ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) - Técnico em Enfermagem - CEPUERJ (Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Leia o texto I e responda à questão.


1 -

A escolha das palavras em um texto nunca é aleatória. Na crônica, o uso de adjetivos, no 2º parágrafo, é expressivo. O emprego dessa classe de palavras revela um(a):

a) avaliação emocional sobre o comportamento do carioca
b) julgamento prévio do cronista acerca da saúde no Rio de Janeiro
c) ironia do autor para criticar a postura do sanitarista Carlos Chagas
d) desconhecimento do cronista sobre os rumos da saúde no Rio de Janeiro

Texto II

Leia o texto I e responda à questão.


2 -

Em “Os médicos da Saúde Pública quiseram verificar a cousa; mas a camarilha do doutor Castro, a cuja frente se achava o Senhor Azevedo Sodré, se opôs violentamente que cumprissem o seu dever.", o termo destacado exerce a mesma função sintática do elemento sublinhado em:

a)

“Por falar nisto, lembro aqui um caso."

b)

“Quando morreu o professor Francisco de Castro [...]."

c)

“[...] se ela fosse governada por ditadores médicos [...]."

d)

“[...] a maioria da população do Brasil se debate na maior miséria [...]."

3 -

Em “O que há em Sua Excelência, é o que há em todos de sua categoria: Sua Excelência nunca conheceu necessidades e afere a vida dos outros pela sua, feliz e rica.", o termo destacado desempenha a função sintática de:

a) aposto
b) vocativo
c) adjunto adnominal
d) complemento nominal
4 -

No texto, em relação à linguagem, emprega-se predominantemente o(a):

a) linguagem regional, embora se identifiquem exemplos da linguagem formal, como em “Sua Excelência acaba de extorquir dos poderes da República”
b) nível informal, embora se identifiquem exemplos da linguagem formal, como em “o cuidado de facultar-nos os meios de realizar as suas exigências”
c) nível formal, embora haja exemplos de linguagem informal, como em “custando-lhe os olhos da cara”
d) gíria, embora haja exemplos da linguagem informal, como em “cousa que o valha”
5 -

Em “Todos os males da humanidade estariam curados se ela fosse governada por ditadores médicos, auxiliares acadêmicos, mata-mosquitos, etc., etc.", a oração destacada tem valor de:

a) causa
b) condição
c) concessão
d) conformidade

Texto III

Leia o texto II e responda à questão.

6 -

Analise as recomendações abaixo:

I. “Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e mesmo que já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade."

II. “Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e embora já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade."

Considerando os termos em destaque, é correto afirmar que:

a) apesar dos conectivos destacados serem classificados como concessivos, o primeiro costuma introduzir uma oração que apresenta um fato como real; o segundo, como um fato hipotético
b) apesar dos conectivos destacados serem classificados como concessivos, o primeiro costuma introduzir uma oração que apresenta um fato como hipotético; o segundo, como um fato real
c) os dois conectivos destacados são classificados como concessivos e sempre introduzem uma oração que apresenta um fato como hipotético
d) os dois conectivos destacados são classificados como concessivos e sempre introduzem uma oração que apresenta um fato como real
7 -

A classe das preposições pode assumir diversos valores semânticos, contribuindo para a compreensão do texto. No trecho “Até o dia 29 de agosto", o uso da preposição expressa:

a) finalidade
b) oposição
c) causa
d) limite

Texto IV

Leia o texto II e responda à questão.

8 -

Analise o fragmento a seguir: “É importante levar a caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal." Os termos destacados se equivalem quanto ao sentido e:

a)

diferem quanto à sua classe gramatical, mas não quanto à sua função sintática

b)

diferem quanto à sua função sintática, mas não quanto à sua classe gramatical

c)

não diferem quanto à sua classe gramatical e sua função sintática

d)

diferem quanto à sua classe gramatical e sua função sintática

Texto V

Texto II

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é prorrogada no RJ

Neste sábado (1º), postos estarão funcionando até as 12h. Campanha vai até o dia 15 de setembro.
Por G1 Rio e GloboNews

01/09/2018 10h01 Atualizado há 23 horas

   A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para crianças de 1 a 4 anos, que terminaria nesta sexta-feira (31), foi prorrogada no Estado do Rio de Janeiro até o dia 15 de setembro. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas mais de 200 unidades de atenção primária - Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.
   Após um pedido da Secretaria Estadual de Saúde, os postos estarão abertos neste sábado (1º), até 12h. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra essas doenças.
   Até o dia 29 de agosto, as unidades da Secretaria Municipal de Saúde aplicaram 191.430 doses da vacina tríplice viral e 179.433 da VOP, que protegem, respectivamente, contra o sarampo e a poliomielite.
   A cobertura da campanha no RJ está em 63,7% para o sarampo e 59,7% para a poliomielite. A meta é alcançar 95% da população alvo.
Quem pode tomar a vacina
   Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e mesmo que já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
   As contraindicações para as duas vacinas são: hipersensibilidade grave conhecida a algum componente do insumo, imunodeficiência e quem tenha história de evento adverso grave em dose anterior da vacina.
   É importante levar a caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis poderão pedir orientação ao profissional na unidade de saúde.
   As ações de prevenção e controle, em especial a vacinação, contribuíram para manter o país livre de circulação da poliomielite. Desde 1990, não há casos registrados da doença no país, mas a redução das taxas de cobertura vacinal em algumas cidades brasileiras vem causando preocupação às autoridades sanitárias do país. Já o sarampo teve 15 casos confirmados registrados no município do Rio este ano.

Adaptado do texto disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/01/campanha-de-vacinacao-
contra-sarampo-e-poliomielite-e-prorrogada-no-rj.ghtml.> Acesso em: 02 set. 2018.

Leia a charge I e responda à questão.

9 -

O uso de charges em veículos midiáticos serve, por vezes, para ilustrar um assunto tratado no próprio jornal ou em outros veículos. Essa charge, de Renato Magrini de Souza, dialoga com a matéria de “O Globo” (texto II) sobre a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, na medida em que:

a)

assim como a matéria, aponta para o fato de que a população não aderiu à campanha de vacinação

b)

aponta que a população deve ser orientada pelos médicos acerca de vacinas

c)

revela a contradição que existe em haver tantos médicos e poucas vacinas

d)

indica ideia de que as vacinas ficaram obsoletas, daí a falta de procura

Texto VI

Leia a charge I e responda à questão.

10 -

A estrutura linguística dessa charge se apresenta com verbo no modo imperativo, concordando na 3ª pessoa do singular. Se o sujeito da sentença estivesse na 2ª pessoa do singular, a redação adequada ao padrão formal da língua seria:

a) Vai tomar! Vacina grátis!
b) Vem tomar! Vacina grátis!
c) Vens tomar! Vacina grátis!
d) Venhas tomar! Vacina grátis!

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.