ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IPM - SP (Instituto de Previdência dos Municipários de Ribeirão Preto - São Paulo) - Agente Administrativo - Instituto AOCP (Instituto AOCP) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

No texto “Fotografia e Autoimagem”, qual é o tema discutido?

a) O texto defende a ideia de que devemos cada vez mais tirar fotos nossas, como as selfies, e nutrir admiração somente por nós mesmos e não pelos outros, pois isso aumenta nossa autoestima.
b) O texto reflete e discute sobre as principais peculiaridades da fotografia na atualidade e como o registro da nossa própria imagem pode ser benéfico para a autoestima pessoal.
c) A autora revela um grande problema que a atualidade enfrenta: a prática de fotografar, que vem sendo esquecida pelo tempo e, assim, deixando de perpetuar as memórias visuais que vivemos.
d) O texto faz uma crítica às fotografias, pois elas não são consideradas importantes para a imagem que se pode construir das pessoas.
e) O texto faz um apelo às pessoas para que passem a analisar as fotografias feitas de si mesmas, a fim de que possam perceber incorreções e defeitos para que se possam melhorá-los.
2 -

Assinale a alternativa em que as palavras apresentam o mesmo sentido que o termo destacado em “[No ensaio fotográfico] são pessoas descobrindo sua beleza, suas nuances, se deliciando por quem se é, com suas curvas, sem preocupação com a perfeição".

a) Emoções/atitudes.
b) Problemas/transtornos.
c) Formas/feições/contornos.
d) Defeitos/cicatrizes/imperfeições.
e) Anseios/sonhos.
3 -

Assinale a alternativa que apresenta o significado da palavra destacada em: “Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação".

a) Estado de visibilidade, publicidade, representatividade.
b) Qualidade de ser original.
c) Característica do que vem se tornando inferior.
d) Propriedade do que é intelectualmente inteligente.
e) Natureza de algo ou alguém íntegro.
4 -

De acordo com a ortografia na Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

a) O plural de “cidadão” é “cidadões”.
b) “Tem” e “têm”, conjugações do verbo “ter”, indicam a mesma pessoa do discurso a quem se direcionam.
c) Os seguintes termos podem ser grafados das duas formas apresentadas: “quesitos/ quezitos” e “mexer/mecher”.
d) A palavra a seguir pode apresentar as duas formas ortográficas: “auto estima” e “autoestima”.
e) A palavra “bônus” possui a mesma grafia, tanto no singular quanto no plural.
5 -

De acordo com a acentuação gráfica das palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

a) “Confortável” é acentuada por ser uma palavra proparoxítona.
b) “Psicológico” é acentuada por ser uma palavra paroxítona terminada em “o”.
c) “Sensível” é acentuada por ser uma palavra oxítona terminada em “l”.
d) “Bônus” é acentuada por ser uma palavra paroxítona terminada em “us”.
e) “Há” é exemplo de um monossílabo que possui acento opcional.
6 -

Considerando as regras referentes à pontuação e sua função em cada contexto, assinale a alternativa correta.

a)

Em “E essa proximidade da fotografia com o cidadão comum, entre outros quesitos, tem cumprido esse papel reflexivo: quem somos em meio a toda essa loucura que vivemos", a pontuação em destaque introduz um complemento da ideia apresentada.

b)

Em “É memória, testemunho de uma época, de um acontecimento ou apenas recordação de um momento importante de história pessoal / familiar", a pontuação destacada indica que, ao final da frase, o leitor pode optar por uma das duas opções: pessoal ou familiar, de acordo com o contexto.

c)

Em “Agora, a fotografia é a cura da baixaestima ?" a pontuação destacada indica uma finalização exclamativa dentro do contexto.

d)

Em “Outro fator interessante que nasce dessa proximidade é a quebra (mesmo que ainda de forma tímida) de padrões", a pontuação em destaque informa ao leitor que ele deve ignorar o trecho entre os parênteses.

e)

Em “É aquele bônus de se ter um trabalho humano, atencioso, buscando olhar além do que somos treinados" a olhar", a pontuação em destaque indica que essa é uma palavra comum que pode ser usada em vários contextos sem diferenciação.

7 -

De acordo com a formação de palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

a) A palavra “caminhada” é formada pelo prefixo “caminh” + radical “ada”, caracterizando-se como uma derivação prefixal.
b) A palavra “artística” é formada pelo prefixo “art” + sufixo “istica”, caracterizando-se como uma derivação sufixal.
c) A palavra “reconhecimento” é formada pelo prefixo “re”+ radical “conhec” + sufixo “imento”, portanto é uma palavra com derivação prefixal e sufixal.
d) A palavra “incontáveis” é uma palavra formada por dois radicais “incont” + “áveis”, portanto, é uma palavra com composição por justaposição.
e) A palavra “expande” é formada por prefixo “ex” + radical “pande”, caracterizando-se como uma derivação prefixal.
8 -

De acordo com a regência verbal e nominal na Língua Portuguesa, considere o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: “Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional. Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo. Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum. Tocar vidas e colaborar [...] é aquele bônus de fazer um bom trabalho [...], buscando olhar além do que somos “treinados” a olhar”.

a) Todas as preposições no trecho indicam regências nominais.
b) São exemplos de regência nominal o uso de preposições como “para”, “de” e “com” no trecho.
c) Há regência verbal na frase “Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo.”
d) Em “Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional”, não há regência verbal, nem nominal.
e) É exemplo de uma frase com regência nominal e verbal “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum.”
9 -

Assinale a alternativa que apresenta a colocação pronominal em posição de ênclise, justificada pelo uso do verbo no gerúndio, tendo em vista os pronomes destacados.

a)

“E essa proximidade da fotografia com o cidadão comum, entre outros quesitos, tem cumprido esse papel reflexivo: quem somos em meio a toda essa loucura que vivemos. O quanto nos olhamos dentro desse furacão.

b)

“[...] um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação. Do indivíduo perdido nesse cotidiano acelerado do século XXI permitindo-se parar e se observar ao ser fotografado".

c)

“Todos têm de conhecer e reconhecer sua beleza e celebrá-la a qualquer hora".

d)

“Um ensaio com essas características tem um papel também social, psicológico, um olhar que trata de inserir as pessoas e não as excluir ainda mais".

e)

“Propagandas, comerciais, cinema, tantas informações que nos dizem como nosso corpo deve ser [...]".

10 -

Em relação à Morfologia e às classes de palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

a)

Em “Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional", os termos destacados são advérbios, indicando o modo como é feito o trabalho do profissional.

b)

Em “A fotografia há muito é um recurso de memória, seja de cunho coletivo, histórico, registro documental ou pessoal", a palavra destacada é um adjetivo no contexto, pois caracteriza o tipo de memória sobre a fotografia.

c)

Em “Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação", a palavra destacada é um substantivo simples.

d)

Em “Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum", a palavra destacada é um verbo conjugado no infinitivo, perceptível pela terminação “r".

e)

Em “Com o surgimento da fotografia digital, a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva", os termos destacados são ambos artigos definidos femininos, designando cada qual o seu complemento.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.