ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEDUC-PI (Secretaria de Estado da Educação - Piauí) - Técnico Ambiental - SEDUC-PI (Secretaria de Estado da Educação do Piauí) - 2016

Meio Ambiente
1 -

Os estudos ambientais são documentos técnicos que subsidiam a avaliação de impactos ambientais (AIA). Entre eles, destacam-se os estudos de impacto ambiental (EIA) e os relatórios de impacto ambiental (RIMA). Nesse contexto, o RIMA caracteriza-se por

a) uma versão conclusiva do EIA, escrita em linguagem acessível.
b) um estudo alternativo ao EIA, solicitado para empreendimentos considerados de baixo potencial impactante.
c) uma analise dos potenciais impactos ambientais do empreendimento em questão, enquanto o EIA apresenta o diagnostico ambiental da área.
d) uma apresentação dos resultados do monitoramento dos impactos causados pelo empreendimento em analise, previstos anteriormente no EIA.
2 -

Considerando os fundamentos que regem a Política Nacional de Recursos Hídricos, avalie as asserções a seguir. I. A água deve ser percebida com um bem de domínio público que, em situações de escassez, deve ser usado prioritariamente para consumo humano e dessedentação de animais.
II. A gestão de recursos hídricos deve ser descentralizada e feita com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
III. A unidade territorial de gestão dos recursos hídricos deve ser sempre a bacia hidrográfica.
IV. Por ser um recurso natural limitado e fundamental para as atividades humanas, a água e dotada de valor econômico.
Está correto o que se afirma em

a) II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
3 -

O uso ordenado dos recursos ambientais é fundamental para a efetivação do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, os princípios do usuário-pagador e do poluidor-pagador preconizam a cobrança pelo uso desses recursos.
Segundo a Lei n. 9.433/1997, a cobrança pelo uso da água tem por objetivo

a) assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso a água.
b) reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor.
c) diminuir os custos de combate a poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.
d) assegurar as águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas.
4 -

A queima excessiva dos combustíveis fósseis tem causado efeitos nocivos ao meio ambiente. Na queima desses combustíveis são liberados alguns gases que, combinados com O2, formam novos gases. Entre eles são conhecidos o SO2 e CO2 que causam, respectivamente,

a) efeito estufa e chuva ácida.
b) alteração da camada de ozônio e chuva ácida.
c) alteração da camada de ozônio e efeito estufa.
d) chuva ácida e efeito estufa.
5 -

Os resíduos domiciliares eram considerados como de pequeno risco para o ambiente. Atualmente, seja pela introdução de novos produtos na vida moderna, seja pelo maior conhecimento dos impactos de determinados materiais no ambiente ou pela quantidade crescente dos mesmos, considera-se que os resíduos sólidos domiciliares representam uma ameaça à integridade do ambiente e contêm itens que podem ser classificados como perigosos. Por isso, pode-se afirmar que

a) pilhas e baterias, óleo de motor, tintas, pesticidas, solventes e produtos de limpeza são componentes comuns dos resíduos domiciliares e pequenas concentrações de tais resíduos têm efeitos potenciais deletérios à saúde humana e ao ambiente.
b) a determinação das características químicas e ambientais dos resíduos, da sua composição qualitativa e quantitativa é o ponto de partida para o projeto de um sistema adequado de gerenciamento.
c) os benefícios da reciclagem não são identificados pela população. Ao contrário do que acontece em países desenvolvidos, a coleta seletiva pode inviabilizar economicamente os custos materiais.
d) uma das políticas públicas estabelecidas pelo governo do Estado de São Paulo é até 2012 reduzir em até 30% os resíduos sólidos domésticos.
6 -

No Ecossistema Urbano, ocorrem as modificações mais significativas, ocasionando um conjunto de problemas representando um grande desafio para os gestores ambientais. As principais características do ambiente urbano são:

a) a alta densidade demográfica e a relação proporcional entre ambiente construído e ambiente natural.
b) o elevado volume de resíduos, compromete a diversidade biológica nativa.
c) o desbalanceamento dos principais ciclos biogeoquímicos, como o ciclo da água, do carbono, do nitrogênio e do fósforo, a impermeabilização do solo e a alteração de cursos d’água.
d) a questão demográfica no contexto ambiental diminui a abordagem da dinâmica do crescimento demográfico, que inclui enfoque integrado em padrões de crescimento vegetativo e ocupação irregular.
7 -

As ações antropogênicas têm afetado os ecossistemas de maneira drástica, sendo a água um dos recursos naturais que mais têm sofrido os impactos dessas ações. Conclui-se que

a) o desmatamento provoca o aumento de material particulado em suspensão ocasionando deslisamento do solo.
b) a prática da mineração autorizada pelo IBAMA tem comprovado a contaminação dos minerais devido à exploração dos mesmos.
c) os dejetos orgânicos e inorgânicos, muitos desses sem nenhum tratamento químico, são despejados diariamente nos lençóis freáticos, rios, lagos e mares. São dejetos variados, oriundos do setor industrial, energético, agrícola e doméstico.
d) quando utilizados em demasia, os fertilizantes e agrotóxicos podem contaminar o lençol freático e a água dos córregos e rios, tornando-a imprópria para o consumo humano e animal e para a proliferação das espécies aquáticas.
8 -

O processo de desmatamento vem ocorrendo por uma série de fatores relacionados aos processos produtivos antrópicos como: sistema de produção agrícola, expansão da pecuária, produção de carvão vegetal, mineração, construção de estradas, entre outros. Pode-se apresentar consequências ou impactos que estão associados: I. extinção de plantas e animais, deslocamento e extinção de povos indígenas;
II. degradação do solo, alteração no regime hídrico e perda de biodiversidade;
III. a manutenção das florestas é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas tanto naturais como antrópicos;
IV. rebaixamento de rios, quando sujeito a cheias sazonais.
Estão corretas as assertivas

a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
9 -

Grande parte da população sofre com os agravos à saúde que estão relacionados com a degradação ambiental, pois as alterações do meio ambiente interferem na saúde e na qualidade de vida das pessoas, destacando-se a poluição do ar, do solo e da água. Em decorrência disso, I. o Estado deve preparar-se para cumprir suas atribuições previstas na Constituição Federal e a sociedade deve exercer seu papel de participante e usuária, a fim de, em conjunto, desenvolver políticas públicas de prevenção;
II. à educação em saúde e ambiental caberá preparar a população para colaborar na elaboração de políticas públicas e na manutenção da saúde;
III. saúde e meio ambiente são indissociáveis, e sua manutenção saudável depende de uma constante vigilância epidemiológica e ambiental.
Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
10 -

A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivos a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:

a) ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.
b) privatização do uso do solo, do subsolo e da água, protegendo as áreas ameaçadas de degradação e recuperando as áreas degradadas.
c) fiscalização do uso dos recursos ambientais, controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, abertura de licitação para empresas privadas na exploração dos recursos ambientais renováveis.
d) proteção dos ecossistemas de interface com países fronteiriços, visando à preservação de áreas representativas da biota ecótona.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.