ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - História - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

História
1 -

O mapa pode ser definido como uma representação geométrica plana, simplificada e convencional, do todo ou parte da superfície terrestre. Ele também pode apresentar tamanhos e detalhes diferenciados, em uma relação de semelhança conveniente denominada escala. Desta forma, a escala com o menor número de detalhes é de

a)

1:300.000.

b)

1:3.000.

c)

1:1.000.000.

d)

1:1.000.

e)

1:10.000.

2 -

A construção da História enquanto ciência pelos positivistas durante o século XIX baseava-se na compreensão da narrativa histórica como 

a) um enredo, um argumento, uma reflexão balizada por uma situação constituída e contextualizada no momento da escrita. 
b) um produto do presente, não um retrato fiel do passado, considerando-se a narrativa como objetiva e verdadeira, mas também como subjetiva e hipotética. 
c) uma expressão artística, caracterizada de modo semelhante aos diferentes gêneros literários: dramático, épico, hagiográfico, etc. 
d) uma expressão da realidade, verdade inquestionável, pois baseada em fatos, comprovados através da verificação da autenticidade dos documentos oficiais. 
e) uma produção historiográfica datada, carregada das marcas de seu tempo e do lugar social do historiador. 
3 -

O “tempo histórico” é entendido como uma experiência particular de cada sociedade que no presente se relaciona com seu passado (“espaço de experiência”) e seu futuro (“horizonte de expectativa”), possibilitando a consideração da existência de tempos plurais, heterogêneos e não lineares, tendo em vista que estas relações variam. Esta é uma construção conceitual apresentada por qual destes autores em sua respectiva obra? 

a) Jacques Le Goff (História e Memória). 
b) José Carlos Reis (História e Teoria). 
c) Marc Bloch (Apologia da História). 
d) Paul Ricoeur (Tempo e Narrativa). 
e) Reinhart Koselleck (Futuro Passado). 
4 -

A renovação historiográfica ocorrida no século XX, com os “Annales”, promoveu uma transformação na concepção de documento e na relação do historiador com ele. A concepção renovada de documento e de seu uso em sala de aula parte do pressuposto de que o trabalho com diferentes fontes e linguagens pode ser o ponto de partida para a prática do ensino de história. Nesta perspectiva, os documentos 

a) são compreendidos como vestígios do passado, que devem servir para responder a indagações e problematizações de alunos e professores, com o objetivo de estabelecer um diálogo com o passado e o presente, tendo como referência o conteúdo histórico ensinado. 
b) são considerados a base do conhecimento histórico, visto que eles falam por si mesmos, cabendo ao professor e aos alunos resignarem-se diante da verdade imanente às fontes históricas.
c)  são entendidos como ilustrações da narrativa histórica, sendo utilizados para decorar o material didático e torná-lo mais atrativo para os alunos, possibilitando que estes prestem mais atenção às aulas. 
d)  são tratados como prova irrefutável da realidade passada e comprovação da narrativa histórica transmitida pelo professor ao aluno. Este então considerado um receptor passivo e preocupado em decorar o conteúdo ensinado. 
e) são utilizados como instrumentos didáticos, uma forma do professor motivar o aluno para o conhecimento histórico, esperando-se que, por meio da utilização do documento em sala de aula, o aluno possa ter contato pessoal e próximo com as realidades passadas. 
5 -

No que diz respeito ao período Neolítico, que teve início há aproximadamente 10.000 a.C. e se prolongou até cerca de 5.000 anos a.C., é correto afirmar que, neste período, os humanos 

a) abrigavam-se em cavernas e realizaram a importante descoberta do domínio do fogo. Com isso, passaram a se aquecer do frio, cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite, etc.
b) criaram a arte da pintura, conhecida como arte rupestre. Eles utilizaram resíduos vegetais, sangue, carvão, argila, terra ou excrementos humanos para fazer impressões nas pedras. 
c)  desenvolveram largamente a técnica da fabricação de diversos utensílios de metais, e as pequenas aldeias de agricultores transformaram-se em núcleos urbanos submetidos à autoridade política de um chefe.
d) foram se tornando sedentários, aprenderam a domesticar os animais e a praticar a agricultura Enquanto isso, dedicaram-se a atividades como a construção de casas, o trabalho com o barro e a argila, a fabricação de cestos, tecidos e também de ferramentas. 
e) viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, aperfeiçoaram a técnica da caça e da pesca, através da invenção do arco e da flecha, e alimentavam-se basicamente de frutos, raízes, peixes, ovos e pequenos animais. 
6 -

“Quando o doente se acostuma ao seu estado de vigília, começavam a apagar-se da sua memória as lembranças da infância, em seguida o nome e a noção das coisas, e por último a identidade das pessoas e ainda a consciência do próprio ser, até se afundar numa idiotice sem passado.”

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. – 59ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 47-48. 

“Um novo regime de historicidade, centrado sobre o presente, estaria se formulando no Ocidente? A partir da Queda do Muro de Berlim (1989), ocorreu um crescimento rápido da categoria do presente e se impôs a evidência de um presente onipresente, nomeado de presentismo, onde se vive entre a amnésia e a vontade de nada esquecer.”

HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, vol.22, nº36, p.261-273, jul./dez., 2006. (com adaptações)

Relacionando as consequências da epidemia de insônia que acometeu a Macondo de Cem anos de solidão com as implicações que o presentismo traz para a nossa experiência histórica atual, é correto afirmar que a função social do historiador na sociedade atual deve ser: 

a) Empreender um mapeamento científico dos acontecimentos passados de modo a orientar seguramente os homens no caminho a ser trilhado no futuro. 
b) Extrair dos fatos, através dos documentos, as leis que regem os grupos humanos, explicando assim a configuração atual da sociedade. 
c) Fornecer à sociedade uma análise do passado eficiente para impedir futuras guerras e crises, bem como capaz de evitar catástrofes sociais. 
d)  Impedir que o presente seja vivido solitária e silenciosamente, estabelecendo-se como mediador de um diálogo entre os homens do presente e os do passado. 
e) Promover uma reconstituição fiel do passado através do colecionamento de datas e fatos dispostos em ordem cronológica. 
7 -

Historiadores, baseados em documentos antigos, afirmam que a civilização chinesa possui mais de quatro mil anos de idade. Estes registros atestam a condição de uma das mais antigas e importantes civilizações de todo o mundo. Muito antes das sociedades ocidentais se formarem, os chineses já ocupavam posição destacada na produção intelectual e tecnológica. É notável pensar o quanto a História mundial deve às inúmeras descobertas científicas chinesas. Entre as invenções tecnológicas produzidas pela civilização chinesa, encontram-se 

a) a bússola, a porcelana, a pólvora e os fogos de artifício. 
b) a pipa, o papel, o calendário e a roda. 
c) o compasso, o chocolate, a prensa e a maquiagem.
d) o guarda-chuva, o concreto, o arado e o vidro.
e) o jogo de xadrez, o zero, a acupuntura e o espelho. 
8 -

Até recentemente, a hipótese mais aceita a respeito da ocupação do continente americano pelo homem era a de que a retração de geleiras no final da última glaciação, há pouco mais de 10 mil anos, formou um estreito de terra que ligava a Ásia à América do Norte, denominado de estreito de Bering. Por esse estreito, populações saídas da Sibéria chegaram ao local onde hoje é o Alasca há pelo menos 13 mil anos, data dos vestígios mais consolidados que indicam a ocupação humana no continente americano.

Os achados arqueológicos que corroboram a Teoria do estreito de Bering são: 

a) Os artefatos descobertos no sítio de Monte Verde, explorado pelo arqueólogo Tom Dillehay, ao sul do Chile, onde foram encontrados vestígios arqueológicos que sugerem uma presença humana há 12.300 anos. 
b) Os estudos da pesquisadora Anna Roosevelt sobre Pedra Pintada, sítio localizado na cidade de Monte Alegre, Pará, que indicam a ocupação do homem na floresta amazônica por volta de 11.300 anos atrás.
c) Os indícios da presença humana no Brasil, em Lagoa Santa, Minas Gerais, e no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, Piauí, onde foram encontradas evidências remotas, anteriores a 10 mil anos. 
d)  Os registros encontrados no sítio arqueológico próximo à cidade de Clóvis, no Novo México, EUA, onde foram encontrados artefatos produzidos por pessoas que habitaram a região entre 10.500 e 11.400 anos atrás. 
e) Os vestígios humanos encontrados nos sítios de Tibitó, Colômbia, e os de Quebrada Jaguay e Pachamachay, no Peru, que possuem datações antigas de até 11.800 anos. 
9 -

“O Orientalismo é um modo de abordar o Oriente que tem como fundamento o lugar especial que este ocupa na experiência ocidental europeia. O Oriente não é apenas adjacente à Europa; é também o lugar das maiores, mais ricas e mais antigas civilizações e línguas, é seu rival cultural e uma de suas imagens mais profundas e mais recorrentes do Outro. Além disso, o Oriente ajudou a definir a Europa (ou o Ocidente) com sua imagem, ideia, personalidade e experiências contrastantes.”

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 27-28. (com adaptações) 

No que diz respeito ao contexto de produção do Orientalismo enquanto disciplina acadêmica e mentalidade dominadora na Europa, é correto afirmar que este foi formulado a partir do período 

a) da guerra fria, em virtude da descolonização da África e da Ásia. 
b) helenístico, em virtude do estabelecimento da rota da seda.  
c) iluminista, em virtude do imperialismo europeu na África e na Ásia. 
d) medieval, em virtude das cruzadas.  
e) renascentista, em virtude das grandes navegações. 
10 -

Considerados os povos mais antigos do continente africano, viviam de forma nômade, com a economia baseada no comércio, principalmente de tecidos, alimentos, sal, artesanato e joias. Usavam muito o camelo como meio de transporte de mercadorias, graças a resistência deste animal e de sua adaptação à vida no deserto. Durante as viagens, levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte da África.

O texto acima descreve as características culturais de qual dos seguintes povos africanos no mundo antigo? 

a) Os Bantos. 
b) Os Berberes.
c) Os Egípcios. 
d) Os Núbios. 
e) Os Songais.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.