ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SERTÃO - PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano) - Gestão Pública - IF-SERTÃO - PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano) - 2016

Informática
1 -

Um usuário deseja criar no Windows 10 as cinco

pastas e subpastas, conforme apresentado a seguir:

C:\Trabalho\Financeiro

C:\Trabalho\ADM

C:\Trabalho\ADM\Almoxarife

C:\Trabalho\ADM\Patrimonio

C:\Trabalho\ADM\Relatorios

Considerando-se que todas as pastas sejam

configuradas para guardar documentos e possuam

permissão de escrita e leitura para todos os usuários da

estação de trabalho, assinale a opção correta.

a)

A quinta estrutura apresentada não poderá ser criada, se as pastas forem criadas na ordem apresentada.

b)

A primeira estrutura apresentada será imune a pragas virtuais, devido ao fato de ser uma pasta raiz.

c)

É possível criar todas as pastas e subpastas apresentadas, mas não será possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem.

d)

É possível criar a estrutura apresentada, mas, caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais.

e)

Não é possível sincronizar essas pastas por meio de cloud storage, visto que armazenamentos na nuvem não suportam estrutura com subpastas.

Administração Pública
2 -

A respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada, pode-se AFIRMAR que:

a) Entre os traços mais marcantes dessas convergências, destacam-se o rigor e a abrangência com que tratam questões como a transparência na gestão.
b) O controle social, cada vez mais associado à própria ideia de cidadania, faz-se presente na mesma medida e intensidade na gestão pública e na gestão privada.
c) O orçamento privado das empresas é controlado pelos cidadãos da mesma forma que o orçamento público, representando um verdadeiro pacto que se estabelece entre o que é exigido do contribuinte e a contrapartida que se lhe oferece.
d) A atuação da organização pública alinhada ao paradigma do cliente na gestão pública procura dar ao cidadão-usuário atendimento semelhante ao que ele teria como cliente em uma empresa privada.
e) O modelo pós-burocrático de gestão pública tem a satisfação das necessidades do cidadão como elemento secundário.
3 -

O Brasil adotou muitas das características do New Public Management (NPM) inglês. No Brasil, aliás, o termo foi traduzido para Nova Gestão Pública (NGP). Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
b) Para Bresser, a questão do mérito era fundamental. Presente no patrimonialismo, característica marcante da burocracia, o mérito tanto pode ser medido na entrada do serviço público quanto nas sucessivas avaliações de desempenho pelas quais passa de maneira efetiva todo profissional do serviço público.
c) Na burocracia, havia uma preocupação com a eficácia, com o formalismo. Com a NGP, de início, houve uma forte preocupação com a eficiência. A essa preocupação, posteriormente, foi acrescida a preocupação com o cliente e, num terceiro momento, essa preocupação foi ampliada para a dimensão do próprio serviço público, o que pode, em outros termos, significar uma preocupação com a efetividade do serviço público prestado.
d) Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior.
e) A administração pública gerencial busca ser multifuncional, definir indicadores, medir e analisar resultados com foco no cidadão e na flexibilização das relações de trabalho.
4 -

A Lei 11.892/2008 instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com base nos assuntos disciplinados na referida lei, considere as seguintes afirmativas: 1- Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.
2- Uma das finalidades e características dos Institutos Federais é orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal.
3- Um dos objetivos dos Institutos Federais é desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.
4- Os Institutos Federais poderão ofertar os cursos de educação profissional técnica de nível médio, de educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de bacharelado e engenharia, de pósgraduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização.
5- Segundo a lei 11892/2008, a administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Conselho Universitário Superior e o Conselho de Dirigentes.

a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
5 -

As reações e as expectativas das pessoas que serão impactadas por uma política pública estarão condicionadas à forma como é resolvido o conflito (ou provável conflito) dela decorrente. A partir dessa concepção, Lowi (1964) classificou as políticas públicas em quatro tipos (Políticas regulatórias, Políticas distributivas Políticas redistributivas e Políticas Constitutivas). A respeito das tipologias de políticas públicas propostas por Lowi, assinale a alternativa CORRETA.

a) Políticas regulatórias atuam sobre as regas do jogo político, alterando-as e alterando, portanto, também a estrutura e as condições gerais de definição dos outros tipos de política como por exemplo, a criação das regras de segurança alimentar.
b) Políticas distributivas se baseiam na distribuição de vantagens de forma tendencialmente universal ou abrangendo grande número de beneficiários, associadas em regra a baixos níveis de conflitualidade uma vez que a distribuição de custos e encargos, sendo indireta é percebida como equilibrada. São exemplos dessa tipologia as cotas raciais.
c) As políticas públicas possuem tipologias bem definidas. Não agregam, portanto, características de dois ou mais tipos de política.
d) Políticas redistributivas se baseiam na redistribuição de recursos financeiros, direitos e outros, entre camada ou grupos sociais. São políticas potencialmente geradoras de conflitos entre os segmentos que beneficiam e os que suportam os custos. A reforma agrária é um exemplo de política redistributiva.
e) Políticas constitutivas são centradas na criação de regras de funcionamento, regulando as relações entre diferentes partes e agentes, grupos e setores da sociedade.
6 -

No que se refere à matéria orçamentária, a Constituição de 1988, em seu art. 165, determina que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleçam o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. Identifique a opção FALSA com relação ao tema.

a) A Lei Orçamentária Anual (LOA) objetiva viabilizar a realização das ações planejadas no Plano Plurianual e transformá-las em realidade.
b) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece os parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir a realização das metas e objetivos contemplados no PPA - Plano Plurianual.
c) A afirmativa de que a lei orçamentária deve conter todas as receitas e despesas a serem realizadas, inclusive as de operações de créditos autorizadas em lei, decorre da aplicação do princípio orçamentário de unidade.
d) A iniciativa da elaboração da proposta orçamentária é sempre do Poder Executivo, a qual deve ser encaminhada ao Poder Legislativo.
e) O plano plurianual é um instrumento de planejamento governamental de longo prazo, tendovigência de quatro anos.
7 -

As variadas formas de aprendizado individual, em grupo e organizacional são objetos de estudo que compõe a análise do delineamento de estratégias, uma vez que a gestão do conhecimento tácito e/ou explícito e de formas de reconhecimento e difusão dos mesmos auxilia os gestores a reconhecerem, em todos os níveis hierárquicos, informações importantes para a perpetuação da organização. A respeito das novas organizações do Terceiro Milênio, é INCORRETO afirmar: A) Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as ideias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão cognitiva do aprendizado gerencial.

a) O processo de inteligência competitiva se tornou importante porque foi adaptado à realidade empresarial e à nova ordem mundial. Foram incorporadas a tal processo técnicas utilizadas pela tecnologia da informação e de gerenciamento de redes.
b) Em gestão do conhecimento, a busca sistemática das melhores referências, em processo contínuo de comparação entre produtos, serviços e procedimentos, é conhecida como data mining.
c) Os quatro processos importantes para conversão do conhecimento são: socialização, externalização, combinação e internalização.
d) A teoria de Nonaka e Takeuchi conhecida como espiral do conhecimento trata do processo de criação do conhecimento e preconiza a existência do conhecimento tácito e explícito. Neste processo, a socialização pode ser entendida como a conversão do conhecimento tácito em novo conhecimento tácito.
8 -

A cultura de uma organização está representada pelos padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Sobre a cultura organizacional, pode-se AFIRMAR:

a) A cultura organizacional é fruto das metas financeiras, por isso, mutável.
b) A transparência e a ética na tomada de decisão não se relacionam com a cultura organizacional.
c) A cultura organizacional é classificada como pulverizada quando é flexível e aceita as mudanças como um processo natural.
d) Uma cultura organizacional fraca gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional, reduzindo a rotatividade da força de trabalho.
e) Em uma organização, coexistem múltiplas culturas. Quando os valores de determinadas unidades organizacionais são distintos dos valores dominantes na organização, ocorre uma dinâmica organizacional denominada contracultura.
9 -

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal — Decreto n.º 1.171/1994 —, assinale a alternativa INCORRETA:

a) É dever do Servidor Público resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas sem, no entanto, denunciá-las.
b) É vedado ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
c) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
d) É vedado ao servidor público pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
e) Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
10 -

Sistema Organizacional é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. (OLIVEIRA, 2002).
Sobre este assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem sistêmica atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos, em detrimento de uma atenção institucional orientada para o feedback organizacional em relação ao ambiente externo.
b) De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente.
c) Um sistema organizacional importa e recebe inputs do ambiente, como por exemplo, recursos, energia e informação, que lhe proporciona os meios necessários para seu funcionamento.
d) As entradas são processadas e transformadas em outputs que são então exportados pelo sistema para o ambiente, na forma de produtos ou serviços, energia ou informação;
e) Em um sistema, a homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através de dispositivos de retroação (feedback), que são basicamente sistemas de comunicação que reagem ativamente a uma entrada de informação.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.