ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-ES (Instituto Federal - Espírito Santo) - Técnico em Contabilidade - IF-ES (Instituto Federal do Espírito Santo) - 2019

Direito Administrativo
1 -

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, que institui as normas para licitações e contratos da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA:

a) É inexigível a licitação nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
b) É dispensável a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
c) É dispensável a licitação para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à da vigência da Lei nº 8.666/1993, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.
d) É inexigível a licitação para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, por entidades equivalentes.
e) É dispensável a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
Pedagogia
2 -

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa INCORRETA:

a)

A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

b)

É garantido acesso público e gratuito aos ensinos fundamental, médio e à educação superior para todos os que não os concluíram na idade própria.

c)

O ensino será ministrado com base no princípio do respeito à liberdade e apreço à tolerância.

d)

A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

e)

Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.

Contabilidade Geral
3 -

De acordo com a “Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório ContábilFinanceiro (CPC 00 – R1)" é um exemplo de característica qualitativa capaz de melhorar a utilidade da informação contábil-financeira, a ____________ .

No tocante ao caso específico do setor público, a “NBC TSP Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público" prevê que os usuários dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público almejam subsídios nestes relatórios para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para o (a) ____________.

Completam de forma CORRETA as lacunas do texto na ordem prevista:

a) Comparabilidade / tomada de decisão.
b) Representação fidedigna / fiscalização dos tributos arrecadados.
c) Relevância / fiscalização dos agentes públicos.
d) Tempestividade / acompanhamento da ação governamental.
e) Compreensibilidade / participação democrática.
4 -

Em relação a análise das Demonstrações Contábeis, pode-se afirmar que:

a) Por meio do Índice de Liquidez Corrente é possível verificar quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada $ 1,00 de Passivo Circulante.
b) O Índice de Liquidez Geral representa o quanto a empresa possui de Ativo Circulante e Não Circulante para cada $ 1,00 de Passivo Circulante e Não Circulante (dívida total).
c) O Índice de Participação de Capitais de Terceiros relaciona as duas grandes fontes de recursos da empresa, ou seja, Lucros e Capital Social.
d) O Índice de Imobilização do Patrimônio Líquido indica quanto a empresa aplicou no Ativo Permanente para cada $ 1,00 de Ativo Total.
e) O Capital Circulante Líquido pode ser obtido através da diferença entre o Ativo Circulante e o Ativo Não Circulante.
5 -

Considerando que, para cada $ 1,00 de Capital Próprio, uma empresa utiliza $ 3,00 de Capital de Terceiros e que seu Ativo Total é de $ 320.000, assinale a alternativa que indica o valor do Patrimônio Líquido, calculado segundo a Equação Fundamental do Patrimônio:

a) $ 45.000
b) $ 240.000
c) $ 320.000
d) $ 160.000
e) $ 80.000
6 -

De acordo com Marion (2012), o Balanço Patrimonial é o mais importante relatório gerado pela Contabilidade, pois, através dele, pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa. As duas colunas abaixo apresentadas fazem referência a grupos do Balanço Patrimonial. Sendo assim, relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) I– II– III– IV
b) III– I– IV– II
c) III– II– IV– I
d) IV– III– II– I
e) IV– I– III– II
7 -

Se a empresa CTR adquirir um veículo e realizar o pagamento à vista, utilizando dinheiro do caixa, considerando o Método das Partidas Dobradas, essa operação será de:

a) Crédito de Veículos a Débito de Caixa.
b) Débito de Veículos a Crédito de Caixa.
c) Débito de Caixa a Crédito de Fornecedores.
d) Débito de Caixa a Crédito de Bancos.
e) Crédito de Fornecedores a Débito de Bancos.
8 -

A empresa Cia. Sucesso vendeu no mês X1 $ 40.000, dos quais $ 22.000 recebeu à vista e o restante receberá a prazo, no mês X2. As despesas no mês X1 foram de $ 28.000, sendo que $ 14.000 foram pagos à vista e o restante será pago no mês X2. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta o Resultado Líquido do mês X1 pelos Regimes de Caixa e Competência, respectivamente:

a) $ 20.000 e $ 12.000
b) $ 32.000 e $ 26.000
c) $ 10.000 e $ 2.000
d) $ 8.000 e $ 12.000
e) $ 8.000 e $ 6.000
9 -

A tabela apresentada abaixo reproduz uma Ficha de Estoque de determinada matériaprima. Com base nas informações contidas na Ficha, o valor da matéria-prima total utilizada, considerando o Critério de Avaliação de Estoques PEPS (FIFO), foi de:


a) $ 39.660
b) $ 37.750
c) $ 37.950
d) $ 40.000
e) $ 37.300
10 -

A demonstração do valor adicionado (DVA) evidencia o valor da riqueza gerada pela entidade, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, bem como a parcela da riqueza não distribuída. Estão entre os elementos que recebem a distribuição da riqueza da entidade, EXCETO:

a) Empregados.
b) Concorrentes no setor de atuação.
c) Financiadores internos / sócios (capital próprio).
d) Governo.
e) Financiadores externos / credores (capital de terceiros).

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.