ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Educação Física - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Educação Física
1 -

A Educação Física (EF), ou o ensino de atividades físicas e condicionamento físico, remonta até 386 a.C. à escola de Platão, conhecida como “Akademia". O pai de nossas aulas mais modernas de EF é Friedrich Jahn, um professor do início de 1800, que começou a ensinar um programa de atividades esportivas ao ar livre para os alunos nas escolas secundárias. Sobre o assunto, não é aceito que

a) alguns de seus métodos, como a trave de equilíbrio e barras paralelas, servem como equipamentos fundamentais para a ginástica. Na verdade, ele criou o primeiro clube de ginástica para jovens e adultos.
b) inspirado nas mudanças globais, o Brasil deu início às aulas de EF no ano de 1851. A popularização desta área de ensino só veio após 1920, quando vários Estados, além da Capital federal, implantaram reformas educacionais mais profundas.
c) o alemão Charles Beck levou a ginástica para os Estados Unidos em 1925, quando começou a ensinar em Northampton, Massachusetts, em uma escola que seguia o sistema alemão. Já o inglês Charles Follen fundou o primeiro ginásio de esportes da Universidade de Harvard, em 1826.
d) no início do século XX foram criadas diversas escolas militares com foco na EF. O país se inspirou nos métodos de ensino das escolas alemã, sueca e francesa (Higienismo e Militarismo). Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil investiu abruptamente neste ensino usando o modelo esportivista.
e) John Dewey, um psicólogo americano que liderou um movimento de educação progressista nos Estados Unidos, pressionou o governo por reformas no sistema educacional. Sua abordagem natural à educação centrada na criança fez com que a EF fosse incluída em mais escolas naquele país.
2 -

Relacionado ao contexto histórico da Educação Física (EF), que desde seu início visava à eugenia, educadores e médicos viam os exercícios físicos e o esporte como forma de promoção da higienização pessoal. É incorreto afirmar que

a) essa ideia estava entrelaçada com essa disciplina que era responsável pela saúde pública e prevenção de doenças.
b) no aspecto social visava-se a produzir trabalhadores mais fortes, obedientes e aptos para o trabalho, aspecto justificado pelo enfoque em disciplinar o corpo e manter a moral.
c) no decorrer de sua história, a EF desenvolveu-se esquivada das instituições militares e médica, com o intuito de disciplinar o corpo, torná-lo saudável e adestrado.
d) seguindo essa linha de pensamento, a EF era vista no século XIX confirmando sua finalidade de modificar os hábitos de higiene e incutir preconceitos de raça nas populações.
e) além disso, por decorrência do grande número de escravos negros no país, a EF esteve associada à educação sexual, na qual as pessoas eram responsabilizadas em manter a pureza e a qualidade da raça branca (eugenia).
3 -

A Educação Física (EF) escolar requer o entendimento dos fatores históricos e culturais que se encontram nas práticas da área e sua contribuição para reprodução das relações sociais hierarquizadas entre homens e mulheres. Sobre a EF e o que a envolve, sabe-se que

a) se faz desnecessário que os educadores tenham uma noção de gênero e sexualidade já que está inserida nos currículos escolares.
b) se ausenta na construção de gêneros masculinos e femininos numa perspectiva de superioridade do masculino, idêntica à sociedade atual.
c) Kunz (1993) afirma que a mistificação de estereótipos sexuais, mesmo estes tendo sua base na educação da família e uma história cultural, deve então, passar pela Escola e pela EF.
d) apesar de haver divergência entre as diversas maneiras e formas de viver os gêneros e a sexualidade, a escola não pode omitir-se e sim propor ações para que possam ser entendidos, ou seja, fazer com que os mesmos possam ser ouvidos.
e) um passo importante para a formação crítica dos professores e professoras seria aprofundar, teoricamente, nos cursos de formação as influências positivas do paradigma biológico na práxis da EF, assim como os motivos que a levam a reforçar os conflitos entre os sexos.
4 -

A década de 90 no Brasil foi marcada por intenso debate em torno das políticas e ações voltadas para a garantia de acesso, a permanência e qualidade de atendimento na educação. Entre outros eventos, ressalta-se a Conferência Mundial de Educação para todos, na Tailândia, que influenciou a elaboração do Plano Decenal de Educação, mediante o qual se estabeleceu o compromisso de garantir o direito à educação a todas as crianças, os jovens e os adultos. É correto afirmar que

a) o Ensino Médio passou a ser compreendido como espaçotempo de formação geral, dissociável da formação básica para o trabalho e para o aprimoramento do educando como pessoa/cidadão.
b) a operacionalização dos princípios requer considerar a situação de igualdade social e étnico-racial vivida historicamente pelo segmento negro da população brasileira. Do discurso para a prática ainda se mostra tarefa em andamento.
c) embora as reformulações venham sendo esboçadas há dois anos, somente no último ano a escola secundária tem sido objeto de ação mais contundente e abrangente por parte do poder público, com vistas a cumprir os compromissos assumidos.
d) em 2000, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi aprovada e, em decorrência, elaboraram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e, posteriormente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
e) estabelecidas as bases legais, o projeto de reforma curricular do Ensino Médio prima por (re)construir sua identidade e tem como fim promover alternativas interdisciplinares, nas quais o conhecimento seja tomado como base para um futuro humanista e solidário.
5 -

Barbosa (1997) classifica a avaliação em três etapas que podem auxiliar o trabalho docente numa perspectiva de avaliação qualitativa e participativa, são elas: Diagnostica, Formativa e Somativa. Sobre essas etapas, considera-se que

a) a avaliação somativa tem por finalidade verificar o processo de ensino aprendizagem através de dados qualitativos, para que o aluno saiba se poderá seguir para a próxima série ou não.
b) para que a avaliação somativa se efetive é necessário que somente o professor se reconheça mediador do processo ensino aprendizagem, refletindo constantemente sobre sua prática pedagógica.
c) a avaliação diagnóstica é aquela realizada no início e no interim de um ano letivo ou curso, tendo por objetivo dar ao professor informações sobre o nível de conhecimento ou habilidades que o aluno ainda não possui.
d) a avaliação diagnóstica se refere às informações do nível de ensino aprendizagem, conhecimento e habilidades que o professor coleta para direcionar o seu planejamento, conforme as características da turma.
e) uma outra forma de avaliação é a formativa que ocorre ao término do processo e é extremamente importante para que o professor perceba se a forma como o conteúdo está sendo ministrado contempla a aprendizagem dos alunos.
6 -

Historicamente, a avaliação proposta pela maioria dos professores nas aulas de Educação Física (EF) tem enfatizado o rendimento, ou seja, a medição do desempenho das capacidades físicas e habilidades motoras dos alunos, de caráter muito mais objetivo e quantitativo. O profissional de EF deve considerar que

a) tradicionalmente, a avaliação em EF tem priorizado os aspectos qualitativos de mensuração do rendimento do aluno, em gestos técnicos, destrezas motoras e qualidades físicas, visando, principalmente, à seleção e à classificação dos alunos.
b) para uma avaliação utilizada adequadamente no processo de ensino-aprendizagem é preciso considerar padrões máximos de conhecimentos, como as habilidades e os hábitos já adquiridos e não apenas uma média mínima de nota para a sua aprovação.
c) geralmente é feita pela consideração da presença em aula, sendo esse o único critério de aprovação e reprovação e reduzindo-se às medidas de ordem biométrica: peso, altura, descartando as técnicas de execução de gestos técnicos, destrezas motoras, qualidades físicas, ou simplesmente, não é realizada.
d) a avaliação na EF escolar serve para os professores selecionarem, segregarem ou eliminarem o aluno, ou então, apenas atender as exigências burocráticas. Esses entendimentos consideram o papel da avaliação como elemento abrangente e complexo integrado no Projeto Político Pedagógico de cada escola.
e) Na sistemática das aulas de EF verifica-se que a avaliação tem sido entendida e tratada, predominantemente, por professores e alunos para: a) atender exigências burocráticas expressas em normas da escola; b) atender a legislação vigente; e c) selecionar alunos para competições e apresentações tanto dentro da escola, quanto com outras escolas.
7 -

A adolescência é um período da vida permeado por profundas mudanças biopsicossociais, compreendendo a faixa etária entre 10 e 19 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No tocante à temática não é correto afirmar que

a) cada vez mais existem dados demonstrando que o exercício, a aptidão e a atividade física estão relacionadas com a prevenção, com a reabilitação de doenças e com a qualidade de vida.
b) a hipocinesia humana vem sendo mantida ou agravada pela atual era digital. Concomitantemente, os hábitos das pessoas também mudaram com o passar dos tempos, provocando modificações na qualidade de vida.
c) a aptidão física seria a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem.
d) o próprio lazer é sedentário. Dentre esses fatos há um consenso de que a hipocinesia está relacionada a várias doenças crônicodegenerativas, como: acidente vascular cerebral, câncer, obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão e as cardiovasculares.
e) o conceito que engloba a aptidão física relacionada à saúde é o de que melhores índices cardiorrespiratórios, de força/resistência muscular e flexibilidade e níveis adequados de gordura corporal estão associados com um maior risco para o desenvolvimento de doenças hipocinéticas ou crônicodegenerativas.
8 -

Em relação à avaliação, na maioria das vezes a resposta que ouvimos é: “Este tema é muito complexo". Também observa-se que, na Educação Física, a avaliação por muitas vezes tem sido utilizada para avaliar a frequência, o uso do uniforme adequado ou a veia de campeão a fim de que os alunos selecionados possam participar de jogos e competições, utilizando um só padrão de avaliação para todos, sem ter a preocupação de acompanhar o desenvolvimento coletivo e a finalidade educativa. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que

a) a avaliação é o ato crítico que subsidia o professor na verificação de como ele está construindo o projeto.
b) a avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.
c) é importante que o aluno faça parte do projeto e que perceba sua importância para dar a colaboração necessária e para que isso ocorra, ou não, se faz necessário que o professor apresente quais são os objetivos e onde pretende chegar.
d) quando a nota ou conceito são atribuídos aos alunos sem o seu devido significado, sem estar entrelaçado ao conteúdo vivido, impedem que professor e aluno estabeleçam uma maior interação sobre a disciplina ensinada, restando ao professor cumprir as exigências burocráticas e aos alunos sofrer o processo avaliativo, perdendo-se assim o significado básico da avaliação.
e) planejar sem o conhecimento prévio da realidade do aluno é planejar sobre o vazio. A avaliação não ocorre somente no início do ano letivo, mas deve ser aplicada a cada novo projeto, avaliando as habilidades dos alunos referentes ao que pede o projeto a ser aplicado e se necessário, fazer as adequações pertinentes como metodologia e materiais necessários para o bom desenvolvimento do trabalho.
9 -

Torna-se relevante estudar a influência da prática desportiva na aptidão física no âmbito escolar pelo fato de

a) atualmente a saúde ser considerada um estado de ausência de doenças nos indivíduos.
b) a composição corporal refere-se ao componente funcional e motor; a função cardiorrespiratória refere-se ao componente funcional e a força/resistência e flexibilidade, ao componente motor.
c) no que se refere ao desporto e sua influência na aptidão física no âmbito educacional, a aptidão física está fortemente relacionada com a saúde do indivíduo, permitindo a prática de atividade física de forma regular.
d) os componentes que caracterizam a aptidão física relacionada à saúde desconsideram os fatores morfológico, funcional, motor, fisiológico e comportamental; eles são muito mais dependentes do nível de atividade física do que do potencial genético de cada indivíduo.
e) as capacidades de resistência cardiorrespiratória, força, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal estão mais relacionadas com o desempenho, enquanto as que estão mais voltadas para a saúde e a atividade física são as capacidades de velocidade, coordenação, força explosiva e agilidade.
10 -

A recomendação atual para a prática de atividade física na adolescência é de que todo jovem deveria envolver-se, diariamente, por cerca de 60 minutos ou mais em atividades físicas moderadas e/ou vigorosas pelo menos cinco vezes por semana. Acerca do assunto, é incorreto afirmar que

a) alguns estudos realizados no Brasil mostraram que 10% das crianças e dos adolescentes não atingiram as recomendações atuais de atividade física.
b) outro benefício imediato das atividades físicas está relacionado com a maximização do pico de massa óssea, variável extremamente importante para a prevenção de doenças futuras, como a osteoporose.
c) nas últimas duas décadas, observou-se um aumento no número de estudos que investigaram os efeitos da prática de atividades físicas na prevenção e na reabilitação de doenças crônicas e seus fatores de risco na infância e na adolescência.
d) além da melhora na aptidão física, relacionada à saúde como benefício imediato, alguns estudos mais recentes têm procurado discutir o quanto as atividades físicas podem contribuir na prevenção e reabilitação da obesidade, que é um dos principais problemas de saúde pública de crianças e adolescentes na atualidade.
e) um dos benefícios imediatos de maior magnitude que a prática de atividades físicas oferece para crianças e adolescentes é a melhora na aptidão física relacionada à saúde. Benefícios advindos da melhora na aptidão cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade e composição corporal contribuem para a melhora das atividades da vida diária nessa faixa etária.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.