ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-ES (Instituto Federal - Espírito Santo) - Assistente Social - IF-ES (Instituto Federal do Espírito Santo) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

O texto a seguir serve de referência para a questão.

1 -

A partir da leitura do texto sob análise, NÃO é possível afirmar que:

a)

os resultados da pesquisa comprovaram que os seres humanos são melhores em reconhecer que em lembrar.

b)

o reconhecimento de um rosto é uma tarefa mais fácil para a memória humana que a recordação de um nome.

c)

segundo a pesquisa, a memória humana tem mais dificuldade em reconhecer um rosto porque isso demanda a recuperação de detalhes mais específicos.

d)

se colocados no mesmo nível de memória, é comprovável que um ser humano reconhece mais os nomes que os rostos das pessoas.

e)

o teste realizado confirmou que a impressão de que o ser humano é melhor em reconhecer rostos que nomes é um mito.

2 -

Em relação ao uso do acento indicativo de crase no excerto “[...] o reconhecimento referese à nossa simples capacidade de tratar um evento ou informação como sendo familiar [...]" (linhas 9-10), assinale a alternativa INCORRETA:

a) O uso do acento grave, em parte, justifica-se devido à regência do verbo “referir-se”, que exige como complemento um objeto indireto regido pela preposição “a”.
b) Deveria ser retirado o acento grave se o vocábulo “capacidade” fosse substituído pela palavra “talento”.
c) O acento grave poderia ser retirado sem prejuízo para a correção gramatical do texto, visto que seu emprego é facultativo para o contexto em questão.
d) Retirando-se o acento indicativo da crase desse enunciado, o “a” deve ser classificado morfologicamente como artigo.
e) Pluralizando-se o vocábulo “capacidade”, é necessário que se retire o acento grave ou que se pluralize o termo (“às”) para a manutenção da correção gramatical.
3 -

Classifica-se sintaticamente como uma oração subordinada substantiva objetiva direta:

a)

“[...] que somos terríveis para lembrar nomes." (linha 1).

b)

“[...] do que em lembrar." (linha 7).

c)

“[...] por que é fácil esquecer o nome daquela prima de segundo grau." (linha 11).

d)

“[...] que exige mais da sua memória [...]" (linha 13).

e)

“[...] já que os rostos reais aparecem de formas relativamente diferentes [...]" (linha 23)

4 -

No excerto a seguir, o verbo “lembrar" aparece com o sentido de “trazer à lembrança" e “recordar-se", acepção inclusive tratada por Cunha & Cintra (2017): “[...] lembramos muito mais de nomes do que de rostos." (linha 5). De acordo com a norma-padrão, o excerto apresenta um desvio de:

a) concordância nominal.
b) concordância verbal.
c) ortografia oficial.
d) regência nominal.
e) regência verbal.
5 -

Em relação às classes gramaticais de palavras extraídas do texto de referência, é INCORRETO afirmar que:

a) no terceiro parágrafo, o vocábulo “como” é aplicado como preposição sempre que associado ao adjetivo “familiar”, tendo significado relacionado à ideia de “com caráter de”, “na posição de” e outras de mesmo sentido.
b) no terceiro parágrafo, o vocábulo “segundo” ocorre duas vezes: na primeira, é uma preposição com ideia de conformidade; na segunda, um numeral ordinal em função adjetiva.
c) no sexto parágrafo, a expressão “por conta de” se trata de uma locução prepositiva com valor de causalidade que poderia ser substituída por “devido a”, “por causa de” e outras de mesmo sentido.
d) no sétimo parágrafo, o vocábulo “quando” se classifica como uma preposição com valor semântico de temporalidade que poderia ser substituída por “na ocasião em que”, “depois que” e outras de mesmo sentido.
e) no último parágrafo, a conjunção coordenativa “mas” e a subordinativa “se”, em sequência, introduzem, respectivamente, ideia de ressalva em contraste ao que se declarou anteriormente e de condicionalidade projetada ao que se expressa na última oração do texto.

Texto II

O texto a seguir serve de referência para a questão.

6 -

A transitividade das ocorrências do verbo “reconheceram" (linhas 25 e 26) no sétimo parágrafo do texto de referência NÃO coincide com a do indicado em:

a)

“comprovam" (linha 2).

b)

“vem" (linha 3).

c)

“ fazem" (linha 8).

d)

“exige" (linha 10).

e)

“repetiram" (linha 20).

Texto III

O texto a seguir serve de referência para a questão.

7 -

Embora predomine a função referencial, o autor faz uso recorrente de recursos estéticos para reforçar a expressão que tem a Instituição no cenário em questão. O excerto, dentre os indicados a seguir, que apresenta metáfora como recurso estético é:

a)

“[...] os Institutos Federais consistem em estabelecimentos especializados na oferta de ensino profissionalizante e tecnológico nas diferentes modalidades de ensino, desde a educação de jovens e adultos até o doutorado." (linhas 33-35).

b)

“Cada um deles [profissionais capixabas que fizeram algum curso no Ifes] é como se fosse uma pequena tocha de luz." (linhas 14-15).

c)

“No estado do Espírito Santo, é raro estar numa roda de conversa em que pessoas não informem ter feito algum curso na instituição." (linhas 8-9).

d)

“E é exatamente em um importante momento histórico para o estado do Espírito Santo que a educação profissional lança suas raízes cada vez mais profundas em solo capixaba." (linhas 2-4).

e)

“O Ifes é a instituição educacional de maior potencial no estado para atender às demandas do mercado de trabalho." (linhas 1-2).

8 -

Acerca das regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras do texto de referência, avalie cada uma das cinco sentenças seguintes como (V) VERDADEIRA ou (F) FALSA.

I – ( ) No terceiro e no quarto parágrafos, faz-se uso do vocábulo “têm", que se refere nos dois casos a sujeitos cujos núcleos estão no plural. Flexionando os respectivos núcleos para o singular, o acento diferencial circunflexo deve mudar para agudo, grafando-se “tém".

II – ( ) É aplicável a mesma justificativa para se acentuar as palavras “raízes", “artífices" e “país".

III – ( ) As palavras “áreas", “ciência" e “missão" recebem acento gráfico por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

IV – ( ) As palavras “histórico", “emblemático", “agrotécnicas" e “tecnológica" recebem acento gráfico por serem proparoxítonas.

V – ( ) Substituir “sairá" por “saíra" implicaria em alterações significativas na compreensão do enunciado, dentre elas a mudança do tempo verbal do futuro do presente para o pretérito maisque-perfeito, ambos do modo indicativo.

Na ordem respectiva dos itens I, II, III, IV e V, está CORRETA a sequência:

a)

F – F – V – V – V.

b)

V – F – V – F – F.

c)

F – V – V – V – F.

d)

V – V – F – V – V.

e)

F – F – F – V – V.

9 -

Os esquemas seguintes analisam o processo de formação das palavras negritadas e sublinhadas, todas extraídas do texto de referência. Marque a alternativa que apresenta o esquema com análise INCORRETA:

a)

educação →educacional: derivação por sufixo formador de adjetivo.

b)

ensinar →ensino: redução por abreviação vocabular, formando substantivo a partir de verbo.

c)

saber (verbo) → saber (substantivo): derivação imprópria a partir da forma nominal infinitivo.

d)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo → Ifes: redução de substantivo próprio por sigla.

e)

tudo →sobretudo: derivação por prefixo que indica ideia de “acima de".

Matemática
10 -

Em uma pesquisa sobre intenção de votos, dois grupos foram pesquisados sobre a intenção de votos nos candidatos A ou B. No primeiro grupo, 1500 pessoas foram pesquisadas, das quais 900 pretendiam votar no Candidato A e no segundo grupo, das 1200 pessoas pesquisadas, 400 pretendiam votar no Candidato B. Em um segundo momento, a partir dos dados dessa pesquisa, um grupo é sorteado aleatoriamente; e, em seguida, uma pessoa desse grupo é sorteada. A probabilidade dessa pessoa ter a intenção de votar no Candidato B é de aproximadamente:

a) 63%
b) 37%
c) 53%
d) 47%
e) 50%

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.