ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Infraestrutura - Design e Construção Civil - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Engenharia Civil
1 -

A ABNT NBR10067:1995 - Princípios gerais de representação em desenho técnico - fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. De acordo com a mesma, é correto afirmar, quanto à escolha das vistas no desenho técnico, que:

a) A vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista superior ou principal.
b) Devem ser executadas tantas vistas quantas forem necessárias à caracterização da forma da peça, sendo preferíveis vistas, cortes ou seções ao emprego de grande quantidade de linhas tracejadas.
c) Quando necessárias outras vistas, o menor número de vistas não é um critério de representação.
d) Quando necessárias outras vistas, deve-se prezar pela repetição de detalhes a fim de tornar o desenho mais claro.
e) Quando necessárias outras vistas, os cortes e/ou seções, não possuem critérios para representação.
2 -

A ABNT NBR10067:1995 - Princípios gerais de representação em desenho técnico - fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. Desta forma, de acordo com a norma citada, é correto afirmar, quanto à posição relativa das vistas no 3º diedro, que:

a) Vista lateral direita, posicionada à esquerda.
b) Vista inferior, posicionada à acima.
c) Vista superior, posicionada abaixo.
d) Vista lateral esquerda, posicionada à direita.
e) Vista posterior, posicionada à esquerda ou à direita, conforme a conveniência.
3 -

A ABNT NBR 10068:1987 - Folha de desenho - Leiaute e dimensões - padroniza as características dimensionais das folhas de desenho e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos. Desta forma, é correto afirmar que:

a) O formato básico da dimensão da folha de papel é designado pelo formato A1, da qual deriva-se a série "A" pela bipartição ou pela duplicação sucessiva.
b) A legenda deve ter 178 mm de comprimento, nos formatos A1 e A2, e 175 mm nos formatos A4 e A3.
c) A margem direita serve para ser perfurada e utilizada no arquivamento.
d) As margens são limitadas pelo contorno externo da folha e quadro. O quadro limita o espaço apenas para a legenda.
e) As folhas de desenho podem ter impressa uma escala métrica de referência sem os números, com comprimento de 100 mm no mínimo e em intervalos de 10 mm.
4 -

A ABNT NBR 6492:1994 - Representação de projetos de arquitetura - fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão. De acordo com esta norma, a fase de projeto caracterizada como estudo preliminar esta corretamente descrita em:

a) Evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido através de croquis.
b) Caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.
c) Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.
d) Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.
e) Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.
5 -

Janela de duas folhas articulada por movimento corrediço vertical. Não permite abertura total do vão, sobrepondo-se quando se quer abrir. Sua posição é regulada por meio de contrapeso, mola ou borboleta. O tipo de janela descrito se refere a:

a) Janela de guilhotina
b) Janela pivotante
c) Janela projetante
d) Janela de correr
e) Janela de rótula
6 -

A representação gráfica em projetos de arquitetura é fundamental para a compreensão do desenho. Neste intuito, a ABNT NBR 6492:1994 - Representação de projetos de arquitetura - estabelece as caraterísticas das linhas de representação, que devem ser utilizadas como padrão a depender do que será representado. De acordo com esta norma, é correto afirmar que:

a) As linhas tracejadas representam linhas situadas além do plano do desenho, e devem ser representadas com um valor maior que as linhas de eixo.
b) As linhas traço e dois pontos são linhas indicadas para representar projeções de pavimentos superiores, marquises, balanços, etc.
c) As linhas de traço e ponto são linhas que indicam chamadas, eixo ou coordenadas.
d) As linhas internas são linhas contínuas, representadas no mesmo valor que as linhas de contorno.
e) As linhas auxiliares são linhas contínuas, que devem ser representadas no mesmo valor que as linhas tracejadas.
7 -

As esquadrias são utilizadas na construção civil como elemento de fechamento de vãos, podendo ser de madeira, alumínio ou PVC. As esquadrias, como portas e janelas, são formadas por componentes que juntos são responsáveis pelo perfeito funcionamento do conjunto. Segue abaixo a descrição de um destes componentes.

Componente que forma o quadro externo da esquadria, no qual são alojados os caixilhos ou folhas."

O componente acima apresentado se refere a:

a)

Baguete

b) Marco
c) Batente
d) Alizar
e) Arremate
8 -

A escada de emergência é uma escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada, de acordo com a ABNT NBR 9077:2001 – Saídas de emergência em edifícios. No que diz respeito às condições exigíveis para escadas estabelecidas por essa norma, é correto afirmar que:

a) Os degraus devem ter bocel (nariz) de 1,5 cm, no mínimo, ou, quando este inexistir, balanço da quina do degrau sobre o imediatamente inferior com este mesmo valor mínimo.
b) Devem ter os pisos com condições antiderrapantes, e que permaneçam antiderrapantes com o uso, exceto quando houver mais de uma escada na rota de fuga.
c) O lanço mínimo deve ser de dois degraus e o lanço máximo, entre dois patamares consecutivos, não deve ultrapassar 3,70 m de altura.
d) Quando enclausuradas, devem ser constituídas com material resistente ao fogo de, no mínimo, 6h.
e) Quando não enclausuradas, devem ser constituídas com material resistente ao fogo de, no mínimo, 1h.
9 -

A ABNT NBR 9050:15 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Em relação a acessibilidade de escadas, de acordo com essa norma, é corretor afirmar que:

a) Em construções novas, o primeiro e o último degraus de um lance de escada devem distar no mínimo 0,30 m da área de circulação adjacente e devem estar sinalizados de acordo com o disposto na mesma norma.
b) Para dimensionamento dos espelhos(e) das escadas, deve ser atendida a seguinte condição estabelecida pela fórmula: 0,16 m ≤ e ≤ 0,19 m.
c) Uma sequência de dois degraus ou mais é considerada escada.
d) A inclinação transversal dos degraus não pode exceder 2 % em escadas internas e 3 % em escadas externas.
e) As escadas devem ter no mínimo um patamar a cada 3,00 m de desnível e sempre que houver mudança de direção.
10 -

No programa REVIT 2019 versão português-BR o comando porta permite selecionar uma família de portas carregadas ou carregar famílias externas, e inseri-las no modelo que está sendo criado, sobre esta família e o comando é correto afirmar que:

a) Para ser adicionada no modelo que está sendo criado, um elemento da família porta necessitará sempre de um hospedeiro.
b) É possível acessar o comando porta através do painel de navegação pela aba inserir.
c) Ao deletar uma parede hospedeira de uma porta, a mesma não é excluída automaticamente, sendo necessário excluí-la de forma individual.
d) A família de portas que vem pré-carregada no REVIT não deve ser utilizada, pois não possuem parâmetros, sendo necessário parametrizá-las antes de utilizá-las no modelo.
e) Ao selecionar uma porta inserida no modelo, não é possível alterá-la através da janela propriedades.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.