ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Natal - RN (Prefeitura Municipal de Natal) - Técnico em Enfermagem - COMPERVE (Núcleo Permanente de Concursos - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - 2018

Enfermagem
1 -

Leia o excerto abaixo.

De acordo com o código de ética dos profissionais de enfermagem, em casos de catástrofe, como o noticiado no excerto, e que não ofereçam risco à integridade do profissional, o técnico de enfermagem deve

a) disponibilizar assistência de enfermagem à coletividade, quando convocado, sem pleitear vantagens pessoais.
b) administrar medicamentos, mesmo sem conhecer a indicação, a ação da droga e os potenciais riscos, desde que prescritos.
c) registrar e assinar ações de enfermagem executadas por outrem bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.
d) delegar algumas de suas atribuições, previstas na legislação, para acompanhantes e/ou responsáveis pelas vítimas.
2 -

A aparência, a atitude e o comportamento são importantes no estabelecimento da credibilidade e da competência profissional. Nada prejudica mais a imagem profissional da enfermagem do que a aparência ou comportamento inadequado de seus profissionais. O elemento da comunicação profissional que permite expressar sentimentos e ideias sem julgar ou magoar o outro, que inclui o contato visual intermitente, a comunicação não verbal, respostas verbais espontâneas e o uso culturalmente sensível do toque e do espaço é a

a) assertividade
b) autonomia.
c) confiabilidade.
d) cortesia.
3 -

Há cinco momentos indicados para a higienização simples das mãos. Dentre eles, o momento cinco diz respeito à higienização das mãos após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies nas proximidades do usuário ou paciente, mesmo sem ter tido contato com ele. Essa orientação é indicada para

a) a proteção exclusiva do ambiente de assistência à saúde contra os possíveis patógenos presentes nos objetos trazidos pelo usuário ou nos arquivados na unidade, evitando a transmissão de micro-organismos ao ambiente hospitalar.
b) a proteção exclusivamente do usuário, evitando a transmissão de micro-organismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.
c) a proteção do usuário, evitando somente a transmissão de micro-organismos multirresistentes das mãos do profissional para o paciente.
d) a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde ou ao usuário, incluindo superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de micro-organismos que estejam eventualmente neles.
4 -

As boas práticas em vacinação referem-se ao conjunto de diretrizes que devem ser adotadas com o objetivo de garantir a qualidade da vacinação, para que se alcance o máximo de proteção com o menor risco de danos à saúde (SBIM, 2016). Para que esse objetivo seja atingido, um dos pontos fundamentais é a técnica de aplicação, que deve ser adequada às características de cada vacina. Nesse contexto, apontam-se os cinco “CERTOS” da vacinação, que são:

a) paciente certo, vacina certa, lote certo, dosagem certa e preparo e administração certos.
b) paciente certo, vacina certa, momento certo, dose certa e preparo e administração certos.
c) usuário certo, imunobiológico certo, momento certo, dose certa e o horário certo.
d) usuário certo, imunobiológico certo, lote certo, dosagem certa e resposta certa.
5 -

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) coordena a política de vacinação da população brasileira. Para o ano de 2018, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) instituiu algumas mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. Sobre essas mudanças, analise as afirmativas a seguir.

As afirmações que correspondem a mudanças ocorridas no Calendário Nacional de Vacinação, para o ano de 2018, são

a)

II e IV.

b)

I e II.

c)

I e III.

d)

III e IV.

6 -

A vacinação é a principal medida de controle da febre amarela e, durante a ocorrência de um surto da doença, recomenda-se o procedimento para pessoas não vacinadas que residem na área de risco ou vão se deslocar para lá. A imunidade ocorre cerca de dez dias após a primeira dose da vacina. Portanto, até que essa imunidade se desenvolva, deve-se recomendar outras medidas para a proteção dos indivíduos. A esse respeito, analise as recomendações abaixo.

Das recomendações, estão corretas

a)

I e III.

b)

I e II.

c)

III e IV.

d)

II e IV.

7 -

O vírus da influenza é transmitido por contato direto, principalmente por meio de gotículas respiratórias, e por contato indireto, através das mãos, objetos ou superfícies contaminadas. Entre as medidas que devem ser observadas para evitar a disseminação de influenza, destacam-se, entre outras, a etiqueta respiratória que inclui:

a) uso de equipamento de proteção individual, frequente higienização das mãos, não circular dentro do hospital usando os EPI e fazer a limpeza e desinfecção de superfícies.
b) uso de todos os EPI pelos profissionais de saúde, durante a assistência direta aos pacientes, e pelos profissionais de apoio que tenham contato com o paciente ou com superfícies eventualmente contaminadas.
c) não circular dentro do hospital usando os EPI. Estes devem ser imediatamente removidos após a saída do quarto, enfermaria ou área de isolamento.
d) utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
8 -

As medidas antropométricas proporcionam informações sobre o estado de saúde do adulto, sobre o padrão de crescimento da criança e significam uma atitude de vigilância. Em relação à estatura/altura/comprimento do ser humano, leia as afirmativas abaixo.


Dentre as afirmativas, estão corretas

a) II e III.
b) I e II.
c) III e IV.
d) I e IV.
9 -

Um homem com 32 anos de idade, em uso de medicamentos que afetam a frequência cardíaca, está internado na clínica cardiológica de um hospital geral. Ao verificar o pulso radial desse paciente, o técnico de enfermagem identificou frequência e ritmo irregulares. Para obter uma frequência cardíaca mais precisa do paciente, o técnico de enfermagem deverá verificar o pulso

a) braquial por 30 segundos e multiplicar o resultado por 2.
b) femoral durante 15 segundos e multiplicar o resultado por 2.
c) tibial posterior durante 60 segundos.
d) apical durante 60 segundos.
10 -

A hipotensão ortostática é causa frequente de tonturas e quedas em pessoas idosas. Assim, para prevenir esse agravo no idoso é importante identificar a ocorrência dessa alteração. Para tanto, em unidade de saúde ou consultório, o procedimento recomendado é:

a) verificar a pressão arterial do paciente em dias alternados e no mesmo horário.
b) colocar o paciente na posição deitada ou sentada, aguardando um minuto e, então, verificar a pressão arterial.
c) manter o paciente em pé, após levantar-se, aguardando 3 minutos e, então, verificar a pressão arterial na posição indicada.
d) verificar a pressão arterial do paciente em dias e horários alternados ou diferentes.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.