ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFT (Universidade Federal do Tocantins) - Técnico Administrativo em Educação - Técnico em Assuntos Educacionais - CEV (Coordenação de Concursos e Exames Vestibulares) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

A respeito das ideias do texto, analise as afirmativas.


I. O uso do termo Feudalismo, já no título do texto, remete à Idade Média em que os senhores detinham o poder jurídico, social, econômico e político.
II. O último período do segundo parágrafo revela que a origem do feudalismo digital está nas instituições e ou partidos políticos que colhem e vendem informações sobre as pessoas.
III. A expressão pouco a pouco, no segundo parágrafo, denota o processo lento de manipulação das pessoas e pode ser substituída por paulatinamente.
IV. Nos parágrafos primeiro e terceiro, o articulista utiliza a primeira pessoa do plural (como nossas, perdemos), inserindo-se no texto de modo a colocar-se na mesma situação das pessoas a quem se destina o texto.
Estão corretas as afirmativas

a) II, III e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas
c) I e II, apenas.
d) I, II, III e IV.
2 -

Os principais processos de formação de palavras novas na Língua Portuguesa são a derivação e a composição. Sobre o processo de derivação em vocábulos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(  ) As palavras capacidade e feudalismo são formadas pelo acréscimo de um sufixo nominal a um radical: na primeira, o sufixo dade imprime sentido de estado; na segunda, o sufixo ismo, o sentido de sistema político.

(  ) A formação das palavras desgosta e independentes acontece da mesma forma, pelo acréscimo de um prefixo (des e in) a um radical, portanto derivação prefixal.

(  ) Na derivação parassintética, são anexados a um radical um prefixo e um sufixo ao mesmo tempo, como nas palavras envelhecer e inviabilizar.

(  ) A palavra registros é um substantivo deverbal, pois foi formada a partir de um verbo (registrar), substituindo-se a terminação verbal pelas desinências indicativas de gênero e número, portanto derivação regressiva.

(  ) Os sufixos verbais agregam-se ao radical geralmente de substantivos e adjetivos para formar novos verbos, a exemplo de influenciar e utilizar, em que os sufixos ar e izar exprimem prática de uma ação.

Assinale a sequência correta.

a) V, V, F, V, F
b) F, V, V, F, F
c) F, F, V, F, V
d) V, F, F, V, V
3 -

Em relação a aspectos sintáticos no texto, assinale a afirmativa INCORRETA

a) No último período do segundo parágrafo, a expressão conjuntiva não só...como também pode ser substituída pela conjunção e, pois o sentido que ela imprime à frase é aditivo.
b) O trecho (seja para anunciar produtos, seja para moldar opiniões ou fraudar a democracia) pode ser reescrito sem a expressão seja ... seja: (para anunciar produtos, para moldar opiniões ou fraudar a democracia) sem prejuízo do sentido alternativo.
c) A primeira oração do último parágrafo pode ser reescrita, sem prejuízo do sentido e da sintaxe da seguinte maneira: A capacidade de utilizar a inteligência coletiva de um país para entender a melhor maneira para seguir adiante constitui sua beleza.
d) O último período do terceiro parágrafo inicia-se com a conjunção quando, denotando circunstância de tempo, mas não pode ser substituído por antes que ou até que.
4 -

Dentre os elementos linguísticos que possibilitam a construção da coesão textual estão os pronomes que são responsáveis pela reativação do referente em um texto. Sobre esses elementos, assinale a afirmativa correta.

a) O pronome demonstrativo, em Esse mecanismo da psicologia e em Essas informações acabam vendidas, funciona como anafórico, permitindo que o leitor identifique a qual mecanismo e a quais informações o autor está se referindo.
b) O pronome relativo que, presente nos trechos o indivíduo que recebe e tendências que podem ser usadas, constitui exemplo de referência catafórica e pode ser substituído por os quais e as quais, respectivamente.
c) Os pronomes possessivos retomam um referente já citado no texto, imprimindo sentido de posse, a exemplo do trecho suas expressões faciais em que o possessivo denota que as expressões faciais pertencem às redes sociais.
d) O pronome indefinido tudo, no segundo parágrafo, é exemplo de coesão referencial catafórica, pois se refere a um conjunto de termos subsequentes.

Texto II

5 -

Os conectores discursivos promovem o encadeamento das ideias e contribuem para a progressão textual. Sobre o uso de conectores no texto, assinale a afirmativa correta.

a) Para acrescentar algo ao que foi anteriormente apresentado na exata ordem das ações praticadas, foi usado, no início do quarto parágrafo, o conector Também.
b) O terceiro parágrafo foi iniciado pelo termo Portanto, elemento conectivo que explica a causa do que foi dito no parágrafo anterior
c) O advérbio Atualmente funciona como conector a indicar relevância às ideias que estão sendo apresentadas no texto.
d) O conector Em seguida situa o leitor na continuidade dos acontecimentos, na ordem em que as ações são praticadas.
6 -

Sobre as ideias e sentidos do texto, analise as afirmativas.


I. A crítica presente no texto dirige-se aos usuários das redes sociais no sentido de ridicularizar suas ações e incitá-los a não mais agirem dessa forma.
II. O primeiro parágrafo é de autoria de Ostermann, em que explica o porquê de mandar pelo WhatsApp um texto já conhecido e já adianta que é um texto de humor.
III. No terceiro e no quarto parágrafos, são elencadas ações realizadas pelos usuários do Facebook que exemplificam a ideia do parágrafo anterior.
IV. O humor do texto reside também no fato de as pessoas da geração de Ostermann não entenderem o funcionamento do Facebook e do WhatsApp.
V. O parágrafo constituído pela frase E isso funciona! cria uma expectativa de se ter cumprido o que está dito no seguinte trecho do segundo parágrafo: estou tentando fazer amigos fora do Facebook.


Está correto o que se afirma em

a) II e III, apenas
b) II e V, apenas
c) I, III e IV, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas.
7 -

Em relação às formas verbais empregadas no texto, assinale a afirmativa correta.

a) As formas verbais no presente do indicativo, empregadas no terceiro parágrafo, indicam ações cuja ocorrência se dá no momento da fala.
b) O verbo existir (existem) pode ser substituído pelo verbo haver, também no tempo presente, mas no singular (há), pois este é um verbo impessoal.
c) O verbo tentar, na forma composta estou tentando, está com valor de pretérito, indicando uma ação concluída no momento da fala.
d) As formas verbais leu, comi e tenho indicam ações realizadas no passado, mas durativas, não limitadas no tempo.
8 -

Leia atentamente as charges a seguir. As falas dos personagens estão traduzidas logo abaixo de cada uma.

A respeito das charges, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Na charge I, infere-se que o aluno se recusa a dizer o que fez nas férias porque já está tudo publicado no Twitter.

(  ) Na charge II, a fala do homem deixa implícito que ele olha seu celular a cada dois segundos.

(  ) Apesar de as charges contextualizarem situações diferenciadas, a crítica em ambas refere-se ao mesmo fato.

Assinale a sequência correta.

a) V, F, F
b) V, V, V
c) F, F, V
d) F, V, F
Informática
9 -

Sobre o Windows 10, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ao se restaurar um arquivo da Lixeira, este, obrigatoriamente, retorna para o local original (pasta) no qual se encontrava no momento em que foi enviado para a Lixeira.

( ) “Desfragmentar e Otimizar Unidades” é uma ferramenta do Windows 10 utilizada basicamente para reorganizar os dados num disco com o principal objetivo de ajudar o computador a ser executado com mais eficiência.

( ) Ao se copiar e colar dentro de uma mesma pasta um arquivo de nome doc123.txt, o nome padrão atribuído à cópia é Cópia-doc123.txt

( ) Ao contrário das versões anteriores, no Windows 10 é permitido atribuir nomes de arquivos que contenham caracteres especiais como * e ?.

Assinale a sequência correta.

a) V, V, F, F
b) F, F, V, V
c) V, F, V, F
d) F, V, F, V
10 -

Sobre o uso de e-mail, analise as afirmativas.
I. Para enviar uma mensagem a vários destinatários de forma que nenhum deles saiba que os outros também a receberam, basta incluir todos os destinatários no campo Cco.
II. Para que uma mensagem possa ser enviada, é obrigatório que o campo Assunto esteja preenchido, não sendo permitido enviar mensagens com tal campo em branco.
III. Um endereço de e-mail caracteriza-se por ser único, entretanto o endereço [email protected] e o endereço [email protected] não pertencem obrigatoriamente à mesma pessoa.
IV. Um destinatário incluído no campo Para e um outro incluído no campo Cc receberão a mensagem, entretanto, o segundo (do campo Cc) não saberá que o primeiro (do campo Para) a recebeu.

Estão corretas as afirmativas

a) II e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II, III e IV.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.