ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) - Professor de Ciências - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2019

Biologia
1 -

“Todos os seres vivos são constituídos por células; a célula origina-se de outra célula”. Essas afirmações referem-se à Teoria Celular, proposta a partir de ideias de Scwann, Schleiden e Virchow. Portanto, as células constituem-se nas unidades morfofisiológicas de todos os seres vivos e são formadas por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e material genético. No citoplasma, encontram-se as chamadas organelas citoplasmáticas, que têm como função realizar as atividades celulares essenciais à célula. São várias as organelas citoplasmáticas. Entre elas, destacam-se duas: as mitocôndrias e os cloroplastos, que se originaram mediante

a)

englobamento e digestão de células procarióticas pelos fagócitos.

b)

reações entre substâncias químicas presentes nas células procarióticas.

c)

invaginações e evaginações da membrana celular de células eucarióticas.

d)

relações mutualísticas entre células hospedeiras eucarióticas e organismos procariontes.

e)

transformação progressiva das células procarióticas, que passaram a desenvolver dobramentos internos.

2 -

Seres autotróficos, como plantas, alguns protistas e cianobactérias, realizam a atividade fotossintética, que é essencial para a manutenção da vida na Terra. Além de formarem grande parte das cadeias alimentares, eles ainda são responsáveis pela liberação do oxigênio no ambiente. O processo da fotossíntese requer a presença da clorofila e de outros pigmentos, envolve uma série de reações químicas que ocorrem em diversos momentos e locais diferenciados e é dividido em duas etapas. Em relação às etapas fotossintéticas, justifica-se afirmar que

a)

a fotoquímica ocorre nos tilacoides e necessita de energia para que ocorra, pois haverá transferência da energia captada pela clorofila sob a forma de energia química para moléculas de ATP.

b)

a química ocorre no estroma e necessita da presença direta da luz, pois nela há a participação do gás carbônico, que recebe o hidrogênio transportado pelas moléculas de NADPH provenientes da fotólise da água.

c)

a fotoquímica é responsável por dois conjuntos de reações, a fotofosforilação, na qual há a retirada de fosfato em presença de luz, e a fotólise, na qual ocorre a quebra de moléculas de água sob a ação da luz.

d)

a química é um processo em que a energia utilizada na formação de compostos orgânicos, a partir de gás carbônico e água, provém da oxidação de substâncias inorgânicas.

e)

a fotoquímica libera o NADPH2 e ATP, que serão usados na etapa química, enquanto que o O2 será liberado para o ambiente por meio das plantas ao final da etapa química.

3 -

O processo respiratório constitui-se de dois mecanismos, um em nível celular, decorrente da energia extraída dos alimentos, e outro em nível ambiente, com a obtenção do oxigênio e a liberação do gás carbônico pelos organismos. São dois os tipos de respiração, a aeróbia e a anaeróbia. Analise a imagem a seguir e indique as etapas A, B e C, respectivamente, da respiração celular.

 

a)

Glicólise, Fosforilação oxidativa e Ciclo de Krebs.

b)

Glicólise, Ciclo de Krebs e Fosforilação oxidativa

c)

Fosforilação oxidativa, Ciclo de Krebs e Glicólise.

d)

Ciclo de Krebs, Glicólise e Fosforilação oxidativa.

e)

Fosforilação oxidativa, Glicólise e Ciclo de Krebs.

4 -

O esquema representa uma teia alimentar que se constitui de um conjunto de cadeias alimentares caracterizadas pela passagem de energia e nutrientes entre os organismos de um ecossistema.

Nessa teia, então,

a)

o fluxo de energia e matéria está ocorrendo da galinha para o gafanhoto.

b)

as bactérias detêm a maior parte da energia.

c)

o homem é consumidor secundário e terciário.

d)

a composição revela a presença de três consumidores primários.

e)

a cobra ocupa o terceiro nível trófico, sendo, portanto, consumidor terciário.

5 -

Esse trecho, extraído da reportagem de Thaís Perez, do Instituto Geoeduc, evidencia uma triste realidade em nosso país: as constantes queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacou que, de janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 82% de incêndios em relação ao ano passado, atingindo todos os biomas brasileiros, principalmente a Amazônia. Das consequências relacionadas a seguir, uma, porém NÃO se constitui em prejuízo ocasionado pelas queimadas. Essa consequência é a

a)

perda progressiva da biodiversidade, com alterações nos ecossistemas.

b)

perda da qualidade do solo, que se torna menos fértil e mais frágil.

c)

perda das áreas livres para a prática da pecuária extensiva.

d)

intensificação do efeito estufa e do aquecimento global.

e)

intensificação do processo de desertificação do solo.

6 -

O cladograma é uma representação gráfica das relações evolutivas entre várias espécies biológicas que partem de um ancestral comum. No cladograma abaixo, está representada a filogenia do Reino Plantae.

Em relação ao processo evolutivo das plantas, o cladograma demonstra que

a)

a característica indicada pela letra X representa a independência da água para a fecundação.

b)

a característica indicada pela letra Y representa o aparecimento de vasos condutores de seiva.

c)

a característica indicada pela letra X representa a presença de sementes.

d)

a característica indicada pela letra Y representa o aparecimento dos frutos.

e)

a característica indicada pela letra Z representa a presença de flores e frutos.

7 -

Segundo o IBGE, “Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna próprias”.

https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html - Acesso em 12/11/2019.

Conhecer esses biomas é muito importante, pois a vida humana tem relação direta com a manutenção e o equilíbrio deles. Um bioma bastante conhecido é a Tundra, que tem como características

a) clima frio e seco com períodos de congelamento do solo; flora constituída de herbáceas e musgos; e fauna composta de renas, lemingues, raposas, lebres e bois almiscarados.
b) clima frio e invernos rigorosos; com flora constituída de coníferas; e fauna composta de cervos, alces, ursos, lebres e linces, sendo que alguns animais hibernam durante o inverno.
c) clima temperado, caracterizado pelas quatro estações do ano bem definidas; flora composta de bordos, carvalhos, bétulas que perdem as folhas no inverno; e fauna composta por javalis, esquilos, leões-damontanha.
d) clima quente e elevada precipitação; de vegetação abundante, com diversas espécies de trepadeiras e epífitas, como orquídeas, samambaias e bromélias; e fauna composta de macacos, preguiças, onças,
capivaras.
e) clima subtropical com pluviosidade baixa; classificada em estepes e savanas; flora constituída por plantas herbáceas e árvores de pequeno porte; e fauna composta por onça-pintada, capivara, veado, arara-azul, marrecos.
8 -

“Considerado como hotspots mundiais de biodiversidade, apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. O número de peixes endêmicos não é conhecido, porém os valores são bastante altos para anfíbios e répteis: 28% e 17%, respectivamente. De acordo com estimativas recentes, é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos”.

https://www.mma.gov.br/biomas/cerrado- Com adaptações. Acesso em 09/11/2019.

O excerto acima refere-se ao bioma

a)

Caatinga.

b)

Cerrado.

c)

Pampas.

d)

Amazônia.

e)

Pantanal.

9 -

O sistema digestório é composto de vários órgãos que, em conjunto, realizam a digestão mecânica e a química no organismo humano. Para que esse processo ocorra de forma eficiente, é necessária a atuação de enzimas digestivas que acelerem a digestão dos alimentos, especificamente sobre uma substância-alvo. Fazendo a relação local de produção-enzima-ação, tem-se que no

a)

pâncreas atua a lípase, que decompõe lipídios em glicose.

b)

estômago atua a ptialina, que decompõe amido em maltose.

c)

intestino delgado atua a maltase, que decompõe proteínas em fragmentos.

d)

pâncreas atua a tripsina, que decompõe lipídios em ácidos graxos e glicerol.

e)

intestino delgado atua a peptidase, que decompõe proteínas em aminoácidos.

10 -

O sistema respiratório é composto por vários órgãos encarregados de realizar a hematose pulmonar, que oportuniza a respiração celular. A respiração é controlada automaticamente pelo bulbo, que é capaz de aumentar e de diminuir tanto a frequência como o ritmo respiratório, pois dispõe de quimiorreceptores bastante sensíveis ao pH do plasma. Se, em determinada situação, um homem sofre um afogamento que o leva a um quadro de asfixia, o que acontecerá à concentração de CO2 no sangue desse homem e seu ritmo respiratório?

a)

A concentração de CO2 diminuirá e o bulbo, consequentemente, promoverá o aumento do ritmo respiratório.

b)

A concentração de CO2 aumentará e o bulbo, consequentemente, promoverá a diminuição do ritmo respiratório.

c)

A concentração de CO2 ficará estável e o bulbo, consequentemente, promoverá a diminuição do ritmo respiratório.

d)

A concentração de CO2 aumentará e o bulbo, consequentemente, promoverá o aumento do ritmo respiratório

e)

A concentração de CO2 ficará estável e o bulbo, consequentemente, promoverá o aumento do ritmo respiratório.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.