ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Engenharia Química
1 -

Que comando habilita linguagem de programação ISO (padrão universal de padrão ISO) para Tornos comandados por Controle Numérico Computacional (CNC)?

a) G291
b) G90
c) G95
d) G70
e) G71
2 -

Considere que você precisa comprar um torno CNC para fabricar uma determinada peça que tem como operação crítica uma usinagem longitudinal com as seguintes especificações:

Profundidade de corte 5mm

Avanço 0,1 mm/rot

Ângulo de ataque da ferramenta 90°

Velocidade de Corte 200 m/min

Pressão específica de corte 400 kgf/mm²

Material a ser usinado: SAE 1035

Rendimento mecânico do equipamento: 95%

Calcule a potência de corte (Pc) necessária no motor do torno para que o equipamento consiga usinar a peça e especifique o motor necessário para realizar esta operação. Atenção, é um motor comercial com a potência superior mais próxima calculada.

a) 9 CV
b) 42 CV
c) 7 CV
d) 5 CV
e) 10 CV
3 -

A função dos processos de fabricação é ter habilidade em alcançar determinada dimensão dentro da tolerância especificada e com determinadas características de superfície. Os processos de usinagem, por exemplo, são bastante precisos, capazes de produzir peças com tolerâncias de 0,05 mm (0,002 in) ou menores. Em contrapartida, a fundição em areia verde é em geral pouco precisa, com tolerâncias de 10 ou 20 vezes maiores que as especificadas para peças usinadas. Qual dos processos de usinagem abaixo apresentados possui a menor tolerância típica?

a) Retificação
b) Usinagem química
c) Usinagem com feixe de elétrons
d) Brunimento
e) Retificação eletroquímica
4 -

Produtos forjados apresentam eventualmente defeitos que podemos citar como os principais os seguintes: Falta de redução, Trincas superficiais, Trincas nas rebarbas, Trincas internas, Gotas frias, Incrustrações de óxidos, Descarbonetação e Queima. Assinale a alternativa que indica corretamente a causa para o problema de Trinca nas rebarbas.

a) Caracteriza-se pela penetração incompleta do metal na cavidade da ferramenta. Isso altera o formato da peça e acontece quando são usados golpes rápidos e leves do martelo.
b) Causadas por trabalho excessivo na periferia da peça em temperatura baixa, ou por alguma fragilidade a quente.
c) Causadas pela presença de impurezas nos metais ou por que são pequenas. Elas se iniciam e podem penetrar na peça durante a operação de rebarbação.
d) Origina-se no interior da peça, como consequência de tensões originadas por grandes deformações.
e) Caracteriza-se pela perda de carbono na superfície do aço, causada pelo aquecimento do metal.
5 -

O processo de soldagem a laser, ou LBW (Laser Beam Welding), usa feixe de luz focalizado para a geração de calor para soldar, e, quando é comparado ao processo de soldagem por feixe de elétrons, ou EBW (Electron Beam Welding), apresenta algumas vantagens. Assinale a alternativa indica corretamente todas as vantagens do processo de soldagem a laser comparado ao processo por feixe de elétrons.

a) É necessário ambiente a vácuo; não gera raio X; o feixe de laser é facilmente conformado e direcionado por refletores ópticos; utiliza técnicos menos qualificados; custo do equipamento é maior que por feixe de elétrons.
b) Não é necessário ambiente a vácuo; não gera raio X; o feixe de laser é facilmente conformado e direcionado por refletores ópticos; utiliza técnicos menos qualificados; custo do equipamento é menor que por feixe de elétrons.
c) Não é necessário ambiente a vácuo; gera raio X; o feixe de laser é facilmente conformado e direcionado por refletores ópticos; utiliza técnicos mais qualificados; custo do equipamento é menor que por feixe de elétrons.
d) É necessário ambiente a vácuo; não gera raio X; o feixe de laser é facilmente conformado e direcionado por refletores metálicos; utiliza técnicos menos qualificados; custo do equipamento é maior que por feixe de elétrons.
e) O processo de soldagem a laser não apresenta vantagens frente ao processo de soldagem a feixe de elétrons.
6 -

Em um processo de torneamento longitudinal, calcule o tempo efetivo de usinagem nas seguintes condições:

Velocidade de corte = 94,2m/min.

Diâmetro inicial do tarugo = 110 mm

Diametro final da peça = 100 mm

Profundidade de corte = 1 mm Avanço = 0,1 mm/rot

Comprimento do tarugo = 210 mm

Considere π = 3,14

a) 111,5 min.
b) 22,3 min.
c) 7 min.
d) 35 min.
e) 70 min.
7 -

Em um processo de furação, calcule o tempo efetivo de usinagem para furação nas seguintes condições:

Furo de 15mm realizado em 3 operações, utilizando 3 brocas (D1= 5mm; D2= 10mm e D3= 15mm em sequência) helicoidais com 2 arestas de corte

Velocidade de corte = 47,1 m/min. Avanço = 0,05 mm/rot por aresta (para as 3 brocas)

Comprimento do furo efetivo = 30 mm Considere π = 3,14

a) 6 seg.
b) 12 seg.
c) 36 seg.
d) 1,2 minutos
e) 12 minutos
8 -

Segundo Kardec (2017), estamos na 5ª. Geração dos processos de gestão da manutenção. Na 4ª. Geração, as atividades de engenharia de manutenção dentro da organização têm na garantia da disponibilidade, da confiabilidade e da manutenibilidade as três maiores justificativas de sua existência. Na 5ª. Geração estas práticas se mantêm, porém o enfoque muda. Assinale a alternativa que indica qual o enfoque dado nesta 5ª. Geração.

a) Manutenção autônoma.
b) Manutenção centrada na confiabilidade.
c) TPM (Manutenção Produtiva Total).
d) Sistemática de gestão de ativos e Engenharia de manutenção.
e) Resultados empresariais e sistemática de gestão de ativos.
9 -

A Manutenção Produtiva Total é uma ferramenta de gestão da manutenção que se apresenta na atualidade como alternativa de método de gestão, que vem do aperfeiçoamento de técnicas de manutenção preventiva, manutenção no sistema de produção, prevenção da manutenção e engenharia de confiabilidade, visando zero defeito e quebra zero dos equipamentos, ao mesmo tempo com defeito zero nos produtos e perda zero no processo. Assinale a alternativa que indica corretamente a principal característica deste método de gestão nas empresas modernas.

a) O envolvimento de todos na implementação e continuidade do método de manutenção, incluindo desenvolvimento, vendas e administração.
b) O envolvimento de todos na implementação e continuidade do método de manutenção, excluindo desenvolvimento, vendas e administração.
c) O envolvimento de todos na implementação e continuidade do método de manutenção, incluindo desenvolvimento e vendas, excluindo a administração.
d) O envolvimento de todos na implementação e continuidade do método de manutenção, incluindo operação e deixando como apoio ao processo o setor de vendas e a administração.
e) Os equipamentos só podem parar de produzir quando a demanda for muito baixa e quase não tivermos necessidade de produzir.
10 -

A instrumentação nos processos industriais se utiliza de equipamentos de medição de grandezas físicas a fim de se ter controle e supervisão sobre o funcionamento das máquinas da produção. Assinale a alternativa em que todos os equipamentos são considerados de instrumentação industrial.

a) Elemento primário, conversor, transmissor, transdutor, pressostato e medidor de vazão.
b) Paquímetro, micrômetro, pirômetro, câmera termográfica, manômetro e nível de bolha.
c) Termômetro, medidor de condutividade, luxímetro, espectrômetros, visor tubulação e fonte radioativa.
d) Colorímetro, análise ferrográfica, câmera termográfica, termômetro, viscosímetro e vacuômetro
e) Torquímetro, supervisório, paquímetro, transdutor, coeficiente de atrito e câmera termográfica.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.