ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 19.ª Região - Analista Judiciário - Judiciária - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2014 - Prova Objetiva

Compreensão e Interpretação de Textos

O maquinista

O MAQUINISTA empurra a manopla do acelerador. O trem cargueiro começa a avançar pelos vastos e desertos prados do Cazaquistão, deixando para trás a fronteira com a China.

O trem segue mais ou menos o mesmo percurso da lendária Rota da Seda, antigo caminho que ligava a China à Europa e era usado para o transporte de especiarias, pedras preciosas e, evidentemente, seda, até cair em desuso, seis séculos atrás.

Hoje, a rota está sendo retomada para transportar uma carga igualmente preciosa: laptops e acessórios de informática Londres, Paris, Berlim e Roma.

A Rota da Seda nunca foi uma rota única, mas sim uma teia de caminhos trilhados por caravanas de camelos e cavalos a partir de 120 a.C., quando Xi'an – cidade do centro-oeste chinês, mais conhecida por seus guerreiros de terracota – era a capital da China.

As caravanas começavam cruzando os desertos do oeste da China, viajavam por cordilheiras que acompanham as fronteiras ocidentais chineses e então percorriam as pouco povoadas estepes da Ásia Central até o mar Cáspio e além.

Esses caminhos floresceram durante os primórdios da Idade Média. Mas, à medida que a navegação marítima se expandiu e que o centro político da China se deslocou para Pequim, a atividade econômica do país migrou na direção da costa.

Hoje, a geografia econômica está mudando outra vez. Os custos trabalhistas nas cidades do leste da China dispararam na última década. Por isso as indústrias estão transferindo sua produção para o interior do país.

O envio de produtos por caminhão das fábricas do interior para os portos de Shenzhen ou Xangai – e de lá por navios que contornam a Índia e cruzam o canal de Suez – é algo que leva cinco semanas. O trem da Rota da Seda reduz esse tempo para três semanas. A rota marítima ainda é mais barata do que o trem, mas o custo do tempo agregado por mar é considerável.

Inicialmente, a experiência foi realizada nos meses de verão, mas agora algumas empresas planejam usar o frete ferroviário no próximo inverno boreal. Para isso adotam complexas providências para proteger a carga das temperaturas que podem atingir 40°C negativos.

(Adaptado de:www1.folhauol.com.br/FSP/newyorktimes/122473)

1 -

Depreende-se corretamente do texto:

a)

A lendária Rota da Seda foi abandonada porque as caravanas de camelos e cavalos tinham dificuldade de enfrentar o frio extremo da região.

b)

A expansão da navegação marítima colaborou para que, no passado, a atividade comercial da China migrasse na direção da costa.

c)

O frete ferroviário deve ser substituído pelo transporte marítimo no inverno, já que a carga a ser transportada pode ser danificada pelas baixas temperaturas.

d)

A partir da retomada da Rota da Seda, as fábricas chinesas voltaram a exportar quantidades significativas de especiarias.

e)

A navegação chinesa se expandiu e o transporte marítimo atingiu o seu auge durante a época em que Xi’'an era a capital da China.

Interpretação de Textos
2 -

Há relação de causa e consequência, respectivamente, entre

a)

o aumento dos custos trabalhistas no leste da China e a atual transferência da produção industrial para o interior do país.

b)

a redução de tempo no atual transporte por trem na Rota da Seda e a aceleração da venda de produtos de informática.

c)

o uso de caminhões para o transporte de carga e a atual mudança da geografia econômica da China.

d)

a retomada do transporte de mercadorias pela Rota da Seda e o aumento nos custos do transporte marítimo.

e)

a suspensão do uso da Rota da Seda no fim da Idade Média e a diminuição na demanda do Ocidente por especiarias e seda.

3 -

Afirma-se corretamente:

a)

Sem prejuízo para a correção e o sentido original, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após cordilheiras (quinto parágrafo).

b)

O segmento isolado por travessões, no quarto parágrafo, assinala uma ressalva ao que se afirmou antes.

c)

No terceiro parágrafo, os dois-pontos introduzem um esclarecimento acerca do que se afirmou antes.

d)

Haverá prejuízo para a correção e o sentido original ao se inserir uma vírgula imediatamente após isso (sétimo parágrafo).

e)

Sem prejuízo para a correção e o sentido original, no segmento que podem atingir 40 °C negativos (último parágrafo), o elemento grifado pode ser substituído por “onde”.

Flexão Nominal e Verbal
4 -

... e então percorriam as pouco povoadas estepes da Ásia Central até o mar Cáspio e além. (5.º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

a)

... e de lá por navios que contornam a Índia...

b)

... era a capital da China.

c)

A Rota da Seda nunca foi uma rota única...

d)

... dispararam na última década.

e)

... que acompanham as fronteiras ocidentais chinesas...

Interpretação de Textos
5 -

Para isso adotam complexas providências para proteger a carga das temperaturas que podem atingir 40 °C negativos. (último parágrafo)

Sem que se faça nenhuma outra alteração no segmento acima, mantêm-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, substituindo-se

a)

atingir por cair à.

b)

adotam por recorrem.

c)

para proteger por afim de proteger.

d)

complexas por amplas.

e)

isso por tanto.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
6 -

cruzando os desertos do oeste da China - que contornam a Índia - adotam complexas providências

Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos grifados acima foram corretamente substituídos por um pronome, respectivamente, em:

a)

os cruzando - que contornam-lhe - adotam-as

b)

cruzando-lhes - que contornam-na - as adotam

c)

cruzando-os - que lhe contornam - adotam-lhes

d)

cruzando-os - que a contornam - adotam-nas

e)

lhes cruzando - que contornam-a - as adotam

Língua Portuguesa
7 -

... que acompanham as fronteiras ocidentais chinesas...

O verbo que, no contexto, exige o mesmo tipo de complemento que o da frase acima está em:

a)

A Rota da Seda nunca foi uma rota única...

b)

Esses caminhos floresceram durante os primórdios da Idade Média.

c)

... viajavam por cordilheiras...

d)

... até cair em desuso, seis séculos atrás.

e)

O maquinista empurra a manopla do acelerador.

Correção Gramatical
8 -

Está gramaticalmente correta a redação desse livre comentário sobre o assunto tratado no texto:

a)

Preocupam os fornecedores chineses o longo tempo que se leva para transportar por via marítima os produtos que chegam das fábricas do interior aos portos de Xangai.

b)

Há seis séculos, transportava-se, com esforço e perdas humanas, especiarias, seda e pedras preciosas pelos caminhos da Rota da Seda.

c)

À medida que se desenvolvia a navegação no país, as rotas comerciais que floresceram na China durante a Idade Média iam sendo abandonadas.

d)

Em tempos passados, para se chegar da China ao mar Cáspio, percorria-se as poucas, povoadas, estepes da Ásia Central a cavalo ou camelo.

e)

Os centros político e financeiro da China deslocaram-se para Pequim no final da Idade Média, fazendo com que a atividade econômica os acompanhassem, seguindo em direção a costa.

Compreensão e Interpretação de Textos

Renascimento

De que forma o conhecimento da cultura renascentista pode auxiliar no entendimento do presente?

A história da cultura renascentista ilustra com clareza o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea.Nela se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. Ela consagra a vitória da razão abstrata, que é a instância suprema de toda a cultura moderna, versada no rigor das matemáticas que passarão a reger os sistemas de controle do tempo e do espaço. Será essa mesma razão abstrata que estará presente na própria constituição da chamada identidade nacional. Ela é a nova versão do poder dominante e será consubstanciada no Estado Moderno, entidade controladora e disciplinadora por excelência, que impõe à sociedade um padrão único, monolítico e intransigente. Isso, contraditoriamente, fará brotar um anseio de liberdade e autonomia do espírito, certamente o mais belo legado do Renascimento à atualidade.

Como explicar a pujança do Renascimento, surgido em continuidade à miséria, à opressão e ao obscurantismo do período medieval?

O Renascimento assinala o florescimento de um longo processo de produção, circulação e acumulação de recursos econômicos, desencadeado desde a Baixa Idade Média. São os excedentes dessa atividade crescente em progressão maciça que serão utilizados para financiar, manter e estimular uma ativação econômica. Surge assim a sociedade dos mercadores, organizada por princípios como a liberdade de iniciativas, a cobiça e a potencialidade do homem, compreendido como senhor da natureza, destinado a dominá-la e a submetê-la à sua vontade. O Renascimento, portanto, é a emanação da riqueza e seus maiores compromissos serão para com ela.

(Adaptado de: SEVCENKO, Nicolau. O renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1982. p. 2 e 3)

9 -

Depreende-se corretamente do texto:

a)

a escassez de recursos dos comerciantes medievais é consequência imediata do obscurantismo típico do período renascentista.

b)

a oposição entre o predomínio do obscurantismo e a supremacia da razão abstrata só se resolveu com a fundação do Estado Moderno.

c)

o comportamento insólito e ousado do homem renascentista foi determinante para que ele pudesse controlar os rumos tomados pela sociedade.

d)

as origens do comportamento individualista, do racionalismo e da ambição ilimitada, perceptíveis na sociedade contemporânea, remontam ao Renascimento.

e)

o domínio do homem sobre a natureza foi determinante para a aceleração do fluxo de capital que culminou no Renascimento.

Interpretação de Textos
10 -

Assinala-se no texto

a)

a primazia do poder controlador do Estado Moderno sobre o pensamento abstrato na Baixa Idade Média, contra a qual o homem renascentista se mobilizou.

b)

a oposição entre o caráter disciplinador do Estado Moderno e o anseio de liberdade e autonomia do espírito.

c)

a legitimação do individualismo, elemento fundador da cultura moderna, cuja consequência foi a constituição de uma identidade nacional.

d)

um juízo de valor em relação à ambição ilimitada do homem renascentista, a qual dificultou o avanço das ciências exatas.

e)

o egocentrismo e a cobiça do homem renascentista, cujos resíduos negativos podem ser percebidos nos dias atuais.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.