ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) - Professor de Geografia - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2019

Geografia
1 -

Observe a representação abaixo:

Sabendo-se que a distância entre os pontos A e B no mapa é de 4cm e que esses dois pontos representam a localização de duas cidades brasileiras distantes 1.900 km uma da outra, a escala do mapa é

a) 1: 1.900.
b) 1: 190.000.000.
c) 1: 475.000.
d) 1: 4.750.000.
e) 1: 47.500.000.
2 -

Observe a figura:

Um avião sai às 22h de Nova Iorque (EUA), localizada a 74°W, em direção ao Cairo (Egito), localizado a 31°L. Considerando o tempo de voo como sendo de 11h, a aeronave pousará em seu destino às

a) 15h do mesmo dia.
b) 05h do dia posterior.
c) 02h do dia posterior.
d) 16h do dia posterior.
e) 18h do dia posterior.
3 -

Observe o gráfico a seguir:

Os maiores índices de radiação solar em Teresina estão concentrados entre junho e outubro. Tais índices estão associados

a) à inclinação do eixo da Terra, com maior exposição dessa área ao sol, no equinócio de verão.
b) à baixa latitude em combinação com a baixa umidade e reduzida nebulosidade verificadas nesse período.
c) à formação de “janelas atmosféricas”, que diminuem a capacidade da atmosfera em filtrar a radiação solar.
d) ao ângulo zenital do Sol nesse período, que favorece a incidência vertical de radiação.
e) ao afélio (aproximação máxima entre Sol e Terra durante a translação) que ocorre nesse período.
4 -

Os rios e as drenagens podem ser classificados de diferentes formas. Do geral para o particular, as classificações mais comuns têm como base o padrão de drenagem, o comportamento da drenagem em relação ao substrato e a morfologia dos canais. As drenagens, observadas em uma carta topográfica, fotografia aérea ou imagem de satélite, apresentam padrões bastante característicos em função dos tipos de rocha e das estruturas geológicas presentes no substrato da bacia. Observe abaixo a bacia hidrográfica do rio Parnaíba:

A partir da observação da imagem, constata-se que drenagem da bacia do rio Parnaíba é caracterizada por ser do tipo

a) paralela.
b) radial.
c) treliça.
d) dendrítica.
e) meandrante.
5 -

As transformações verificadas na estrutura etária do Brasil, no período observado nos gráficos, indicam a necessidade de políticas voltadas prioritariamente para

a) educação básica.
b) controle de natalidade.
c) igualdade de gênero.
d) assistência social.
e) geração de emprego.
6 -

As ligações aéreas no Brasil têm estrutura concentrada. No total de ligações, 32 pares de cidades são responsáveis por pouco mais da metade dos passageiros transportados (50,2%), e o transporte de carga possui padrão semelhante, na mesma ordem de grandeza. Observe o mapa:

O mapeamento da matriz de ligações mostra uma alta conectividade entre os aeroportos brasileiros, tanto do ponto de vista do transporte de passageiros, quanto do de carga. Sobre as conexões aéreas do Brasil, expostas no mapa, deve-se compreender

a) que a ocorrência de redes isoladas em áreas remotas do país, de baixa centralidade, tem como cidades de maior destaque, Manaus-AM e Campo Grande-MS, que possuem elevada importância regional, fazendo emergir um sistema próprio, em que as ligações dominantes se dão na escala local.
b) que as redes de ligações aéreas refletem as concentrações de população e de riquezas no território, ligando, de forma mais intensa, as cidades brasileiras mais ativas em termos econômicos, e de maneira secundaria, centros de menor peso econômico, sendo possível um desenho nítido da rede urbana brasileira em todas as suas dimensões.
c) que, embora o país tenha passado por diversas mudanças socioespaciais ao longo das últimas décadas, incluindo o próprio setor da aviação comercial, o padrão aéreo de conexão demonstra a tendência estrutural de uma rede urbana dendrítica, com uma nítida hierarquia entre os centros urbanos brasileiros.
d) que São Paulo, como concentradora de fluxos, não só por ser um hub de aviação, que gera conexões para diversas áreas do Brasil, mas também que a cidade é o principal destino direto de passageiros e carga, em virtude de motivos históricos de concentração de população e de atividades econômicas.
e) que Brasília se apresenta como importante congregadora de conexões aéreas, principalmente por causa de sua posição central no território, funcionando como importante nó de rede entre a Zona franca de Manaus e a cidade de São Paulo, o que caracteriza a capital federal um importante hub do transporte
aéreo de cargas.

Texto II

7 -

O fenômeno descrito no texto ocorre em função dos

a) ventos de Oeste.
b) ventos alísios de Nordeste
c) ventos alísios de Sudeste.
d) ciclones extratropicais.
e) vórtices anticiclonicos.

Texto III

Os 30 anos da queda do Muro de Berlim

Luiz Felipe de Alencastro
11/11/2019 10h50

   A queda do Muro de Berlim em 1989, na sequência da abertura política iniciada em Moscou por Gorbachev, foi o terremoto inicial dos tremores tectônicos que fizeram desabar a Cortina de Ferro e a União Soviética. Muito justamente, o evento é festejado em todas as democracias agora, no seu trigésimo aniversário. Há poucos dirigentes ou negociadores diplomáticos da época ainda vivos e dispostos a testemunhar.
[...]

Fonte:https://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/luiz-felipe-alencastro /2019/11/11/os-50-anos-da-queda-do-muro-de-berlim.htm, acesso em 20/11/19.

8 -

A queda do muro de Berlim é o marco

a) da ascensão do capitalismo no leste europeu e do fim do socialismo em todo o mundo.
b) da crise das Repúblicas Socialistas Soviéticas e do fortalecimento do Pacto de Varsóvia.
c) do colapso do socialismo soviético e do fim da disputa do mundo bipolar.
d) da reunificação alemã e da formação da Comunidade Econômica Europeia.
e) da reconfiguração das fronteiras europeias e do domínio absoluto do capitalismo.

Texto IV

O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente
mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).

Fonte: BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. 3ed. Brasília: Aneel, 2008.

Observe o gráfico a seguir:

9 -

Sobre as características dos países e regiões do mundo a partir dos dados do gráfico, é procedente afirmar que

a) a China apresenta o maior crescimento percentual no período observado, o que reflete seu grande crescimento econômico dos últimos anos, com impactos diretos no meio ambiente, uma vez que sua principal fonte de energia é a de matriz termelétrica.
b) a diminuição do percentual de energia consumida pelos países da OCDE demonstra os limites do crescimento econômico da região, que evidencia as exigências do desenvolvimento de outros modelos de exploração econômica.
c) o crescimento observado na América Latina e na África aponta para um processo de industrialização expressivo, com o uso de fontes de energia menos poluidoras, e mostra tendências de solidificação dessas economias.
d) o decréscimo do consumo de energia verificada na Rússia nesse período expõe a fragilidade da geopolítica energética do país, incapaz de se sustentar em nível regional, apesar das grandes reservas energéticas de que aquele país dispõe.
e) o Oriente Médio é a região que mais aumentou o consumo de energia em termos relativos, graças às suas grandes reservas de combustíveis fósseis, que proporcionam grande crescimento econômico nos últimos anos, apesar de seu notório isolamento econômico.

Texto V

Quando a demanda de quantidade e qualidade tornou-se imprescindível; quando os mercados ficaram mundialmente diversificados e, portanto, difíceis de ser controlados; e quando o ritmo da transformação tecnológica tornou obsoletos os equipamentos de produção com objetivo único, o sistema de produção em
massa ficou mais rígido e dispendioso para as características da nova economia. O sistema flexível surgiu como uma possível resposta para superar essa rigidez.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

10 -

O modelo industrial mais flexível, pautado na cooperação, na mão de obra multifuncional, no controle de qualidade e redução de riscos, é conhecido como

a) fordismo.
b) taylorismo.
c) toyotismo.
d) keynesianismo.
e) just-in-time.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.