ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Câmara Municipal de Goiânia (Câmara Municipal de Goiânia) - Assessor Técnico Legislativo - UFG (Centro de Seleção - Universidade Federal de Goiás) - 2018

Saúde Pública
1 -

Conforme a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, compete à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS):

a) elaborar normas para regular as relações entre o SUS e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
b) participar na formulação e na implementação das políticas de controle das agressões ao meio ambiente e às relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
c) prestar apoio técnico e financeiro aos municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde.
d) executar serviços de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, alimentação, nutrição, saneamento básico e de saúde do trabalhador.
Enfermagem
2 -

A Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o exercício profissional da enfermagem, estabelece que

a) a enfermagem pode ser exercida em todo o território nacional por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem, com jurisdição na área onde ocorre o exercício profissional.
b) o enfermeiro é a pessoa titular de diploma conferido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira.
c) cabe, privativamente, ao enfermeiro planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de saúde.
d) cabe ao enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, a direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada.
3 -

O novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece os direitos, deveres e proibições a serem observados e respeitados pela equipe de enfermagem. Além de exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade, ainda é dever dos profissionais:

a)

associar-se, exercer cargos e participar de organizações da categoria e órgãos de fiscalização do exercício profissional.

b)

registrar e assinar, no prontuário do paciente, o atendimento prestado, utilizando carimbo, com nome completo, número e categoria profissional.

c)

incentivar e apoiar a participação dos profissionais de enfermagem no desempenho de atividades em organizações da categoria.

d)

recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, ética e legal ou que não ofereçam segurança à pessoa.

4 -

Ao longo dos tempos, a enfermagem vem modificando sua prática profissional embasada na intuição e, a partir da segunda metade do século XX, para executar suas atividades, começa a utilizar uma metodologia específica, científica e organizada que é conhecida como

a)

processo de enfermagem.

b)

sistematização da assistência de enfermagem.

c)

trabalho em equipe.

d)

protocolos de enfermagem.

5 -

Na função assistencial, o enfermeiro do trabalho deve atender às necessidades de promoção proteção e recuperação da saúde do trabalhador. Visando a qualidade e a segurança da assistência prestada, faz-se necessário a utilização do processo de enfermagem que deve ser desenvolvido em etapas sequenciais e inter-relacionadas. Dentre elas, está o diagnóstico de enfermagem, que é a

a)

primeira etapa do processo que tem por objetivo identificar e obter informações relacionadas ao estado de saúde atual e passado do trabalhador, à história de saúde laboral e aos riscos ao qual ele está exposto.

b)

segunda etapa do processo que consiste em agrupar e interpretar os dados coletados com o objetivo de formular julgamentos acerca do estado de saúde do trabalhador, os quais servirão de base para a seleção das ações a serem executadas.

c)

terceira etapa do processo que pode ser entendida como uma fase sistemática e contínua que leva à obtenção de informações sobre o trabalhador e suas preocupações, permitindo a identificação de problemas.

d)

quarta etapa do processo que permite a definição das metas e dos objetivos que se espera alcançar, bem como das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas.

6 -

O crescimento do número de indústrias no país e as mudanças ocorridas na legislação específica dessa área que, de acordo com o número de trabalhadores das empresas, passou a exigir a presença do enfermeiro do trabalho, levou ao aumento da demanda pela enfermagem em saúde ocupacional. Dentre as atividades deste profissional, destacam-se como atribuições técnicas elaborar um plano de assistência de enfermagem a ser prestada pela equipe de enfermagem do trabalho para a proteção, recuperação, preservação e reabilitação da saúde do trabalhador, bem como

a) supervisionar e avaliar o funcionamento do processo de trabalho em enfermagem e supervisionar a equipe de enfermagem do trabalho.
b) planejar, organizar e executar atividades em conjunto com outros profissionais do Serviço Médico Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmet).
c) desenvolver estratégias de educação em saúde do trabalhador com base na problematização dos riscos ocupacionais e nos dados de morbidade e saúde ocupacional.
d) organizar prontuários e registros dos funcionários, bem como documentos da empresa ligados, dentre outros, ao Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (Pcmso).
7 -

A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável. Para tanto, pode-se utilizar a série de normas criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com o objetivo de melhorar a qualidade de produtos e serviços. De acordo com a NBR ISO 9001: 2015, além do foco no cliente, na liderança, no engajamento das pessoas, na abordagem de processos, são também princípios de gestão da qualidade:

a) saúde do trabalhador, melhoria e planejamento das ações estratégicas.
b) melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.
c) planejamento das ações estratégicas, gestão de relacionamento e saúde do trabalhador.
d) tomada de decisão baseada em evidência, saúde do trabalhador e melhoria.
8 -

Dentre as doenças e os agravos relacionados ao trabalho, qual é considerada mais grave e, portanto, de maior importância epidemiológica devido à sua elevada ocorrência no Brasil?

a)

O sofrimento psíquico.

b)

O acidente de trabalho.

c)

A lesão por esforço repetitivo.

d)

A doença osteomuscular.

9 -

A definição e elaboração de indicadores são consideradas de grande importância para o monitoramento e avaliação dos serviços de saúde. De acordo com a Rede Nacional de Atenção Integral de Saúde do Trabalhador, além dos indicadores demográficos, sócio-econômicos e de mortalidade, também fazem parte da matriz de indicadores básicos para a saúde do trabalhador, os indicadores de

a) idade do trabalhador, condição financeira do trabalhador e de acidentes de trabalho.
b) morbidade e fatores de risco, recursos e de idade do trabalhador.
c) morbidade e fatores de risco, cobertura e de recursos.
d) acidentes de trabalho, cobertura e de condição financeira do trabalhador.
10 -

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais foi instituído visando a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores, a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Sua operacionalização deve incluir as etapas de antecipação e reconhecimento de riscos, o estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle, bem como

a) análise do quantitativo de recursos humanos para desenvolvimento da tarefa; definição das situações de maior risco de acidentes; registros das ocorrências; implementação de medidas de controle dos riscos e divulgação dos dados.
b) identificação da qualificação dos trabalhadores para a execução da tarefa; implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; levantamento da dotação de pessoal e qualificação dos trabalhadores; definição das situações de maior risco de acidentes e divulgação de dados.
c) levantamento da dotação de pessoal e qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento das atividades; avaliação dos riscos e da exposição; implementação de medidas de controle dos riscos; registro das ocorrências e monitoramento da exposição aos riscos.
d) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; monitoramento da exposição aos riscos; registro e divulgação dos dados.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.