ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Administrador - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (ENADE)
1 -

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma gestão organizacional que valoriza mais o fluxo dos processos que as estruturas departamentais tende a alcançar melhor desempenho e competitividade e, nesse contexto, os sistemas de informação representam recursos importantes para gerenciar e integrar processos e promover a melhoria do desempenho organizacional.

PORQUE

II. O desempenho das organizações está diretamente relacionado à eficiência e à eficácia de seus processos de negócio, sendo por meio deles que as organizações transformam suas estratégias em ações efetivas que implementam seus produtos e/ou serviços.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2 -

Uma empresa da indústria farmacêutica está implantando um datawarehouse que servirá de base para geração de suas informações gerenciais. Durante o processo de análise, descobre-se que dois sistemas transacionais adquiridos de empresas diferentes armazenam dados cadastrais de forma diversa: o primeiro utiliza "m" e "f" para representar os sexos masculino e feminino, respectivamente. Já o segundo sistema representa os mesmos sexos como "1" e "2", respectivamente. Além disso, outros sistemas transacionais da própria empresa alimentam-se de dados desses sistemas.

Sabendo que os dados de ambos sistemas transacionais alimentarão o datawarehouse que está sendo implantado na referida empresa, avalie as afirmações a seguir.

I. A empresa deve definir um padrão e utilizar uma solução de ETL (Extract, Transform and Load) para adequar os dados de entrada para o datawarehouse ao padrão definido.

II. A empresa deve armazenar, na tabela de fatos do datawarehouse, a sigla do sistema de origem para saber interpretar os dados.

III. A empresa deve solicitar aos fornecedores dos aplicativos que a representação de seus dados ocorra de forma padronizada.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
3 -

Com base no protocolo de comunicação de dados em rede TCP/IP, mencionado no texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas que controlam a comunicação dos dados entre equipamentos e aplicativos em redes são chamados de protocolos de armazenamento de dados.

II. Dois sistemas operacionais com plataforma de hardware distintas comunicam-se entre si por meio de um protocolo comum, o TCP/IP.

III. O nome TCP/IP se refere a dois protocolos: o TCP, protocolo responsável pelo controle e qualidade da comunicação entre a origem e o destino final, e o IP, protocolo responsável pelo endereçamento nas redes.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
4 -

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A confidencialidade é a capacidade de um sistema permitir que usuários autorizados acessem determinadas informações e impedir o acesso a elas aos demais usuários.

II. A autenticidade e a integridade garantem que a informação esteja correta, seja verdadeira e não esteja corrompida.

III. A disponibilidade garante que a informação esteja disponível para todos os usuários que precisarem dela, sempre que necessário.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I,II e III .
5 -

Um patrocinador deseja apresentar um projeto de melhoria de processos de um datacenter voltado para a recuperação de desastres. Nessa fase, o TAP está sendo finalizado. As reuniões para aprovação do orçamento, que só será apreciado no fim do planejamento, ocorrerão nos dois meses seguintes e, geralmente, duram dois dias consecutivos, dado o grande número de projetos a serem apreciados. A diretoria já definiu que não será aprovado um orçamento acima de R$ 5 milhões para nenhum projeto isolado. A equipe de projetos espera receber todas as especificações até o fim do mês em curso para entregar o planejamento no prazo combinado.

Com base nessa situação e considerando a necessidade de ajustar o TAP, avalie as afirmações a seguir.

I. O valor de R$ 5 milhões representa uma restrição para o projeto.

II. A aprovação do orçamento é um marco importante para esse projeto.

III. A aprovação do orçamento deverá ser declarada no cronograma de marcos, informando-se um marco com duração de dois dias.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
6 -

A respeito da ITIL e de suas recomendações, assinale a opção correta.

a) A implementação de processos de gerenciamento do nível de serviços é a função principal da central de serviços que representa a interface operacional entre a área de TI e seus usuários.
b) No processo de gerenciamento de incidentes, exige-se a ação proativa dos profissionais de suporte, que devem monitorar a infraestrutura de TI para identificarem possíveis falhas antes que estas efetivamente ocorram.
c) A resolução temporária das falhas que provocam um incidente são obtidas no processo de gerenciamento de problemas.
d) Ganhos de desempenho no atendimento aos clientes de TI podem ser obtidos a partir do uso de uma base de erros conhecidos, que resulta do registro de erros já conhecidos na infraestrutura da organização e para os quais já existe uma solução provisória ou definitiva cadastrada.
e) Se um incidente não puder ser resolvido no processo de gerenciamento de incidentes, que é o primeiro nível de atendimento, caberá a este nível entrar em contato com equipes de atendimento de nível mais avançado para solução do problema.
7 -

Considerando esse contexto, avalie as descrições a seguir, acerca de opções de arquiteturas de dados utilizados por administradores e especialistas em SGBD.

I. Arquitetura descentralizada: não envolve compartilhamento de dados.

II. Arquitetura centralizada: um único SGBD é executado em um único computador e mantém os dados de forma centralizada.

III. Arquitetura mista: permite, por meio do seu SGBD, que se obtenha um processamento consolidado, com dados distribuídos e centralizados de forma simultânea sem que haja redundância de dados e de processamento.

IV. Arquitetura cliente/servidor: divide as funções de um SGBD entre computadores conectados em uma rede enquanto centraliza o armazenamento permanente para todos os dados em um servidor de banco de dados.

V. Arquitetura distribuída: distribui tanto dados como processamento e não dispõe, necessariamente, de armazenamento centralizado de dados.

É correto apenas o que se descreve em

a) III e IV.
b) I, II,e V.
c) I, III e IV.
d) II, III e V.
e) I, II, IV e V.
8 -

Sabendo-se que, na área de segurança da informação, uma empresa pode apresentar inúmeras fragilidades, avalie as afirmações a seguir.

I. A instabilidade dos sistemas corporativos compromete a disponibilidade das informações.

II. Quando as informações presentes nas bases de dados corporativas possuem referência de sua fonte e/ou critério que permite sua validação, ocorre comprometimento em sua autenticidade.

III. Se a entrada de informações depende do atendimento de critérios de validação com base nos requisitos dos sistemas e nas regras de negócio, a integridade das informações é prejudicada.

IV. Compromete-se a confidencialidade da informação quando não há controle do seu uso pelos usuários, possibilitando a impressão e/ou cópia de informações do ambiente corporativo sem a identificação do usuário responsável ou da destinação de tal ação.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
9 -

Considerando essas informações, assinale a opção em que se caracteriza corretamente a liderança na área de projetos.

a) Gestores de projetos devem prezar pelo desenvolvimento das habilidades interpessoais dos membros de seu grupo, como a liderança e o trabalho em equipe, essenciais para o sucesso dos projetos e o alcance dos objetivos estratégicos.
b) Líderes com perfis mais autocráticos têm maior chance de sucesso no gerenciamento de projetos, visto que essa é uma atividade fundamental para que os objetivos estratégicos das organizações sejam alcançados.
c) Líderes devem manter o status quo, pois sua posição é resultado de uma escolha da administração que ele deve representar, cabendo-lhes fazer com que os objetivos estratégicos sejam alcançados e os projetos sejam entregues no prazo, dentro do escopo planejado e respeitando as estimativas orçamentárias.
d) Líderes de projetos devem ter como características pessoais determinação, confiança e vontade, sendo-lhes dispensáveis as habilidades técnicas, pois elas podem ser desempenhadas pelos membros da equipe.
e) Profissionais do tipo introspectivo são inadequados para funções de liderança, pois as teorias modernas de gerenciamento de projetos consideram a comunicação como um dos principais papéis do líder.
10 -

O diagrama a seguir, em notação BPMN (Business Process Management Notation), representa graficamente o processo de aquisição de matéria-prima de uma indústria, no qual apresenta-se o fluxo de trabalho entre seus setores e fornecedores. Destaca-se que, para atender normas de responsabilidade socioambiental, a indústria trabalha somente com fornecedores homologados, ou seja, que cumprem requisitos técnicos e legais.

Com base nessa situação e no processo representado, avalie as afirmações a seguir.

I. O abastecimento do estoque e a autorização do pagamento ao fornecedor dependem da aprovação resultante da conferência do material entregue no depósito.

II. Somente depois de se distribuir a matéria-prima ao setor requisitante é que a autorização do pagamento será realizada.

III. No diagrama, são representados cinco momentos de decisão que, conforme seu resultado, estabelecem caminhos diferentes de prosseguimento do fluxo de atividades.

IV. A nota fiscal será recebida pelo depósito junto com a matéria-prima e será repassada ao financeiro somente depois da aprovação dessa matéria-prima.

V. O processo seria otimizado se fosse criado e mantido um cadastro de fornecedores homologados para se evitar a repetição das tarefas a cada requisição; com isso, som ente novos fornecedores exigiriam a execução de atividades de homologação.

É correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II,III e V.
e) II,IV e V.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.