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Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Brejo Santo - CE (Prefeitura Municipal de Brejo Santo) - Auditor Fiscal - CEV-URCA (Comissão Executiva do Vestibular - Universidade Regional do Cariri) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

A morte virou lugar-comum
(crônica de Arnaldo Jabor)

Só se fala em morte, hoje em dia. Quantos morreram hoje na Síria? Só 130? Ontem foram 200. E na periferia de São Paulo, quantas chacinas? Só duas, com alguns feridos? Quando Hannah Arendt cunhou a expressão “banalidade do mal”, ela não imaginava como a morte se tornou um fato corriqueiro no mundo atual, sem os trágicos acordes do Holocausto. Talvez haja nas matanças banais um desejo de desvendar o mistério da morte, bem lá no fundo do inconsciente. Para além de vinganças, busca de poder ou dinheiro, ódio puro, prazer, há a vontade de ‘naturalizar’ a morte, de modo que ela deixe de ser a implacável ceifadora.

Tenho certeza de que os assassinos que passam de moto e metralham inocentes não têm consciência da gravidade de seus feitos – apenas mais um dia divertido de violências. Os filmes americanos buscam o tempo todo essa banalidade: tiros súbitos sem piedade, jorros de sangue ornamentais, a beleza fálica das superarmas automáticas. Nos brutos filmes de ação, nos videogames, nas notícias bombásticas de tragédias há um claro desejo de esquecer a morte, mostrando-a sem parar. Um desejo de matar a morte. Um desejo de entendê-la pela repetição compulsiva. Mas, nunca conseguiremos exorcizá-la, porque quando ela chega não estamos mais aqui. Gilberto Gil fez uma música genial sobre a morte, onde ele canta, numa toada fúnebre:

“A morte já é depois/ já não haverá ninguém/ como eu aqui agora/ pensando sobre o além. / Já não haverá o além/ o além já será então/ não terei pé nem cabeça/ nem fígado, nem pulmão/ como poderei ter medo/ se não terei coração?” É isso. Só se pode falar da morte pela ausência. Nós apenas saímos do ar. Desaparecemos.

Ela é tão banal que inventamos solenes rituais para dar-lhe consistência, religiões ou crenças materialistas para nos consolar: “O universo é a eternidade. Deus é o universo, a substância. Ele está nas galáxias e no orgasmo, nos buracos negros e no coração batendo…” “Grandes merdas” – penso hoje -, pois quando ela chega acaba a literatura. Aliás, falar sobre a morte também é um lugar-comum – mas agora, é tarde demais para mim -, tenho de ir em frente. Até o grande Guimarães Rosa caiu nessa: “Morremos para provar que vivemos”. O Nelson Rodrigues me perguntava sempre: “Pelo amor de Deus, me explica essa frase! E qual a profundidade de “Viver é muito perigoso?”

A morte só tem “antes”, não tem “depois” – no Ivan Ilitch, do Tolstoi, quando ela chega, acaba o conto. Ele diz no instante final: “A morte acabou”. Dizem que o Muhammad Atta, o terrorista que comandou o ataque às torres de NY, era ateu, mas queria conhecer aquele instante que separava o avião da torre erguida. A morte não está nem aí para nós; ela tem “vida própria”. A gente vai para um lado, o corpo para o outro. Ela nos ignora, nossos méritos, nossas obras. Mais um lugarzinho comum: “Só nos resta viver da melhor maneira possível até o fim. Tem mais é que curtir, gente boa…” Pois é; há muitos anos, pegou fogo no edifício Joelma em São Paulo, torrando dezenas de infelizes. Do prédio em frente, as teleobjetivas fotografaram todas as agonias. Até hoje, lembro-me da foto em cores de um homem de terno, pastinha 007, agachado numa janela do 20.º andar, com o fogo às costas. Seu rosto mostrava a dúvida: “O que é melhor para mim? Morrer queimado ou me jogar?” Ele curtiu até o fim – e se jogou.

O que me chateia é ficar desatualizado. As notícias vão rolar e eu nada saberei. Haverá crises mundiais, filmes que estreiam, músicas novas, e eu ficarei lá embaixo, sem saber das novidades. É insuportável a desinformação dos falecidos. Meu avô me disse uma vez: “Acho triste morrer, seu Arnaldinho, porque nunca mais vou ver a Av. Rio Branco…” Isso me emocionou, pois ele ia diariamente ao centro da cidade, onde tomava um refresco de coco na Casa Simpatia. Por isso, quando me penso morto, eu, que não irei ao meu enterro, de que terei saudades? Ou melhor, que saudades teria se as pudesse ter?

Não terei saudades de grandes amores, de megashows da vida de hoje, excessiva e incessante. Não. Debaixo da terra, terei saudades de irrelevâncias essenciais, terei saudades de algumas tardes nubladas de domingo que só o carioca percebe, tudo parado, com os urubus dormindo na perna do vento, como dizia o sempre presente Tom, do radinho do porteiro ouvindo o jogo, terei saudades do cafezinho nas beiras dos botequins, de certos tons de roxo e rosa em Ipanema antes da noite cair, saudades do cafajestismo poético dos cariocas, saudades dos raros instantes sem medo ou culpa, de alguns momentos de felicidade profunda, sem motivo, apenas pela gratidão de respirar. Não terei saudades dos fatos e notícias, nada do mundo febril; só a quietude, o silêncio entre amigos na paz de um bar, papos de cinéfilo, risos proletários e camaradagem de subúrbio, do samba que nos envolve nas rodas pobres com a alegre sabedoria da desesperança, da Lapa, da Av. Paulista de noite, do jazz, pernas cruzadas de mulheres inatingíveis, terrenos baldios de minha infância, saudades da literatura, do prazer da arte, Fellini, Shakespeare, de Cantando na Chuva – o maior hino da alegria americana, saudades de Fred Astaire dançando Begin the Beguine com Eleanor Powell, felizes para sempre dentro do universo estrelado.

Há várias mortes. Há brutas tragédias, fomes e bombas, horrendos desastres, mas, na morte óbvia, comum, caseira, só temos duas escolhas: súbita ou lenta. Você, frágil leitor, qual delas prefere? O rápido apagar do “abajur lilás” de um ataque cardíaco ou o lento esvair da vida, sumindo com morfina? Se eu pudesse escolher, queria morrer como o velho Zorba, o grego, em pé, na janela, olhando a paisagem iluminada pelo sol da manhã. E, como ele, dando um berro de despedida.

1 -

Uma leitura geral do texto nos permite inferir que a morte é, exceto:

a)

Sustentação para várias doutrinas filosóficas;

b)

A inoxerável companheira humana;

c)

A certeza de todo ser vivente;

d)

Momento de grande comoção e comportamento contrito;

e)

A singela e insignificante ação contemporânea.

2 -

Aliás, falar sobre a morte também é um lugar-comum – mas agora, é tarde demais para mim ... Das opções a seguir, marque a que apresenta um termo similar ao destacado:

a) Super-homem;
b) Agro-industrial;
c) Semi-aberto;
d) Auto-estrada;
e) Aero-espacial.
3 -

Não terei saudades de grandes amores. O termo destacado é classificado como:

a) Objeto indireto;
b) Sujeito deslocado;
c) Adjunto adnominal;
d) Adjunto verbal;
e) Complemento nominal.
4 -

Nos brutos filmes de ação, nos videogames, nas notícias bombásticas de tragédias há um claro desejo de esquecer a morte, mostrando-a sem parar. O termo em destaque é classificado como:

a) Um pronome oblíquo tônico com a função sintática de objeto direto;
b) Um pronome oblíquo átono com a função sintática de objeto indireto;
c) Um pronome oblíquo tônico com a função sintática de objeto indireto;
d) Um pronome oblíquo átono com a função sintática de objeto direto;
e) Um pronome oblíquo tônico com a função sintática de sujeito;
Matemática
5 -

Calcule a área de um triângulo ABC no qual A B em moldura superior fecha moldura igual a 4 espaço c m vírgula espaço B C em moldura superior fecha moldura igual a 5 espaço c m espaço e espaço A B com conjunção lógica sobrescrito C igual a 60 º

a) 5 cm²
b) 5 √3 cm ²
c) 10 √3 cm ²
d) 10 cm²
e) 20 cm²
6 -

Se x igual a numerador 1 mais t g espaço 15 à potência de 0 sobre denominador 1 menos t g espaço 15 à potência de 0 fim da fraçãoy igual a cos espaço 36 º. cos espaço 72 º vírgula espaço raiz quadrada de 3 x mais espaço 8 y vale:

a) 11
b) 8
c) 6
d) 5
e) 10
7 -

Um vendedor dá um desconto de 10% num determinado produto. Como o produto continuou sem muita saída, o vendedor deu outro desconto, desta feita, de 8%. Pergunta-se: Qual o desconto total dado pelo vendedor para esse produto?

a) 18%
b) 17,2%
c) 15%
d) 18,2%
e) 18,8%
Direito Administrativo
8 -

Na lição de Marçal Justen Filho, “Agência Reguladora independente é uma autarquia especial, sujeita a regime jurídico que assegure sua autonomia em face da Administração direta e investida de
competência para a regulação setorial”. (JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2005.)
De acordo com o texto, conforme o art. 174 da Constituição Federal de 1988 e legislação
ordinária, as Agências Reguladoras:

a)

Não dispõem de poder decisório e estão obrigadas a observar a política governamental;

b)

São empresas concessionárias de serviço público;

c)

São autarquias especiais, integrantes da administração indireta, vinculadas ao Ministério competente, mas possuem independência política, autonomia administrativa e financeira;

d)

Autarquias em regime especial, totalmente independente em relação aos três poderes do Estado;

e)

São empresas permissionárias do serviço público.

9 -

Em relação aos atos administrativos, assinale a opção incorreta:

a)

Sujeitam-se ao controle do poder judiciário;

b)

Autoexecutoriedade deriva do chamado “poder extroverso”, indicando que a Administração
Pública tem a aptidão para interferir na esfera privada;

c)

As atividades desempenhadas pela Administração Pública são voltadas para a realização do interesse coletivo; portanto, os atos deverão buscar o fim público, caso contrário, serão considerados nulos;

d)

Para que o ato administrativo se aperfeiçoe, reunindo condições de eficácia para a produção
de efeitos jurídicos válidos, a sua estrutura deverá ser composta pelos seguintes requisitos: competência, finalidade, forma, objeto e motivo;

e)

Será considerado ato ou contrato nulo, a operação bancária ou de crédito real, realizada
pela Administração Pública, quando for realizada com desobediência a normas legais, regulamentares, estatutárias, regimentais ou internas.

10 -

São casos de inexigibilidade de licitação:

I) Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública;
II) Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;
III) Para a contratação de serviços técnicos de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.

Escolha a Opção correta:

a)

É verdadeira apenas a proposição I

b)

São verdadeiras as proposições I e II

c)

É verdadeira apenas a proposição II

d)

São verdadeiras as proposições I e III

e)

É verdadeira apenas a proposição III

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