ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-TO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Tocantins) - Técnico em Eletroeletrônica - IF-TO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Tocantins) - 2016

Direito Administrativo
1 -

De acordo com a Lei n.º 8.666/93, são modalidades de licitação:

a) Concurso, leilão e convite.
b) Concurso, tomada de preços e evento.
c) Concorrência, tomada de preços e menor preço.
d) Concorrência, convite e inexigibilidade de licitação.
e) Concurso, concorrência e dispensa de licitação.
2 -

Considerando a Lei n.° 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União), em especial quanto às responsabilidade dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.

a) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores do servidor público e contra eles será executada, podendo ultrapassar o valor da herança recebida.
b) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.
c) Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.
d) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.
e) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
Legislação Federal
3 -

Considerando a Lei n° 11.892/2008 (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), assinale a alternativa incorreta.

a) Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnicos administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.
b) A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.
c) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 10 (dez) Pró-Reitores.
d) Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal.
e) No processo de consulta à comunidade escolar será atribuído o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.
Ética na Administração Pública
4 -

Considerando o Decreto n.° 1.171/1994 (Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), em especial quanto à “Comissão de Ética”, assinale a alternativa incorreta.

a) Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
b) À Comissão de Ética incumbe fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.
c) Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética.
d) A Comissão de Ética pode aplicar a pena de demissão ao servidor público e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
e) A Comissão de Ética é encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
Direito Constitucional
5 -

De acordo com a Constituição Federal de 1988 são princípios que regem o ensino, exceto:

a) gestão centralizada e autocrática do ensino público.
b) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
c) gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
d) garantia de padrão de qualidade.
e) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
6 -

Considerando a Constituição Federal de 1988, em especial quanto ao dever do Estado para com a educação, assinale a alternativa incorreta.

a) O Estado deverá assegurar a progressiva universalização do ensino médio gratuito
b) A oferta irregular do ensino obrigatório pelo Poder Público não implica em responsabilidade da autoridade competente.
c) O Estado deverá assegurar a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando
d) O Estado deverá assegurar atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
e) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo do cidadão.
Informática
7 -

Sobre a memória RAM é correto afirmar:

a) É a memória permanente do computador. Onde se instala o software e também onde é armazenado os documentos e outros arquivos.
b) É a memória principal, nela são armazenadas as informações enquanto estão sendo processadas.
c) É uma memória não volátil, isto é, os dados gravados não são perdidos quando se desliga o computador.
d) É a memória secundária ou memória de massa. É usada para gravar grande quantidade de dados.
e) É uma memória intermediária entre a memória principal e o processador.
8 -

Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O) são também denominados periféricos. Eles permitem a comunicação do computador com o exterior, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados e podem ser classificados de três formas distintas: Dispositivos de entrada, Dispositivos de saída e Dispositivos mistos (entrada e saída).
Dos itens abaixo, quais são dispositivos tanto de entrada como de saída de informações:
I. Gravador de CD / DVD;
II. Teclado;
III. Placa de rede;
IV. Mouse;
V. Scanner;
VI. Monitor de vídeo;
VII. Disco rígido.
Marque a alternativa correta:

a) I, III, V e VII
b) II, IV, V e VI
c) III, V e VI
d) II, IV e VI
e) I, III e VII
9 -

O suporte para as recomendações de segurança da informação pode ser encontrado em controles físicos e controles lógicos. Existem mecanismos de segurança que apoiam os controles físicos assim como os controles lógicos.
Das alternativas abaixo qual não é um mecanismo de segurança que apoia os controles lógicos?

a) Assinatura digital. Um conjunto de dados criptografados, associados a um documento do qual são função, garantindo a integridade do documento associado, mas não a sua confidencialidade.
b) Mecanismos de controle de acesso. Palavraschave, sistemas biométricos, firewalls, cartões inteligentes.
c) Sistema de controle de acesso eletrônico ao centro de processamento de dados, com senha de acesso ou identificações biométricas como digitais e íris.
d) Mecanismos de certificação. Atesta a validade de um documento.
e) Mecanismos de criptografia. Permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros.
10 -

A coluna 1 apresenta protocolos da internet e a coluna 2, a função de cada um. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1:
1 - IP
2 - HTTP
3 - FTP
4 - SSL
5 - IMAP
6 - POP
Coluna 2:
Protocolo de segurança que permite a confirmação da identidade de um servidor, verificando o nível de confiança.
Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor.
Usado para receber mensagens de e-mail. Permitem apenas o acesso a uma caixa de email. Utilizado para transferências de arquivos pela internet.
É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet.
Permite a manipulação de caixas postais remotas como se fossem locais, permitindo a organização da forma que melhor convier.
Assinale a sequência correta.

a) 4, 2, 6, 3, 1, 5
b) 2, 6, 4, 1, 5, 3
c) 5, 3, 1, 4, 6, 2
d) 3, 1, 6, 2, 4, 5
e) 1, 6, 2, 5, 4, 3

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.