ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SES-DF (Secretaria de Estado da Educação - Distrito Federal) - Analista de Sistemas - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2018

Atualidades
1 -

Uma das mais importantes características de Brasília é o fato de que a capital brasileira não é apenas uma cidade com uma proposta urbanística moderna, mas possui também um papel geoeconômico e ideológico facilmente identificado no(a)

a)

respectivo papel econômico centralizado nas atividades industriais.

b)

autossuficiência agrícola estabelecida na região metropolitana, exportando o excedente para outras Unidades da Federação.

c)

priorização das atividades manufatureiras, atraídas pela abundância de matérias-primas.

d)

ênfase dada ao setor de atividades econômicas primárias, especialmente a mineração.

e)

respectiva vocação política e na predominância das atividades do setor terciário.

2 -

A região central de Brasília registrou, no dia 2 de abril de 2018, significativos tremores de terra, sentidos em vários prédios da região. Esse fenômeno natural causou certo pânico e a imediata desocupação, por parte de trabalhadores e residentes de Brasília, dos principais prédios localizados na capital federal.

A esse respeito, assinale a alternativa que indica a causa do fenômeno sentido em Brasília.

a)

Atividade vulcânica na região circunvizinha de Brasília.

b)

Tempestade de meteoritos.

c)

Movimentação da massa de ar continental equatorial.

d)

Movimentação de placas tectônicas.

e)

Terremoto cujo epicentro foi localizado no continente africano.

Sistemas de Informação (TI)
3 -

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que confidencialidade de informações consiste na

a) garantia da veracidade da fonte das informações.
b) garantia da prestação contínua do serviço, sem interrupções no fornecimento de informações para quem é de direito.
c) garantia de que somente pessoas autorizadas tenham acesso às informações armazenadas ou transmitidas por meio de redes de comunicação.
d) fidedignidade de informações. Sinaliza a conformidade de dados armazenados com relação às inserções, às alterações e aos processamentos autorizados efetuados. Sinaliza, ainda, a conformidade dos dados transmitidos pelo emissor com os recebidos pelo destinatário.
e) garantia de que as informações estejam acessíveis às pessoas e aos processos autorizados, a qualquer momento requerido, durante o período acordado entre os gestores da informação e a área de informática.
4 -

De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006, o que é um evento de segurança da informação?

a) A decisão de aceitar um risco.
b) O risco remanescente após o tratamento de riscos.
c) Um evento simples ou uma série de eventos de segurança da informação indesejados ou inesperados, que apresentem grande probabilidade de comprometer as operações do negócio e ameaçar a segurança da informação.
d) A preservação da confidencialidade, da integridade e da disponibilidade da informação; adicionalmente, outras propriedades, tais como autenticidade, responsabilidade, não repúdio e confiabilidade, podem também estar envolvidas.
e) Uma ocorrência identificada de um estado de sistema, serviço ou rede, indicando uma possível violação da política de segurança da informação ou uma falha de controles; ou uma situação previamente desconhecida que possa ser relevante para a segurança da informação.
5 -

A norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006 utiliza o modelo PDCA para estruturar todos os processos do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Assinale a alternativa que indica uma ação do ciclo check do modelo PDCA.

a) Gestão de recursos.
b) Monitorar e analisar criticamente o SGSI.
c) Implementar e operar o SGSI.
d) Manter e melhorar o SGSI.
e) Ação preventiva.
6 -

Assinale a alternativa que apresenta um princípio que orienta as atividades de governança digital na Administração Pública Federal.

a) O governo deve constituir-se como uma plataforma fechada, sobre a qual apenas alguns atores federais podem construir as respectivas aplicações tecnológicas para a prestação de serviços e o desenvolvimento social e econômico do país.
b) As necessidades dos parlamentares, dos governadores e dos senadores são os principais insumos para o desenho e a entrega de serviços públicos digitais.
c) Deve-se evitar a colaboração dos cidadãos em todas as fases do ciclo das políticas públicas e na criação e melhoria dos serviços públicos.
d) Os serviços públicos digitais podem propiciar disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade dos dados e informações, além de disponibilizar as informações dos cidadãos para todos os usuários.
e) Ressalvado o disposto em legislação específica, dados e informações são ativos públicos que devem estar disponíveis para a sociedade, de modo a dar transparência e publicidade à aplicação dos recursos públicos nos programas e serviços, gerando benefícios sociais e econômicos.
7 -

A respeito do exposto, qual dos ciclos de vida de serviço é conhecido como entrega de serviços?

a) Estratégia de serviço.
b) Operação de serviço.
c) Transição de serviço.
d) Desenho de serviço.
e) Melhoria continuada de serviço.
8 -


Acerca desse assunto, qual é o símbolo utilizado para uma tomada de decisão no BPMN?

a) Atividades
b) Eventos
c) Gateways
d) Piscinas
e) Raias
9 -

Considere a seguinte definição: Ações focadas em oferecer produtos e serviços competitivos, qualidade e disponibilidade dos serviços, otimização dos custos de entrega e atendimento ágil e eficiente.

Acerca do Balanced Scorecard, a definição apresentada indica a perspectiva

a) do cliente.
b) de serviço.
c) dos processos internos.
d) de aprendizado e crescimento.
e) financeira.
10 -

A fase de gestão do contrato de solução de TI (GCTI) apresenta cinco processos e oito artefatos. Quais são os cinco atores que participam desses processos?

a) Início do contrato, encaminhar ordem de serviço, monitoramento da execução, transição contratual e encerramento do contrato.
b) Contrato, gerente do processo, fiscal contratado, fiscal financeiro e fiscal técnico.
c) Gestor financeiro, gestor do contrato, gerente do contrato, fiscal financeiro e fiscal administrativo.
d) Plano de inserção, termo de ciência, termo de compromisso, termo de recebimento provisório e termo de encerramento do contrato.
e) Contratada, gestor do contrato, fiscal requisitante, fiscal técnico e fiscal administrativo.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.