante
           em relação ao representado [...].

(Bolívar Lamounier. "Democracia: origens e presença no pensamento brasileiro".

In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. André Botelho, Lilia

Moritz Schwarcz (orgs.). São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 144-145)

6 -

O autor do fragmento transcrito acima,

a)

ao definir o sentido que deve ser atribuído à palavra "democracia", apoia-se em doutrinas filosóficas, e o faz de modo bastante fiel, o que justifica o ponto de vista objetivo que ele adota.

b)

abordando uma específica forma de governo, atém-se a descrevê-la a partir do que é observável nas nações em que é contemporaneamente adotada, o que lhe permite denunciar as intenções enganosas das ideias utópicas que nelas persistem.

c)

ao caracterizar o sistema denominado "democracia", vale-se de certas palavras de origem inglesa, o que evidencia não só a precisão dos termos citados, como a admiração que ele tem pelos países em que essa forma de governo se originou.

d)

demonstrando que a palavra "democracia" é aplicada até para referir regimes que lhe são opostos, não só fixa a concepção de democracia que adota, como julga necessário circunscrever o campo em que, assim entendida, ela se exerce.

e)

adotando a acepção mais corriqueira de "democracia", demonstra como os traços que definem esse sistema político embasam organizações sociais distintas, em distintos continentes.

7 -

O texto legitima a seguinte assertiva:

a)

Segundo Lamounier, a democracia é a confluência de duas linhas de pensamento, que, pelo peso dos seus intelectuais, são amplamente respeitadas nas relações entre Estados e sociedades.

b)

O autor Bolívar Lamounier entende que a existência de instituições é quase que inerente à ideia de democracia representativa.

c)

Na proposta de Montesquieu, a ideia de democracia estabelece que o sistema institucional tanto pode ser um entrave para que a concorrência política se realize sem violência, quanto pode ser uma alavanca para a paz.

d)

Freios e contrapesos são instrumentos que, pelo fato de assegurarem a convivência harmônica entre partidos, governo e estados, devem ter sua arquitetura reavaliada constantemente.

e)

O fragmento transcrito demonstra que filósofos, e não cientistas políticos, são os responsáveis pela concepção e pelo estabelecimento das mais eficientes e amplas relações entre Estado e sociedade.

8 -

O segmento que expressa ideia de reciprocidade é:

a)

(linhas de 4 a 7) os governos governam e se mantêm responsabilizáveis [...] graças a restrições constitucionais.

b)

(linhas 11 e 12) tampouco a regimes populistas ou "movimentistas" que se apresentem como democráticos.

c)

(linhas 32 e 33) um sistema que não se deixa absorver nem absorve os outros sistemas (econômico, cultural etc.).

d)

(linhas 38 e 39) O rousseauísmo, como diversos intérpretes têm assinalado, é um plebiscitarismo.

e)

(linhas 40 e 41) trata-se de um ideal não apenas utópico, mas com forte viés autoritário.

9 -

Considere atentamente o que se tem no parágrafo 4 e as afirmações que seguem.

I. Análise do parágrafo torna plausível a dedução de que o rousseauísmo crê na viabilidade e na superioridade ética de um governo continuamente dependente de legitimação pela massa dos cidadãos.

II. Exame do parágrafo revela ser plausível a hipótese de que o rousseauísmo considera legítimo apenas o que advém da totalidade, perspectiva que praticamente resultaria na negação de espaço para a minoria ou para a dissidência individual.

III. O parágrafo firma a ideia de que a obrigação que o governante tem de prestar contas de suas ações à sociedade é, segundo o rousseauísmo, norma que, por concretizar um ideal de perfeição, deve ser praticada.

Está correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

I e III, apenas.

c)

II e III, apenas.

d)

I e II, apenas.

e)

I, II e III.

10 -

Sobre a expressão "Não obstante", empregada no parágrafo 4, é correto o seguinte comentário:

a)

sinaliza que a assimilação de valores referida é herança negativa, dado o que se afirma anteriormente no parágrafo.

b)

indica que a citada assimilação de valores contraria a expectativa gerada pela ideia expressa na frase imediatamente anterior.

c)

pode ser substituída por "Embora", sem necessidade de qualquer outra alteração na frase para que a correção e o sentido originais sejam preservados.

d)

equivale à expressão "Ainda que" ao exprimir fato não realizado, como se nota em "Ainda que ele possa me ajudar, não dará tempo de entregar os documentos no prazo previsto".

e)

supõe ideia não explicitada, a que se destaca em "Não obstante a coerência do pensamento de Rousseau ".

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