ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Ciências Biológicas - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Biologia
1 -

Salada de alface temperada com sal e vinagre e o “murchamento” da alface, depois de um certo tempo: uma situação comum que serve para explicar um dos tipos de transporte que ocorrem nas membranas celulares dos seres vivos. Este experimento prático foi utilizado em uma aula de biologia, e a partir dele, o professor realizou uma série de questionamentos aos estudantes, que conforme descritos a seguir: “Qual é o tipo de transporte celular presente nesta situação? Qual é a relação de concentração entre o meio externo e os tecidos da alface? Como ocorre a atuação dos vacúolos presentes na alface?” De acordo com esses questionamentos, assinale a alternativa correta que responde, respectivamente, às perguntas realizadas pelo professor.

a)

Difusão simples / Isotônica / Recebimento de água

b)

Osmose / Hipertônica / Eliminação de água

c)

Difusão simples / Hipertônica / Eliminação de água

d)

Osmose / Hipotônica / Recebimento de água

e)

Osmose / Isotônica / Eliminação de água

2 -

Maior vírus conhecido é revelado por microscópio eletrônico na França."

(Fonte: http://g1.globo.com - 11/10/2011)

A notócia acima traz um exemplo da importância que a microscopia eletrônica representa para os estudos e os avanços da ciência. Nesse contexto, uma bactéria ao ser visualizada por microscopia eletrônica, apresentaria uma das organelas abaixo. Assinale a alternativa correta.

a) Retículo endoplasmático liso
b) Complexo golgiense
c) Mitocôndrias
d) Ribossomos
e) Lisossomos
3 -

A fecundação é o processo biológico responsável pela formação de novas vidas. Esse processo caracteriza-se pela união do óvulo (gameta feminino) com o espermatozoide (gameta masculino). Nos espermatozoides, existe uma região específica conhecida como “acrossomo”. É o acrossomo que será o responsável pela perfuração das membranas do óvulo, permitindo assim, a fecundação e a formação de uma nova vida. Nesse caso, assinale corretamente a alternativa que apresenta a organela responsável pela formação do acrossomo nos espermatozoides.

a) Complexo golgiense
b) Peroxissomo
c) Mitocôndria
d) Retículo endoplasmático
e) Ribossomos
4 -

A partir das construções sobre o metabolismo dos carboidratos, a Glicólise, uma importante rota metabólica, foi discutida na aula de biologia. Sobre esse conhecimento, o professor construiu passo a passo com os estudantes, a sequência das 10 (dez) reações químicas que a caracterizam, junto com a atuação das enzimas que participam de cada uma dessas etapas. Com as construções realizadas e discutidas em aula, o professor fez uma série de afirmações sobre a glicólise anaeróbica. Sobre a glicólise anaeróbica. Assinale a alternativa correta.

a) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico.
b) É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos.
c) Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria.
d) Libera energia na forma de 38 ATPs.
e) Transforma ácido lático em ácido pirúvico.
5 -

A célula vegetal, típica de seres vivos fotossintetizantes apresenta características celulares básicas comuns às células animais. Mas também, se caracteriza por apresentar especificidades e características exclusivas. Sobre as células vegetais que constituem as angiospermas, todas as estruturas abaixo estarão presentes, exceto:

a) Núcleo individualizado
b) Parede celular
c) Mitocôndrias
d) Vacúolos
e) Centríolos
6 -

O metabolismo pode ser caracterizado como um conjunto de reações químicas responsáveis pela produção de energia para a realização das funções vitais de todos os seres vivos. Sendo assim, a respiração celular aeróbica está simplificadamente caracterizada pelas Etapas I, II e III representadas na ilustração abaixo:

No que tange à respiração aeróbica, pode-se afirmar corretamente que essa ocorre

a) na Etapa I, na matriz mitocondrial.
b) na Etapa II, no citoplasma celular.
c) na Etapa III, nas cristas mitocondriais.
d) nas Etapas I e II, no citoplasma celular.
e) nas Etapas I, II e III, nas mitocôndrias.
7 -

"Quase metade dos brasileiros tem muito medo de ter câncer. Mas, apesar da preocupação, 24% da população não faz exames preventivos. É o que diz a pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, que ouviu 1.500 pessoas em todo o país."

(Fonte: http://g1.globo.com 22/10/2017)

A reportagem acima traz uma importante informação sobre o câncer, doença esta que se caracteriza pela reprodução desordenada e descontrolada de novas células por um processo de divisão celular que ocorre nas células somáticas. A respeito do tipo de divisão celular que acontece com as células cancerígenas, assinale a alternativa correta.

a) Mitose, com a geração de células com a metade do número de cromossomos, mas com capacidade de duplicação.
b) Mitose, com a geração de células com igual número de cromossomos e capacidade de duplicação.
c) Meiose, com a geração de células com igual número de cromossomos e capacidade de duplicação.
d) Meiose, com a geração de células com a metade do número de cromossomos, mas com capacidade de duplicação.
e) Mitose, com a geração de células com o dobro do número de cromossomos e com capacidade de duplicação ainda maior.
8 -

Que correlação pode ser estabelecida entre o funcionamento do intestino humano, a reprodução das leveduras e o desenvolvimento de um sapo? Em todos os casos, a divisão celular que acontecerá será a mitose. Essa divisão celular compreende uma série de etapas que foram sintetizadas abaixo. Correlacione as etapas da mitose com essas etapas e assinale a alternativa que apresenta a sequência de correlação correta, no sentido de cima para baixo.

Início da condensação dos cromossomos e da formação do fuso mitótico

a) 1A; 2D; 3B; 4C
b) 1D; 2C; 3B; 4C
c) 1D; 2A; 3B; 4C
d) 1A; 2B; 3C; 4D
e) 1D; 2B; 3A; 4C
9 -

Um cariótipo humano está representando na imagem abaixo. Ele traz o padrão de bandas dos cromossomos humanos na forma de ideogramas (símbolos gráficos). Na imagem é possível observar os cromossomos autossomos e os sexuais da espécie humana. Tendo em vista tais informações, assinale a alternativa correta que apresenta a configuração que teria a célula somática de uma criança do sexo feminino.

a) 22 autossomos + X.
b) 22 autossomos + XY.
c) 22 autossomos + XX.
d) 44 autossomos + XX.
e) 44 autossomos + X.
10 -

Os carboidratos ou glicídios são as principais fontes de energia para os seres vivos. De acordo com o tamanho da molécula, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Dentre os polissacarídeos mais conhecidos estão o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina. A respeito dessas moléculas, julgue as afirmações abaixo com “V", caso verdadeira, ou “F", se falsa:

( ) O glicogênio é um açúcar de reserva energética para os animais (encontrado no fígado e nos músculos) e também é o açúcar de reserva para os fungos.

( ) A celulose é o principal componente da parede celular dos fungos apresentando, portanto, papel estrutural.

( ) O amido é a principal reserva energética dos vegetais.

( ) A quitina possui um papel estrutural, entrando na composição do exoesqueleto dos artrópodes, da parede celular de fungos e plantas, e também, nas cerdas dos anelídeos.

Assinale a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.

a) V-V-F-F.
b) V-F-V-F.
c) V-V-V-F.
d) F-F-F-V.
e) V-F-V-V.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.